Quais são os 20 melhores rios para pesca no Brasil?

rios para praticar a pesca esportiva

O Brasil é o país com maior disponibilidade de água doce no mundo. As bacias hidrográficas espalhadas pelo país fazem dele a maior reserva de água doce do planeta (14% no total). Para os pescadores, o país é um paraíso pela enorme diversidade de rios para pesca.

Embora existam várias opções, algumas são as preferidas entre os pescadores e sempre são procuradas nos melhores períodos. Separamos aqui os 20 melhores rios para pesca esportiva. Confira!

1. Rio Paraguai

O pantanal é o destino favorito de muitos pescadores e este rio é considerado o principal dessa região. O rio Paraguai nasce no Mato Grosso e segue até o Mato Grosso do Sul, desaguando no rio Paraná. O ponto que mais atrai pescadores está na cidade de Corumbá (MS), conhecida como “capital do pantanal”.

A pescaria no rio Paraguai é permitida apenas entre os meses de março e outubro, sendo mais indicada em junho e julho, quando ele está mais baixo e a pesca de jaús, pintados e surubins torna-se mais fácil. Nos meses seguintes, em que o rio está ainda mais baixo, os tipos que mais aparecem são os pacus.

2. Rio Madeira

Sendo o décimo sétimo rio com maior extensão do mundo, o Madeira é um dos principais locais para pescar no país. Localizado no Amazonas, existem dezenas de espécies que variam de acordo com tamanho e desafio para pesca.

Para citar algumas, nós podemos mencionar a presença do pirarucu, da jatuarana, do tambaqui, da piranha, do pacu e do tucunaré, que é muito cobiçado por pescadores ao redor do mundo.

O tamanho das espécies também faz com que o local seja propício para pescadores iniciantes e, no geral, o rio Madeira é considerado um verdadeiro paraíso da pesca esportiva mundial. 

Afinal de contas, sazonalmente, turistas costumam participar da temporada de pesca (em especial do tucunaré).

rios para praticar a pesca esportiva
Considerado um paraíso da pesca esportiva, o rio Madeira atrai muitos turistas, especialmente durante a temporada. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil.

3. Rio Araguaia

Destino de muitos pescadores, o rio Araguaia é conhecido pela variedade de peixes para todo tipo de pesca e pelas paisagens naturais. É comparado ao pantanal mato-grossense pelo volume de peixes e pela quantidade de espécies que podem ser encontradas.

Ao longo do rio, que passa pelos estados de Goiás, Tocantins e Pará, a maioria das cidades ribeirinhas é preparada para receber os pescadores, o que aumenta a quantidade de pontos destinados a pescaria.

A atividade no rio Araguaia é produtiva tanto com o uso de iscas naturais quanto com o uso de iscas artificiais, principalmente entre os meses de abril e junho, quando ele está mais baixo. Dentre as diversas espécies, as mais encontradas são os dourados, pirararas, filhotes, cachorras, matrinxãs, tucunarés e muitos outros.

4. Rio Negro

O rio Negro é outro da nossa lista que está localizado no estado do Amazonas. Assim como seu semelhante, o rio Madeira, centenas de pessoas viajam anualmente para a localidade para aproveitar a variedade de espécies que somente essa região é capaz de fornecer.

Um dos destaques desse rio é a presença do tucunaré, que, como mencionamos, é uma das espécies mais cobiçadas do mundo. É possível encontrar peixes grandes e com muita força, o que garante a emoção e adrenalina que os pescadores mais exigentes estão em busca.

Entretanto, também é possível pescar espécies menores e aproveitar toda a paisagem e biodiversidade que somente o Amazonas é capaz de fornecer.

rios para praticar a pesca esportiva
As margens do rio Negro vistas de Manaus. Foto: Jardelsliumba/Wikicommons

5. Rio Guaporé

Um dos rios mais procurados por pescadores de todo o Brasil, o rio Guaporé pertence à bacia do Amazonas. Com nascente no Mato Grosso, banha também o estado de Rondônia e a Bolívia, até desaguar no rio Mamoré.

Como está localizado entre as bacias do rio Amazonas e rio da Prata, o Guaporé apresenta um ecossistema muito rico, com uma enorme diversidade de peixes, tanto de escama quanto de couro. Durante o seu período de seca (entre março e outubro), é possível encontrar facilmente tucunarés, pirararas, palmitos, capararis, cachorras e muitos outros.

6. Rio Trombetas

Localizado no estado do Pará, o rio Trombetas é tido como um dos maiores destinos da pesca esportiva do país. Lá, os trairões são a espécie em mais evidência, o que ajuda a demonstrar um pouco do caráter da pescaria local.

Peixes grandes e que garantem um bom combate dentro d’água são comuns. Inclusive, muitos pescadores falam com carinho a respeito desse rio, informando que ele é um dos melhores de todo o Brasil para quem busca peixes de qualidade. Além dos trairões, os robalos também podem ser encontrados na região.

Contudo, devemos mencionar que nem todos os locais de sua extensão são de fácil acesso. A busca por guias e por outros profissionais para auxiliarem na expedição é muito bem-vinda.

rios para praticar a pesca esportiva
O rio Trombetas é o local ideal para a pesca de trairões. Foto: Carolina Teixeira de Melo Franco/Wikicommons.

7. Rio Roosevelt

Descoberto em expedição no início do século XX, que contou com a presença do presidente americano Theodore Roosevelt, esse rio para pesca pertence à bacia do Aripuanã. O rio Roosevelt nasce em Rondônia, atravessa o Mato Grosso e sobe para o Amazonas, onde deságua no Aripuanã.

O Roosevelt é conhecido por ter peixes esportivos mais agressivos. Portanto, é importante preparar-se com equipamentos reforçados.

Como esse rio tem uma cachoeira, a pesca pode ser realizada na parte de cima ou de baixo. Entre os peixes mais procurados estão as jatuaranas (mais raras) e os gigantes piraíbas, mas também é possível pegar tucunarés, matrinxãs e bicudas, além dos peixes corvinas, cachorras e pirararas.

8. Rio Grande

Localizado a 444 quilômetros de São Paulo, o rio Grande rapidamente se tornou famoso entre os pescadores da região. A razão para a fama é a predominância de duas espécies de tucunaré em plena região sudeste, o que não costuma ser o padrão para quem busca esse animal.

Tendo em grande quantidade os tucunarés amarelos e azuis, é possível se deparar com verdadeiros “monstros” da água, que podem facilmente alcançar os 5 quilos de peso corporal.

Como é de se imaginar, a pescaria no rio Grande exige muito do indivíduo e a contratação de um guia para ajudar no posicionamento dentro d’água é essencial, principalmente para quem tem maior interesse nos tucunarés azuis.

9. Rio São Francisco

Um dos principais rios do Brasil, o São Francisco banha mais de 500 cidades nas regiões sudeste e nordeste. É famoso por sua diversidade de peixes das diferentes regiões.

Ao longo do rio, existem inúmeros pontos de pesca. Alguns dos mais famosos localizam-se nas cidades de Três Marias e Pirapora (MG), onde é possível encontrar dourados, matrinxãs, piaus e muitos outros, das mais diversas profundidades da água.

Existem mais de 152 outras espécies que podem ser encontradas ao longo do rio e em muitas outras cidades. Porém, é importante planejar a pesca neste rio entre os meses de março e outubro, quando ele está mais baixo.

rios para praticar a pesca esportiva
No rio São Francisco encontra-se uma grande variedade de peixes. Foto: Marinelson/Wikicommons

10. Rio Paraibuna

O rio Paraibuna também está localizado na região sudeste do país. Presente no estado de São Paulo, o local chama atenção com sua paisagem verde, que ostenta Mata Atlântica virgem.

Tendo como destaque a piabanha — que inclusive foi símbolo do rio nos anos 50 —, essas águas apresentam uma boa variedade de espécies. O dourado e o tucunaré são outros destaques presentes que despertam o interesse de pescadores de todo Brasil.

O local é excepcionalmente agradável e é destino certo dos pescadores que procuram relaxar e aproveitar o contato com a natureza.

11. Rio Juma

Para quem procura espécies como tucunaré, aruanã, pirarucu, piranha preta e traíra, o rio Juma é um prato cheio. Localizado a sudeste de Manaus, no Amazonas, trata-se de um afluente do rio Madeira.

Suas águas são bastante lentas, já que está localizado em uma região plana. Seu período ideal para pesca é entre o início de setembro e o fim de novembro, período de seca na região, quando o rio não está tão cheio.

12. Rio Tapajós

Embora boa parte do rio Tapajós se encontre no estado do Pará, ele nasce no Mato Grosso, e ocupa um comprimento de 1.700 quilômetros. Seu nome é uma homenagem à tribo indígena que habita suas margens.

Lá é possível encontrar espécies não tão comuns no restante do Brasil, como o jaraqui e o filhote, peixes bastante esportivos e desafiadores. Entre os exemplares mais comuns estão tucunaré, pirapitinga e pirarara.

É o local perfeito para pescadores versáteis, pois a região permite o uso de iscas naturais e artificiais, fly, jig, com arremesso e verticais.

13. Represa de Furnas

Conhecida como “o mar de Minas Gerais”, a represa fica localizada entre as regiões Sul e Sudeste do estado e foi construída em decorrência da Usina Hidrelétrica de Furnas. Para se ter uma ideia, seu volume útil é de mais de 17 bilhões de metros cúbicos.

A pesca na represa de Furnas é muito popular entre março e outubro, quando recebe uma grande quantidade de turistas. Dica: prefira visitar a região no começo da temporada, quando ainda não há tantos pescadores para competir.

Os peixes mais famosos na região são tucunaré, trairão, corvina e pintado, porém, também se encontram tilápias e piaus (é recomendado utilizar uma boa ceva para fisgá-los).

rios para praticar a pesca esportiva
Conhecida como “mar de Minas Gerais”, a represa de Furnas dispões de uma grande variedade de peixes. Foto: WOtP/Wikicommons.

14. Rio Tocantins

Passa por diversos estados: nasce na serra Dourada, em Goiás, e segue por Tocantins, Maranhão e Pará. Trata-se do segundo maior rio totalmente brasileiro, atrás apenas do São Francisco.

Graças às suas dimensões, é possível encontrar um grande número de espécies, como tucunaré, apapá, bicuda, cachorra, jaú e tambaqui. Os jaús da região podem chegar a pesar 100 quilos, com 1,5 metros de comprimento.

15. Rio Paraná

Trata-se do segundo maior rio sulamericano, que nasce da confluência entre o rio Grande e o rio Paranaíba. Ao todo, são quase 5 mil quilômetros que passam por diversos estados do Brasil, além de Argentina, Paraguai e Bolívia.

No Rio Paraná, encontram-se grandes espécies como piapara, pacu e piauçu. Lembrando que a pesca do dourado está suspensa no rio por oito anos a partir de abril de 2019. 

Ao pescar embarcado, tome muito cuidado, pois este é um rio com vazão na foz muito agressiva, e sua profundidade máxima chega a 170 metros.

16. Rio Xingu

Afluente do Amazonas, o rio Xingu nasce na região do Planalto Central e desce pelos estados do Pará e Mato Grosso. É muito importante para a sua região pois abriga o Parque Indígena do Xingu, primeiro do Brasil. 

Ao todo, sua bacia se estende por uma superfície de 530 mil quilômetros quadrados, ou seja, tem muita água para o pescador encontrar alguns peixes bons de briga. A pesca no rio Xingu abriga espécies como o tucunaré, a traíra, a pirarara, a piranha e a piraíba.

A temporada nesse rio para pesca é forte entre abril e outubro, sendo entre abril e junho a melhor época para pescar peixes de couro, e o restante dos dias recomendado para a captura de animais com escamas.

17. Rio Juquiá

Comparado a muitos da lista, o Juquiá pode ser considerado um rio pequeno: tem início na cidade de Registo e deságua próximo de Itanhaém, no litoral de São Paulo. Nasce da junção de outros dois rios: Açungui e Juquiá-Guaçu.

Apesar do tamanho, é o destino preferido de muitos pescadores, que encontram brutos como dourado e traíra. Uma curiosidade é que, mesmo nos pontos mais distantes da praia, você pode pescar grandes robalos

18. Rio Meia-Ponte

Os pescadores de Goiás conhecem bem esse rio, que banha o estado de ponta a ponta. São quase 500 quilômetros de extensão que se espalham por afluentes como rio Dourados, ribeirão Santo Antônio e ribeirão São Domingos.

Embora alguns trechos do rio ainda estejam poluídos, a pesca é muito praticada em muitos pontos. As regiões recomendadas para o esporte ficam abaixo da Usina de Rochedo, onde há maior abundância de espécies e as águas são mais limpas.

Vale lembrar que o pesque e solte é uma prática muito importante, especialmente para rios mais poluídos como o Meia-Ponte, pois pode garantir que as espécies continuem se multiplicando na região.

19. Rio Paraguaçu

Você conhece o rio Paraguaçu? É um rio genuinamente baiano, que se estende por 600 quilômetros em boa parte do estado e banha importantes cidades como Itaetê, Boa Vista do Tupim, Marcionílio Souza e Itaberaba.

A pesca é uma atividade muito comum em todo o rio. As espécies mais abundantes são tucunarés, traíras e piaus e, no baixo curso próximo ao mar, você pode até encontrar camarões, robalos e tainhas.

rios para praticar a pesca esportiva
No rio Paraguaçu é possível encontrar peixes de mar e espécies marinhas. Foto: Wille Marcel/Wikicommons.

20. Rio Pardo

Entre a Bahia e Minas Gerais está o rio Pardo, que apresenta uma grande biodiversidade. Em seus quase 600 quilômetros de extensão, os pescadores poderão capturar desde pequenos mandis a dourados, piaus, piaparas e corvinas.

Para se aventurar em suas águas, prefira as épocas em que ele está menos cheio, pois será mais fácil de localizar os peixes. Além disso, é ideal pescar embarcado para conseguir alcançar um bom número de espécies na região.

Embora estes sejam os rio para pesca mais procurados, existem muitos outros que atraem os amantes da pesca esportiva. Basta separar os equipamentos fundamentais, escolher uma opção no catálogo e aproveitar.

Se você gostou de saber um pouco mais sobre onde pescar, que tal preencher o formulário abaixo e assinar nossa newsletter? Você vai receber conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!


One comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *