A pescaria de dourado é uma das mais cobiçadas! Essa espécie de peixe de água doce é muito conhecida no Brasil. O seu nome vem dos tons amarelados que predominam em quase todo o corpo. Já as listras pretas nas laterais e no meio da cauda são responsáveis pelo apelido de “tigre dos rios”.

No Brasil, dependendo da região, essa espécie também é conhecida como doirado, piraju e pirajuba. Os dois últimos vêm da cultura indígena tupi e significam “peixe amarelo”.

Esse peixe é considerado “bom de briga”, e, por isso, a pescaria de dourado é um desafio interessante. Confira algumas dicas para auxiliá-lo a fisgar o rei dos rios nos locais e nas épocas permitidas pela lei:

1.Melhores iscas para pescaria de dourado

O dourado pode ser pescado com a ajuda das iscas naturais, que são os peixes menores, como tuvira, lambari, curimbatás, piau e enguia. A pescaria de dourado também pode ser feita com iscas artificiais, que são mais leves e possibilitam o uso de uma vara um pouco menor.

Outra dica é que a linha da vara de pescar que leva a isca não pode estar totalmente esticada e deve ficar sempre bamba, fazendo uma curva.

2.Onde e quando encontrá-lo

A pescaria de dourado pode ser feita nas regiões brasileiras Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Ele está presente na Bacia do Paraguai, no Pantanal, na Bacia do Prata e na Bacia do São Francisco. 

O melhor momento do dia para fisgar o rei dos rios é o início da manhã e o finalzinho da tarde. Ele costuma estar entre o raso e o fundo, nas entradas e saídas das corredeiras, por causa da rapidez e nos paredões de rios.

3.Lutando com o dourado

É depois de fisgar o dourado que o desafio começa! Ele é um dos peixes que luta bravamente com o pescador e não há dúvidas do momento em que ele mordeu a isca, por causa da intensidade do “puxão”.

Para fisgar o dourado, você precisa usar mais força física para trazê-lo mais perto e deve utilizar acessórios mais resistentes.

Se você adora uma pescaria de dourado, lembre-se sempre de se proteger! Na Quisty você encontra camisetas com o tecido Dry Fit, que ajuda no conforto, na flexibilidade e não retém o suor do corpo. Além disso, as camisetas podem ser personalizadas com o seu nome! Quer fisgar uma camiseta do Rei do Rio? Clica aqui!