Seja nos pesqueiros ou rios, a pesca de pacu é um desafio para todos os pescadores. O peixe é um verdadeiro bruto e não se rende com facilidade, dando trabalho a quem não conhece as técnicas corretas.

Quer saber mais sobre as características do pacu e entender o que fazer para pescá-lo? Continue acompanhando o post para conferir as oito dicas que preparamos para você!

1. Conheça o pacu

Antes de partir para a prática, que tal conhecer um pouco mais o pacu? Esse peixe é tipicamente brasileiro, originário da região do Pantanal matogrossense, porém também habita os rios da Amazônia e a Bacia da Prata.

Costuma pesar cerca de 8 quilos e medir por volta dos 50 centímetros, mas os maiores exemplares podem chegar até 30 quilos e 70 centímetros, tornando sua captura ainda mais difícil.

Com relação à alimentação, o pacu é conhecido por ser onívoro, comendo principalmente frutinhas e plantas que ficam na beira dos rios e lagoas. Em algumas épocas e dependendo da oferta, também abocanham alguns crustáceos e pequenos peixes.

pesca de pacu
O pacu tem dentes parecidos com os dos seres humanos e se alimenta principalmente de frutinhas e plantas.

Outra característica marcante é a sua dentição. Parentes das piranhas, os pacus têm uma arcada dentária bem parecida com a dos seres humanos, com formato de molar e extremidades retas.

2. Escolha o local certo

Como já falamos, esse peixe tem o costume de ficar em locais de águas mais rasas e quase sempre próximos da superfície. Na pesca em rios, você geralmente encontra os pacus próximos à margem, pois estão sempre esperando que algum fruto caia de uma árvore para que eles possam comê-lo.

Já em pesqueiros, os hábitos podem ser um pouco diferentes. Nesse caso, é possível apostar na pesca em locais mais fundos ou de meia água. Assim, você terá sucesso na captura.

Seja na natureza ou nos pesqueiros, a dica para a pesca de pacu é sempre procurar pelo peixe logo antes do amanhecer ou logo antes do entardecer. Ele costuma estar mais ativo e propenso a atacar a isca.

3. Utilize o equipamento adequado

Para a pesca de pacu, o ideal é saber quais materiais escolher. Utilize vara de tamanho cinco ou seis, já a linha pode ter de 0,20 a 0,30 milímetros. Esses cuidados variam de acordo com o local, visto que pacus criados costumam ser menores.

Escolha também anzóis 2/0 ou de dimensões maiores. O uso de molinetes e carretilhas fica a seu critério. Outra sugestão é sempre ter empates de aço de 10 centímetros para evitar que esse peixe corte a linha.

4. Selecione as iscas certas

Como já falamos, um dos alimentos favoritos dessa espécie são as frutinhas que ficam na margem dos rios. Por isso, sempre prefira iscas naturais para simular tanto seu sabor/odor forte quanto formato circular.

A forma mais básica de fazer isso é com água e farinha: misture uma xícara de farinha e meio copo de água e vá mexendo até que forme uma liga e pare de desgrudar das mãos. Enrole bolinhas pequenas e prenda no anzol. Essa é uma técnica muito utilizada em águas mais limpas, pois o peixe ataca a isca achando que se trata de uma frutinha.

Outra forma de fazer sua própria isca para pacu é usar o que estiver à sua disposição no momento da pesca. Invista em iscas naturais, como caranguejos, massinhas, minhocuçu em pedaços, fígados de boi, frutas cortadas, embutidos, minhocas comuns, entre outras. 

O ideal é que as iscas sejam protegidas na hora da atividade. Elas devem cobrir bem o anzol e precisam ser manuseadas corretamente para evitar o desperdício. Ademais, vale tomar cuidado com comidas muito diferentes, uma vez que o pacu pode estranhá-las e ficar manhoso.

Se você não abre mão de pescar com iscas artificiais, vale apostar em sticks e spinners. Busque trabalhar bem com a carretilha ou molinete, ou o peixe ficará desconfiado.

5. Pesque com cevadeira

Quer melhorar seus resultados? Uma dica é investir na pesca com cevadeira (também conhecida como “boinha-boião” e “foguete”), um tipo de boia que solta a ceva conforme você vai lançando a isca.

Você vai precisar de uma vara mais longa e de um líder de fluorcarbono com tamanho entre dois e quatro metros. Assista ao vídeo abaixo do canal River Fish BR e aprenda a montar sua cevadeira!

6. Esteja preparado para a fisgada

Para quem não tem experiência com a pesca de pacu, vale o aviso: ele não desiste fácil da briga. Logo que morde a isca, o peixe sai em disparada para se abrigar próximo da margem, e você terá que estar atento, ou pode até perder a vara. 

Depois do primeiro impulso, a dica é deixar o animal correr um pouco com a linha para que se canse. Em seguida, comece a puxá-lo para perto – aos poucos, ele deve se entregar com mais facilidade.

7. Tome cuidado ao manusear o peixe

Como já falamos ao apresentar o peixe, ele possui dentes na região da boca. Por isso, na hora de manuseá-lo, tome o máximo de cuidado, ou pode acabar saindo com um ferimento no dedo.

pesca de pacu

Outro cuidado importante que você deve tomar é na hora de tirar foto com o pacu. Esses peixes são muito fortes e sua cabeça tem ossos bem maciços, portanto evite deixá-los próximos do seu rosto.

A melhor forma de tirar foto com o pacu é segurando com as duas mãos na horizontal, assim, ele fica mais calmo e longe do rosto do pescador. Ao abraçá-lo, as chances de levar uma cabeçada são grandes.

8. Vista-se para a briga

Agora que você já montou sua estratégia para a pesca de pacu, é essencial que escolha roupas próprias para a pescaria. Dessa forma, você pode se proteger contra os raios solares e mudanças de temperatura, deixando sua pesca mais segura.

Na Quisty, você encontra camisas de pesca feitas de tecido dry fit, uma malha leve, confortável e com um alto fator de proteção contra os raios ultravioleta. Além disso, você também pode se equipar com máscaras, bonés e chapéus.

Todos os modelos possuem estampas exclusivas. Para conferir, clique no banner abaixo!

pesca de pacu