Esse aí é o Leonardo Otaguro (@leo_instambeiros), atleta da equipe InsTambeiros, nosso Pescador do Mês! Convidamos o Leo pra contar um pouco sobre como ele se enveredou para a Pesca Esportiva, além de muito papo sobre as brigas que mais marcaram sua vida e os maiores exemplares que ele já fisgou até hoje, veja como foi!

 

01 – Desde quando você pesca e porque começou a pescar?

Comecei a pescar a partir dos meus 4 anos de idade. Iamos para a praia com nossa família e sempre meu pai pescava na praia e eu ficava com ele. Ele me levava a noite no pier para pescarmos. Ja fomos até na chuva. Me lembro como se fosse hoje eu e ele, uma baita chuva e nós firmes pescando. 
Meu tio Mario e meu pai também adoravam ir em pesqueiros. Quase todo final de semana ele levava eu meu irmão, meus primos e meus avós para pescar com eles. 

02 – O que a pesca representa na sua vida?

Muita coisa. É um momento em que eu esqueço dos problemas. Onde problemas do dia a dia nem sequer passam pela minha cabeça.
Vou com o pessoal da minha equipe (instambeiros) e lá damos risadas, brincamos um com o outro, fazemos churrasco na beira do lago e as vezes pegamos uns peixes kkkk
Não me vejo sem meu momento de pesca. Vai chegando o final de semana parece que ativa alguma coisa em mim que não paro de pensar em pescar.

03 – Qual peixe lhe proporcionou uma batalha inesquecível?

Tambaqui de 29kg que peguei no Tio Oscar.
Estava eu e o meu amigo Regi da nossa equipe. Estavamos em um dia muito bom. Pegando muitos peixes, porém nenhum peixe de um bom porte.
Nesse dia eu precisava voltar cedo pois ia viajar com minha esposa e precisava estar em casa cedo. Porém ela me ligou e disse que ia antes com as meninas, que poderia ir mais tarde. Nessa mesma hora meu olho brilhou kkkkk
Quando deu 17h começamos a juntar as coisas e o Regi disse para mim:
– Arremessa a ultima vez pra gente ir embora.
E eu respondi:
– Se eu arremessar vo pega uma panela de 30kg (panela é o modo que nos referimos ao peixe quando ele é grande).
Dito e feito.
Esse ultimo arremesso me rendeu um belo tamba de 29kg, onde briguei com ele por cerca de 40 minutos.

04 – Você é o tipo de pescador que curte se aventurar sozinho ou prefere pescar na companhia de amigos?

O pescador nunca está sozinho né. Na beira do lago você sempre faz amizades com o vizinho do lado. Porém gosto muito de ir com o pessoal da minha equipe. Sou muito brincalhão e não deixo passar uma zueira.
O bom de pescar com a galera é que sempre um ajuda o outro, sempre um anima o outro e tira onda. Ja pesquei sozinho, mais nada como estar com os amigos.

05 – Qual lugar você mais gosta de pescar?

Ja pesquei em mar, canal e pesqueiro. Mais o que mais gosto é do pesqueiro. Nós que gostamos de pescar com antenas (isca artificial para pegar os gigantes) não existe sensação melhor. Ver a explosão no lago e o peixe levanto a antena, a boia e você fisgando o bichão não tem preço.

06 – Na sua opinião, qual o peixe mais valente de todos?

Tambaqui. Já vi amigos demorando uma hora pra tirar um peixe do lago. A briga que esse peixe proporciona e inexplicável.
Quando você acha que ele está cansado ele pega e começa a tomar linha e volta la pro meio do lago e fica parado. Ai você tenta trazer o bichão e ele nem ai. Sensação maravilhosa!

07 – Qual é a importância de usar uma roupa adequada para pesca?

A roupa certa e muito importante.
Além de proteger do forte sol que nos estamos expostos, a roupa adequada nos protege também das escamas do peixe.
No meu caso, quando pescava com camisetas que usamos no dia a dia, eu tirava foto abraçando os peixes e quando chegava em casa e ia tomar banho, aparecia na minha pele marcas de alergia.
Com a camisa da quisty, eu tiro as fotos da mesma forma e quando chego em casa minha pele está intacta. O tecido protege muito, fora o conforto que proporciona para a pescaria.
 

08 – Quais são os seus conselhos para quem está começando na pesca esportiva?

Sempre que puder vá pescar. Não importa aonde (rio, mar, pesqueiros ,etc). Seja um pescador consciente, respeite sempre o peixe. Manuseie o peixe corretamente, não deixe o peixe muito tempo fora da água e respeite sempre os outros pescadores. A pesca é uma diversão, um lazer para se fazer amigos e não um lugar para se criar inimizades.
Somos pescadores esportivos e não queremos ver nenhum peixe morto.

Confira o perfil do Léo no Instagram: @leo_instambeiros (http://instagram.com/leo_instambeiros)