Cada peixe precisa de cuidados especiais para ser fisgado. Equipamentos certos, local ideal e outras condições são fundamentais para que o pescador tenha a alegria de capturá-lo. Para quem está apostando na pescaria de corvina, isso não seria diferente, pois é preciso saber qual a melhor maneira de conseguir esse peixe.

Um dos atrativos da corvina é que ela garante bons embates. Se você está tentando capturar esse peixe, confira sete dicas que facilitarão essa missão!

1. Conheça a espécie

Antes de saber como pescar corvina, é de extrema importância que o pescador saiba sobre seus hábitos e características. Isso facilita muito na escolha dos equipamentos e das técnicas que você utilizará.

Trata-se de um grupo de peixes que pode habitar água salgada, doce e salobra – um intermediário entre as duas primeiras. Há várias subespécies, porém, a que conhecemos popularmente como corvina é a Micropogonias furnieri, que pode chegar a medir 80 centímetros e pesar 6 quilos.

O animal é reconhecido pela sua cabeça protuberante em relação ao corpo, que é prateado e alongado. É um bicho que possui escamas grossas e que tem a barriga esbranquiçada e o dorso levemente roxo. O peixe costuma ficar próximo ao fundo, onde corre na areia em busca de alimento.

pescaria de corvina
A corvina pode ser encontrada em água doce, salgada ou salobra, e costuma habitar águas mais profundas.

Além disso, é uma espécie muito briguenta e que não desiste fácil. Portanto, se você pretende partir para a pescaria de corvina, do mar ou do rio, esteja preparado para ficar minutos brigando com o peixe.

2. Escolha a melhor época para pescar corvina

A corvina é um peixe que gosta de ambientes mais tranquilos e com pouca correnteza. Lugares calmos e silenciosos são o habitat natural desse animal, que pode ser encontrado em quase todo o país. Represas e barragens de grandes rios são locais que atendem aos requisitos que o peixe gosta para viver.

Se começar a ventar e o peixe parar de morder a isca, não se desespere, pois isso é perfeitamente normal. Essa movimentação afeta diretamente na pressão da água, e deixa o peixe menos ativo.

Essa é uma espécie que pode ser pescada o ano inteiro, mas existe uma época em que a caça fica ainda melhor. É no inverno que a pescaria da corvina pode ser ainda mais produtiva e, por isso, há pescadores que aguardam essa estação do ano para ir atrás do peixe.

3. Tome cuidado ao manusear

Se você pretende praticar a pesca esportiva de maneira humanizada e sustentável, sem machucar os bichinhos, preste atenção na forma como você manuseia a corvina. 

Isso porque o peixe possui uma estrutura interna chamada “bexiga natatória”, que pode inflar para o lado exterior do peixe quando ele é pescado, especialmente se habita lugares mais profundos. Às vezes, isso faz com que alguns de seus órgãos sejam empurrados para fora.

A solução é muito simples: tenha sempre às mãos uma agulha ou objeto perfurante e faça um pequeno furo na bexiga natatória. Isso deve ser feito rapidamente, durante a retirada do anzol.

Em seguida, solte o peixe com calma, segurando por alguns segundos dentro da água. Nunca devolva-o com a bexiga inflada, ou ele não conseguirá voltar ao fundo, morrendo em questão de minutos.

4. Prepare a isca para corvina 

A isca deve ser selecionada com muito cuidado, já que é isso que atrairá o peixe para ser fisgado. Dependendo da região do país, é possível encontrar diferentes tipos, mas as naturais sempre funcionam na captura da corvina. 

Entre as opções que podem ser usadas estão a sardinha, piaba e lambari. As iscas vivas são mais interessantes, pois são presas habituais da corvina, então, basta prendê-la pela parte dorsal no anzol e esperar o peixe abocanhá-la.

Se a pescaria for embarcada em alto-mar, as iscas artificiais também entregam ótimos resultados. Porém, é preciso conhecê-las para utilizar a que seja específica para o que você quer.

5. Utilize o equipamento certo

Ter as ferramentas certas faz toda a diferença para capturar a corvina. Utilize uma vara resistente de tamanho médio, entre 5,3 e 6 pés. Já as linhas devem ter de 10 a 15 libras, o que vai variar dependendo do tipo de isca selecionada. A linha também pode ser tanto a de monofilamento quanto a de multifilamento.

O uso de um líder de fluorcarbono de cerca de 50 centímetros, amarrado à linha, pode impedir que ela se rompa, já que a corvina é um peixe forte e que possui dentes pontiagudos. 

pescaria de corvina
Para brigar com a corvina, utilize uma vara resistente e linha de 10 a 15 libras.

Um molinete ou carretilha pequena de perfil baixo funciona bem nessa pesca, assim como anzóis que variam entre os tamanhos 10 e 14. Nesse caso, os modelos Hansure e Maruseigo são os mais usados. Por se tratar de uma pesca em profundidade (de 7 a 10 metros) o equipamento deve ser específico e trabalhado para pesca desse peixe.

6. Monte um sistema simples

Como já falamos, a corvina costuma se localizar nas profundezas, porém não reage tão bem a iscas artificiais, dificultando a pesca de fundo. Portanto, para trabalhar o anzol, prepare um sistema simples.

Para montar um chicote para corvina, prenda o anzol na ponta do líder, e na outra extremidade, prenda uma chumbada com um stopper ou nó de correr. Assim, na hora do arremesso, você sentirá o peso tocando o fundo, e a isca ficará levemente suspensa, atraindo a atenção do bruto.

7. Deixe a fricção solta

Se você já conversou com alguém que gosta da pescaria de corvina, deve ter ouvido histórias de pescadores que perderam a vara, ou deixaram a linha se romper. O peixe é realmente muito forte e, sem a técnica correta, será difícil capturá-lo.

Uma dica importante é deixar a fricção do molinete ou carretilha solta, permitindo que o animal corra com a linha. Assim, você poderá cansá-lo e, aos poucos, ele perderá a força, cedendo à sua pescaria.

O que leva muitos pescadores a sempre estarem pescando corvina é a intensa briga entre homem e animal: ele não se entrega facilmente e torna a pescaria muito mais emocionante, sendo um dos diferenciais em fisgar esse belo peixe. Por isso, se você se sentiu atraído por essa aventura, não deixe de seguir as nossas dicas.

Ao sair para a pescaria, não se esqueça de se vestir corretamente! As roupas adequadas podem impedir queimaduras de Sol e facilitar no controle da temperatura corporal, evitando problemas de saúde.

Na Quisty, você encontra modelos de camisas, máscaras, chapéus e bonés para uma pescaria segura. Clique no banner abaixo para conferir!

pescaria de corvina