Quais tipos de barco são adequados para pesca esportiva?

tipos de barco

Não é novidade que a pesca esportiva só traz benefícios para a saúde dos praticantes. A atividade proporciona um maior contato com a natureza, relaxa e ainda possibilita inúmeros momentos de diversão.

Para quem gosta de navegar, o esporte pode ficar ainda mais interessante, no entanto, é preciso ter cuidado na hora de escolher a embarcação para evitar acidentes. A primeira coisa que você deve ter em mente é onde vai pescar, com quem e qual o tipo de pescaria será realizada. Isso porque existem tipos de barco específicos para cada atividade. 

A seguir, vamos apresentar os tipos de barco e as características de cada um, e te ajudar a escolher o modelo ideal!

Veja o que considerar antes de adquirir um barco

Antes de você escolher a embarcação ideal para a sua pesca, é importante considerar três fatores, são eles:

Peso

Leve em conta o peso do barco, da âncora, dos pescadores, do motor e de outros objetos existentes. Não se esqueça que se você for pescar com muitas pessoas deve escolher uma embarcação que comporte mais peso.

tipos de barco de pesca veja o que considerar
Preste atenção ao peso da embarcação!

Estabilidade

Águas mais agitadas demandam barcos com maior estabilidade. Geralmente, os tipos mais largos são mais sólidos.

Altura da borda

Fique atento à altura da borda, já que ela serve para proteger os pescadores e tripulantes. Mas atenção: geralmente, embarcações com bordas altas tendem a ser mais pesadas.

Conheça as características dos tipos de barco existentes

Com esses três fatores em mente, é hora de escolher o tipo de barco que mais se adéqua às suas necessidades.

Basicamente, eles se dividem em três modelos: os chatos, utilizados em águas mais calmas; os convencionais, em águas mais agitadas; e os semi-chatos, considerados o meio termo entre os dois anteriores.

Abaixo, você vai conhecer as principais características de cada uma das embarcações esportivas.

Chato

Econômicos, os barcos chatos atingem uma boa velocidade devido a sua maior aquaplanagem (deslizamento sob a água). São leves e ideais para ambientes menos turbulentos, como lagos e represas.

Não é aconselhável adquirir barcos chatos para pescas em locais com grande ocorrência de ondas, pois tendem a ficar instáveis — além de possuírem uma borda menor em relação a outros modelos. Também é importante não carregar peso próximo ao seu limite de carga.

Convencional

Diferentemente do anterior, os barcos convencionais são ótimos para serem usados em águas mais turbulentas. Com uma borda mais alta, o modelo protege os pescadores e possui uma ótima estabilidade mesmo quando se navega carregando seu limite do peso.

No entanto, embarcações convencionais gastam mais combustível e são mais limitadas em relação à velocidade de navegação.

Semi-chatos

Os barcos semi-chatos surgiram com a proposta de equilibrar as vantagens e desvantagens dos modelos anteriores. Por isso, eles são ideais para serem usados em águas mais calmas que possuem pequenas ondas, como em algumas represas e rios.

Com uma boa velocidade, eles são considerados muito estáveis devido a sua largura. No entanto, esses modelos costumam pedir um maior investimento do pescador.

Agora que você já conhece os tipos de barco existentes, saiba como driblar o mal-estar durante uma pescaria!

Tipos de barcos de pesca esportiva

Agora que você já conhece as características essenciais para um barco de pesca, chegou a hora de escolher o tipo essencial para você! Abaixo, listamos os mais comuns e suas principais características!

Caiaque

Os caiaques, mesmo sendo embarcações individuais, podem ser consideradas um tipo de barco. Exigem muita destreza para fazer a pilotagem e manipular os equipamentos ao mesmo tempo, porém, podem proporcionar um contato ímpar com a natureza e com a pescaria.

tipos de barco caiaque
O caiaque é o tipo de barco ideal para quem gosta de pescar sozinho.

Na pesca de caiaque, é essencial utilizar colete para evitar acidentes de pesca, além de um apito para chamar a atenção em caso de emergências. Verifique também a previsão do tempo e o local antes da pescaria.

Canoa

Com até 6 metros de comprimento, as canoas são barcos leves que podem abrigar entre 2 e 3 pescadores. Podem ser movidos a remo, como os caiaques, mas também por meio de motores.

Antes de sair para a pesca, traje o colete salva-vidas, regule o seu assento e avalie se o veículo está apto. Outra medida importante é pesquisar com antecedência o local em que será feita a pesca.

Lancha

Outra opção indicada para pesca em grandes rios, costeiras e mares é a lancha. Tratam-se de pequenas embarcações movidas a motor, que podem abrigar até pouco mais de 10 pessoas, dependendo do tamanho.

tipos de barco  lancha
A segurança é essencial na pesca de lancha.

Para pescar com lanchas, é muito importante que você conheça bem a embarcação para diminuir o risco de imprevistos. Verifique também se há equipamentos de segurança como coletes, extintores, buzinas e sinalizadores

Barco de alumínio

Também conhecido como barco plataformado, essa opção é movida a motor, bastante segura e confortável, e é capaz de abrigar até pouco menos de 10 pescadores, dependendo do tamanho.

Na proa, costuma possuir um tablado, que permite ao pescador a emoção e o lazer de pescar de pé. É um veículo mais indicado para águas abrigadas, como rios, lagos e represas; em rotas marítimas, pode ser muito leve e acabar ficando à deriva.

Dicas finais: Licença de pesca embarcada

Antes de finalizar o post, é muito importante ressaltar que, para a pesca com barco, o pescador deve emitir sua licença de pesca embarcada gratuitamente no site do Ministério da Pesca e Aquicultura.

Essa carteirinha, também conhecida como categoria B ou embarcada, tem o valor anual de R$ 60 reais e assegura que o pescador pratique pesca esportiva nesses veículos, sejam eles barcos próprios ou de amigos. Caso você seja abordado por autoridades, mostre sua licença juntamente com um documento de identificação.

Agora que você já conhece os tipos de barco de pesca e outros detalhes importantes para escolher seu veículo, pode escolher seu favorito e começar a praticar esse esporte!

Para receber mais conteúdos com dicas sobre pescaria, preencha o formulário abaixo e assine nossa newsletter!

2 comments

  1. Ótimo artigo, a escolho do equipamento é tudo, desde uma simples vara, carretilha ,linha até qual o barco mais indicado dependendo da pesca, local e região. parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *