Muitos homens e mulheres, enquanto estão pescando pacu em rios ou em pesqueiros, percebem que não sabem como fazer isso corretamente e atrair o peixe. Isso é normal e acontece especialmente com quem é iniciante na prática da pesca esportiva, mas nada que umas dicas não ajudem!

O pacu costuma ter cerca de 8 quilogramas, mas pode chegar a pesar até 30 kg. Ele é típico dos rios da Amazônia, mas está muito presente nos pesqueiros e locais para a pesca esportiva. Cada peixe apresenta características diferentes, como alimentação e hábitos. Com base nelas, existem algumas técnicas para a captura

Quer saber mais sobre as características do pacu e entender o que fazer para pescá-lo? Continue acompanhando o post para conferir as 4 dicas que preparamos para você!

1. Escolha um bom local para pescar o pacu

Esse peixe tem o costume de ficar em locais de águas mais rasas e quase sempre próximos da superfície. Na pesca em rios, você geralmente encontra os pacus próximos à margem, pois estão sempre esperando que algum fruto caia de uma árvore para que eles possam comê-lo.

Já em pesqueiros, os hábitos podem ser um pouco diferentes. Nesse caso, é possível apostar na pesca em locais mais fundos ou de meia água. Assim, você terá sucesso na captura.

2. Invista nas iscas certas para esse tipo de peixe

Para quem nunca tentou pescar um pacu, é preciso entender os tipos de iscas certas para atrair esse peixe até você. Essa é uma espécie onívora, ou seja, que aprecia diversos alimentos. Ele come praticamente de tudo: plantas, grãos e pequenos crustáceos. 

Por isso, você pode optar por usar o que estiver à sua disposição no momento da pesca. Invista em iscas naturais, como caranguejos, massinhas, minhocuçu em pedaços, fígados de boi, frutas cortadas, embutidos, minhocas comuns, entre outras. Já no caso das opções artificiais, vale apostar em fly fishing, sticks e spinners.

O ideal é que as iscas sejam protegidas na hora da atividade. Elas devem cobrir bem o anzol e precisam ser manuseadas corretamente para evitar o desperdício. Ademais, vale tomar cuidado com comidas muito diferentes, uma vez que o pacu pode estranhá-las e não se sentir atraído.

3. Aposte em bons equipamentos de pesca

Para conseguir pescar esse peixe, o ideal é saber quais materiais escolher. Utilize vara de tamanho cinco ou seis, já a linha pode ter de 0,20 a 0,30 milímetros. Esses cuidados variam de acordo com o local, visto que pacus criados costumam ser menores.

Escolha também anzóis 2/0 ou de dimensões maiores. O uso de molinetes e carretilhas fica a seu critério. Outra sugestão é sempre ter empates de aço de 10 centímetros para evitar que esse peixe corte a linha. 

4. Conheça os costumes desse peixe

A boa notícia para quem deseja pescar o pacu é que ele é encontrado em todas as épocas do ano. No entanto, é interessante conhecer os hábitos alimentares desse peixe. Ele tem o costume de beliscar a isca antes de comê-la. Isso pode ajudar na captura, desde que você permaneça sempre atento e ande com a linha assim que ela for puxada. 

Agora, quando você estiver pescando pacu em seus momentos de lazer, saberá exatamente o que fazer para ter uma boa briga e capturar um peixe dos grandes! Só não se esqueça de se preparar bem para esse momento, utilizando bons equipamentos e roupas adequadas para a prática da pesca esportiva!

Gostou de conhecer nossas dicas para pescar pacu? Não deixe de compartilhar o post com seus amigos nas redes sociais para que eles também possam ter mais facilidade na hora da pescaria!

Banner-Blog-Dourado-do-Rio