Nada melhor, depois de uma semana agitada no trabalho, do que relaxar e descansar no fim de semana fazendo o que gosta, não é mesmo? Ter um hobby para aliviar o estresse e as pressões do dia a dia colabora para uma vida saudável. Isso porque quando se ocupa a mente com outras atividades, diferentes das que são habituais, o cérebro tende a formar novas conexões entre os neurônios, proporcionando uma sensação de bem-estar.

Falando nisso, uma prática muito comum entre as pessoas que querem momentos de paz e sossego é a pescaria. Você já parou para pensar quais itens são essenciais em uma atividade como essa? Então confira, no post de hoje, 3 dicas para pescar e mostre para seus amigos que entende do assunto!

1. Escolha a vara e barco ideais

A princípio, será importante verificar quais equipamentos são necessários para os tipos de peixes que pretende pegar e os utensílios que te auxiliem nisso. A vara de pescar que usará precisa ter qualidade, que seja leve para o manuseio, entretanto, forte e com resistência ao mesmo tempo.

Carbono ou grafite são os materiais mais indicados para esse artefato. Considere também analisar qual comprará pelo comprimento, peso de arremesso e ação, que varia entre lenta até a extra rápida. É interessante observar, durante a escolha, se o equipamento suporta molinete ou carretilha, e também verificar o preço desse complemento.

Pesquise opções de barcos também. O Pesqueiro e o Trawler são os mais recomendados para a prática esportiva e proporcionarão a segurança e conforto que qualquer pessoa que decide pescar precisa. Para a pesca esportiva, você verá que as principais características dos barcos são: chatos, convencionais e semi chatos. Cada um apresenta suas particularidades.

2. Cuide da saúde

Para qualquer prática esportiva que vá fazer é importante ter um cuidado a mais com a saúde para evitar complicações. Uma boa alimentação faz diferença, pois geralmente quem costuma pescar sabe que passará horas até conseguir aquele peixe que tanto quer fisgar. Opte por comidas leves e faça refeições com intervalos. Consumir, de 3 em 3 horas, barras de cereais ou frutas garantirá a disposição necessária.

É fundamental que a pessoa se mantenha hidratada também, pois muitas vezes fica exposta ao calor excessivo. Verifique sempre se terá uma boa quantidade de água e acrescente bebidas esportivas que recomponham os nutrientes perdidos.

Por falar em calor, é bom não esquecer de cuidar da pele, porque essa exposição ao sol, já citada, pode ocasionar diversos problemas na epiderme. Recomenda-se a utilização de roupagem com proteção UV, além de um bom protetor solar.

3. Verifique qual isca utilizar

Existem duas opções de isca que você pode utilizar em sua pescaria. A primeira é aquela boa e velha isca natural, sendo que muitas já terão o movimento necessário para atrair os peixes, já a segunda são as iscas artificiais, que precisam de uma mobilidade maior da pessoa que praticará a pesca.

Com relação às iscas naturais, elas podem ser, no caso de lugares com água doce, caranguejos, minhocas, insetos e rãs. No caso de água salgada, opte por camarão, lula, sardinha, peito de frango, etc.

Quanto às iscas artificiais você pode notar que elas podem ser fabricadas com vários materiais, sendo que os mais comuns são de plástico, metal ou madeira. Podem ser subdivididas em três grupos também: iscas de fundo, meia-água e superfície. O tipo de isca que utilizará vai depender muito de onde pretende realizar a pesca. O seu feeling será fundamental para fazer a escolha certa.

Prestar atenção nos detalhes na hora de sair com os amigos em busca de grandes peixes é essencial para qualquer lugar em que deseja praticar a pesca esportiva. Não se esqueça de utilizar uma boa linha e que se adapte ao equipamento comprado, pois é de extrema importância ter os mínimos cuidados, por mais que seja uma diversão de fim de semana.

Se você gostou das dicas para pescar, aproveite e confira mais um de nossos posts: Erros na pescaria: saiba quais são os 5 piores e como evitá-los!