Certamente um dos peixes mais abundantes pelas águas doces do Brasil afora é o lambari. Geralmente de pequeno porte, os maiores entre eles não ultrapassam um palmo de comprimento. 

Os mais experientes dizem que a pescaria de lambari não é difícil, desde que se domine algumas técnicas, dicas e macetes. As principais características do pescador que deseja capturar o peixe, são sua agilidade e rapidez, pois dessa forma também se destacam os chamados pequenos valentes.

Vamos seguir um pequeno manual para capturar os lambaris? Veja como fazer!

Conheça o lambari

As características de cada peixe podem nos dizer muito sobre como pescá-los. Os lambaris, por exemplo, são um conjunto de várias espécies que podem ser encontradas em boa parte dos rios, lagoas, córregos e represas brasileiras.

A diferenciação entre as espécies costuma ser feita pela cor do rabo: vermelhos, amarelos ou pretos são os mais comuns, mas também é possível encontrar alguns rosados ou alaranjados.

São conhecidos por seu tamanho, entre 10 e 20 centímetros. Além disso, têm uma alimentação muito variada, comendo plantas, frutos, sementes, insetos e até detritos encontrados nos lagos.

pescaria de lambari
Os lambaris têm até 20 centímetros e podem variar de acordo com a coloração.

Para quem procura por espécies brutas e esportivas, o lambari não é o peixe ideal. Entretanto, você pode pescá-lo para utilizar como isca para outras espécies maiores, ou até usar esse tipo de pescaria para iniciar seus filhos.

Além de seu nome mais popular, eles também podem ser chamados de guaçu, machadinha, matupiri, piaba e tambiú.

Escolha o melhor equipamento

A pesca de lambari é delicada graças ao seu tamanho. Se você utilizar equipamentos muito robustos, o peixe pode ficar desconfiado, ou o anzol pode acabar rasgando sua boca, por conta da força.

Utilize varas mais leves, como as telescópicas até 30 libras. O ideal é que o tamanho seja entre 3,60 e 4,60 metros, portanto, faça testes no local em que está pescando. O bambu também é uma boa opção!

As linhas, incolores, devem ser mescladas. Uma parte mais grossa até o cabo da vara (com 50 cm além dele) e outra mais fina depois do girador, variando de 10 a 20 mm.

As boias devem ser do menor tamanho possível: recomendamos do número 16 ao 10. O anzol para lambari também pode ser o menor que você tiver na sua coleção, e opte por aquele sem fisga.

Saiba a melhor estação para a pescaria

A estação da sua pescaria pode influenciar na escolha do equipamento. Assim como outras espécies, os peixes como lambari ficam mais agitados durante o verão e menos ativos no inverno.

Por isso, muitos pescadores preferem utilizar varas menores durante o verão, de até três metros. Os peixinhos estarão se movimentando muito próximos à margem, e ao utilizar um equipamento muito longo, você pode acabar não alcançando.

Já no inverno, prefira varas de até seis metros para buscar os lambaris que estão se movimentando menos e localizados longe da margem.

Utilize as melhores iscas para pesca de lambari

Para ter sucesso na tarefa de atrair e fisgar lambaris é unanimidade que as iscas vivas são a melhor opção. As demais naturais também funcionam, ainda que às vezes seja necessário dar pequenos toques na linha para chamar a atenção do peixe.

Pode-se utilizar minhocas, bichinho do pão (tenébrio), massinhas prontas, formigas ou seus ovos, larvas de mosca, bichinho da laranja, macarrão espaguete moído e cozido, milho verde e larvas

pescaria de lambari
As iscas naturais, como a minhoca, podem ser excelentes para a pescaria de lambari.

Outra ótima opção é o sagu, pois tem um tamanho e consistência que imita ovas de peixes. A coloração também pode influenciar: em águas claras e limpas, o amarelo é o ideal, já em águas turvas por conta de chuvas, o vermelho se sairá melhor.

Se você prefere utilizar, escolha as do tipo capetinha. Seguindo a mesma lógica do sagu, também é possível utilizar miçangas de diversas cores para imitar as ovas e fisgar o bocudo.

Utilize a técnica certa para a pescaria de lambari

Agora que já aprendemos sobre os melhores equipamento e iscas, que tal partimos para a prática? A verdade é que a pesca de lambari não tem muitos segredos, mas exige calma e atenção.

Comece procurando um lugar calmo. A profundidade que esses peixes se encontram depende muito das estações do ano: no inverno, os lambaris ficam mais para o fundo, enquanto em dias quentes, mais no raso.

Em seguida, atire o anzol iscado na água e espere. Como as varas são muito leves, procure se mexer o mínimo possível, ou pode acabar assustando o peixinho. Fique atento à fisgada, pois ela é muito sutil. 

Uma dica é fazer uma armadilha para lambari: nunca deixar a linha se estender inteira, ou o peixe pode fugir. Quando ela começar a dar uma leve esticada, puxe a vara para fisgá-lo.

Faça uma boa ceva

Antes de iniciar a pescaria, cevar a água deve atrair o lambari para perto da isca. Você pode utilizar uma grande variedade de cevas, como quirera grossa de milho, macarrão e ração.

Na hora de atrair o lambari, você pode tanto jogar pequenas quantidades na água a cada 10 ou 15 minutos, ou colocar a ceva em um recipiente com furos dentro da água para que atraia o peixe pelo cheiro.

Confira outra opção de ceva no vídeo abaixo, preparada pelo canal João Paulo – JP.

Vista-se corretamente

Não importa o tamanho dos peixes que você está pescando, é essencial que utilize a vestimenta correta. Ao utilizar camisas de pesca com proteção UV, por exemplo, você se protege da radiação solar, que pode causar uma série de problemas de saúde, desde queimaduras a insolação, náuseas e até câncer de pele.

Além disso, os tecidos dry fit podem auxiliar no controle da temperatura corporal, evitando que o corpo perca calor. Além disso, são confortáveis e flexíveis, e facilitam os movimentos na hora de fisgar um bruto.

Na Quisty, você encontra vestimentas para se proteger durante a sua pescaria. Clique no banner abaixo e confira!

pescaria de lambari