Quando o assunto é pescaria, um ponto é unânime: ninguém larga um dia de diversão para fugir dos efeitos nocivos do sol. Entretanto, para que a pesca vá até o final apenas com peixes e boas histórias, é preciso se preocupar com detalhes que vão além do equipamento habitual.

Se ficar à sombra durante a pesca é praticamente impossível, outros fatores nunca devem ser esquecidos. E não é frescura se preocupar com a saúde da pele! Passar protetor a cada duas horas e usar uma máscara de proteção solar são fatores essenciais para evitar danos a curto, médio e longo prazos.

E você, conhece essa máscara? Se não, a gente te explica as vantagens do uso. Continue a leitura e saiba porque você não pode abrir mão de uma!

Quais são os benefícios da máscara de proteção solar?

A máscara de proteção solar é um acessório versátil, que pode ser utilizado tanto durante a pescaria quanto em outros esportes ao sol, como ciclismo, esqui e caiaque.

Feita de material com alta tecnologia, ela:

  • oferece proteção solar UV fator 50;
  • ajuda na evaporação do suor, mantendo o corpo seco e fresco;
  • protege contra o sol, o vento, o frio e os inseto;
  • reduz o risco de acidentes com anzóis e garateias, já que proporciona uma visibilidade maior em situação de luz fraca.

No rosto, a máscara pode ser adaptada de várias formas, de acordo com a sua vontade.

Além da máscara, o que é preciso para se proteger?

Protetor solar

Quando se fala em sol, o protetor solar é indispensável. Aplique-o 30 minutos antes da exposição solar e reaplique pelo menos a cada duas horas. Isso é uma regra, portanto, não tenha preguiça! Para atividades esportivas, como a pesca, o fator de proteção deve ser igual ou superior a 30.

Roupas adequadas

Use camisetas com manga longa, que protegem os braços como um todo. As camisas próprias para pescaria têm materiais resistentes, que bloqueiam os raios solares. E vale lembrar que elas não esquentam, como muita gente pensa!

Acessórios

Independentemente de você ser careca ou cabeludo, o boné deve fazer parte do seu kit-pescaria. Ele vai impedir que você, literalmente, queime a cabeça! Enquanto isso, os óculos escuros: vão proteger sua visão contra os raios solares e reflexos da água.

Protetor labial

Isso não é bobeira! O sol pode causar queimaduras nos lábios, área extremamente sensível do rosto. Por isso, abuse do protetor labial e previna-se.

A exposição solar em excesso faz tanto mal assim?

Na medida certa, o sol traz diversos benefícios para o corpo humano. De 15 a 30 minutos por dia, antes da 10h e após as 16h, é o suficiente para estimular a produção de vitamina D e aumentar a produção de endorfina pelo cérebro. Assim, os raios solares previnem a depressão e contribuem para a regulação do sistema imunológico.

Mas se expor de forma excessiva e frequente ao sol, sem se preocupar com a proteção, pode trazer problemas sérios e afetar a sua qualidade de vida.

Os efeitos podem ser temporários, como ardência, insolação e queimaduras, até permanentes, como o envelhecimento precoce e o câncer. Não dá para arriscar perder momentos de diversão por causa das consequências da falta de cuidado com a pele, não é mesmo?

Agora que você já sabe como se proteger, prepare a sua mala para a próxima pescaria! Clique aqui e confira nossos modelos incríveis de máscara de proteção solar para te acompanhar nas suas aventuras.