Qual é a Lua boa para pesca? Entenda aqui!

lua boa para pesca

Para ter uma pescaria de sucesso, existem alguns elementos que devem ser levados em consideração. Para os pescadores noturnos, por exemplo, há um fator primordial para conseguir capturar bons peixes: a Lua. 

Uma Lua boa para pesca pode influenciar completamente na pescaria, desde as espécies que serão fisgados aos equipamentos e iscas escolhidos para a captura dos peixes.

Não se tratam de crenças ou superstições – as fases da Lua realmente têm grande influência sobre águas e os peixes. Já foi comprovado que isso se deve às forças gravitacionais da Lua sobre a terra.

Saiba mais sobre os melhores períodos lunares para escolher a data da sua pescaria, além de outros fenômenos que influenciam no comportamento dos peixes!

Como a Lua influencia na maré

Antes de compreender quais são qual a Lua boa para pesca, é importante que você saiba como ela influencia nas marés. Entendendo a lógica por trás de tudo, será mais fácil de memorizar as questões a respeito das fases.

A gravidade da Terra é responsável por manter os objetos fixos ao chão, assim como as águas. Entretanto, essa força também gera uma atração mútua entre o Planeta e a Lua, que tem sua própria gravidade.

Como a Terra é um corpo estável, essa atração faz com que as águas fiquem deformadas pela gravidade. Nos pontos em que a Lua está mais próxima ou mais distante (perto da linha do Equador), as marés ficam mais altas, e nos demais (perto dos polos), ficam mais baixas.

O tamanho e formato das ondas é afetado por muitos outros fatores, como correntes marítimas e profundidade e formato dos litorais.

“Mas então a maré só influencia os oceanos?”. Não! Na verdade, os mares e rios estão diretamente ligados, ou seja, apesar de não provocar ondas, a Lua pode ocasionar altas e baixas em água doce.

lua boa para pesca
A força gravitacional da Lua influencia diretamente nos mares e rios.

Como funcionam as fases lunares para pesca?

A luminosidade, movimento das águas e outros aspectos são primordiais para uma boa pescaria. Por isso, as fases da Lua para pesca proporcionam experiências completamente diferentes.

Vale lembrar que o comportamento dos peixes varia conforme a espécie. Saber os costumes da espécie que você deseja pescar é tão importante quanto verificar se a Lua é boa para pesca.

Conheça um pouco mais sobre as características de cada fase da lua e como elas são fundamentais para essa atividade.

Lua Nova

A primeira fase lunar é aquela em que a Lua quase não é visualizada. Por essa razão, é comum que os peixes fiquem abrigados em águas mais profundas, o que torna sua captura mais difícil.

Também é comum que haja uma grande amplitude na maré, formando mais ondas nos oceanos e deixando o nível dos rios mais altos. Os pescadores classificam a lua nova como um período neutro, e a pesca não é muito recomendada. 

Lua Crescente

Nessa fase da lua, o satélite natural já começa a aparecer e lança um pouco mais de luz, mas ainda assim, é bastante fraca. Dessa forma, os peixes começam a subir aos poucos para a superfície, porém outros continuam no fundo. 

Apesar da maré não ser tão intensa durante esse período, ainda há certa movimentação nas águas. Uma dica é pescar em baías, canais e rios primários, em que a água se movimenta mais.

Lua Cheia

É considerada por muitos pescadores a melhor Lua para a prática da pesca esportiva. A grande luminosidade que oferece é ideal para organizar seus itens de pesca e ir em busca dos peixes. 

Na Lua cheia, os animais estão na superfície e seu metabolismo aumenta, deixando-os mais agitados e facilitando a captura. 

lua boa para pesca
A lua cheia é considerada por muitos pescadores a melhor época para pescaria.

Lua Minguante

Nesse período, a luz não está mais tão intensa quanto na Lua cheia, mas ainda assim é um bom tempo para a pesca. Os peixes continuam ativos em busca de alimento nas partes mais rasas, então é possível a captura dos bichos sem grandes dificuldades.

Assim como a Crescente, a Lua minguante é boa para pesca em baías, canais e rios primários, em que a água se movimenta mais.

Quais outros fatores podem influenciar na pescaria?

Além das Luas boas para pesca, há outros fenômenos da natureza que podem influenciar diretamente na sua pescaria. Confira alguns dos aspectos que você deve ter atenção:

Mudanças severas no tempo

Os peixes reconhecem as mudanças no tempo antes mesmo que elas comecem a acontecer. Muitos pescadores afirmam que os melhores períodos para a pesca são antes da chuva, quando os peixes se alimentam mais como forma de prevenção, e logo em seguida, quando os animais têm que repor as energias.

Temperatura da água

Esse é um fator que pode depender muito do tipo de peixe que você pretende pescar. Em geral, a temperatura favorita de peixes como dourado, pacu e tambaqui gira em torno dos 25 graus.

Os peixes que não são nativos do Brasil costumam ser mais tolerante a baixas temperaturas. Portanto, se a água estiver por volta dos 17 graus, pode ser um bom dia para encontrar black bass, tilápia e bagre.

Pressão atmosférica

Por ser um fator pouco sentido pelo ser humano, é ignorado por muitos pescadores. Entretanto, pressão atmosférica e pesca estão diretamente ligados, podendo alterar o comportamento e o metabolismo dos peixes.

A pressão ideal, na maioria das vezes, deve estar estável entre 1014 e 1020 hPa. Também é essencial que haja pouca oscilação: quanto mais estável, menos os peixes mudaram de hábito.

Para medir esse índice, tenha sempre à mão um equipamento como o barômetro, especialmente se você tem costume de pescar embarcado. Além disso, preste atenção aos seguintes detalhes:

  • temperatura: quanto maior, menor é a pressão;
  • densidade: quanto maior, maior é a pressão;
  • umidade: quanto maior, menor é a pressão;
  • latitude: quanto mais alta, maior é a pressão.

Velocidade do vento

Além de influenciar no comportamento dos peixes, a velocidade dos ventos pode prejudicar a estabilidade da linha e dos barcos durante a pescaria, tornando a fisgada mais difícil.

O hidrógrafo irlandês Francis Beaufort categorizou os ventos de forma prática para que seja possível interpretar as águas apenas pela aparência. Esse estudo se chama Escala Beaufort:

GrauDesignaçãom/skm/hnósAspecto do marEfeitos em terra
0Calmo<0,3<1<1EspelhadoFumaça sobe na vertical
1Aragem0,3 a 1,51 a 51 a 3Pequenas rugas na superfície do marFumaça indica direção do vento
2Brisa leve1,6 a 3,36 a 114 a 6Ligeira ondulação sem rebentaçãoAs folhas das árvores movem; os moinhos começam a trabalhar
3Brisa fraca3,4 a 5,412 a 197 a 10Ondulação até 60 cm, com alguns carneirosAs folhas agitam-se e as bandeiras desfraldam ao vento
4Brisa moderada5,5 a 7,920 a 2811 a 16Ondulação até 1 m, carneiros frequentesPoeira e pequenos papéis levantados; movem-se os galhos das árvores
5Brisa forte8 a 10,729 a 3817 a 21Ondulação até 2.5 m, com cristas e muitos carneirosMovimentação de grandes galhos e árvores pequenas
6Vento fresco10,8 a 13,839 a 4922 a 27Ondas grandes até 3.5 m; borrifosMovem-se os ramos das árvores; dificuldade em manter um guarda chuva aberto; assobio em fios de postes
7Vento forte13,9 a 17,150 a 6128 a 33Mar revolto até 4.5 m com espuma e borrifosMovem-se as árvores grandes; dificuldade em andar contra o vento
8Ventania17,2 a 20,762 a 7434 a 40Mar revolto até 5 m com rebentação e faixas de espumaQuebram-se galhos de árvores; dificuldade em andar contra o vento; barcos permanecem nos portos
9Ventania forte20,8 a 24,475 a 8841 a 47Mar revolto até 7 m; visibilidade precáriaDanos em árvores e pequenas construções; impossível andar contra o vento
10Tempestade24,5 a 28,489 a 10248 a 55Mar revolto até 9 m; superfície do mar brancaÁrvores arrancadas; danos estruturais em construções
11Tempestade violenta28,5 a 32,6103 a 11756 a 63Mar revolto até 11 m; pequenos navios sobem nas vagasEstragos generalizados em construções
12Furacão>32,7>118>64Mar todo de espuma, com até 14 m; visibilidade nulaEstragos graves e generalizados em construções 

Conferir se todas as condições estão favoráveis é essencial para não se frustrar durante a pescaria. Portanto, antes de pegar seu equipamento e ir em busca dos peixes, não deixe de conferir o calendário lunar para escolher uma lua boa para pesca.

Este conteúdo ajudou você a tirar suas dúvidas sobre a influência da lua na pesca esportiva? Então preencha o formulário abaixo e assine nossa newsletter! Você receberá conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!

8 comments

  1. hercules esse cara é fera nas explicações, parabens sou pescador amador e gostei muito das suas explicações.obrigado

  2. Boa noite a todos realmente concordo com esta matéria já pesquei em rios e açudes diversas vezes, porém na lua cheia sempre tive maior sucesso…parabéns ao criador do site..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *