Que o anzol é elemento essencial para a pesca, disso ninguém discorda! Porém, o que muitos pescadores não levam em consideração é como essa ferramenta deve ser utilizada, dependendo do tipo de linha, local de pesca ou tipo de peixe.

É isso mesmo: o anzol deve ser trocado de acordo com as características da pesca! Se o tipo de anzol não for adequado, de nada adianta escolher o local certo, uma vara de pesca de qualidade e uma linha resistente.

Quer saber como escolher o melhor tipo de anzol? Então continue a leitura e conheça o modelo ideal para a sua pescaria!

Anzol para cada tipo de peixe

Essa talvez seja a escolha mais difícil para o pescador, pois a relação entre do tipo de anzol de acordo com a espécie do peixe é relativa. Então, como é feita essa classificação? Pela adequação dos peixes ao anzol!

Como são inúmeras as espécies de peixes, vamos citar as principais e o tipo de anzol mais indicado para cada uma delas!

Anzol japonês

É um anzol de alta qualidade, usado inclusive em competições. Indicado para peixes mais comuns, como robalo e pampo.

Anzol beak

É um tipo que possui elevada resistência, sendo indicado para peixes mais pesados e fortes, como corvina e carpa.

Anzol crystal

Foi desenvolvido para ter um desempenho elevado na fisgada, possuindo a haste fina. Devido a essa característica, é um anzol que apanha com facilidade peixes que têm a boca pequena, como tilápia e lambari.

Anzol garateia

É constituído pela união de três anzóis, sendo usado em iscas moles ou artificiais. É indicado para peixe espada e barracuda.

Vale ressaltar que esses são somente alguns tipos de anzol, o pescador pode utilizá-los como base para outros peixes.

Anzol ideal para diferentes locais

É claro que este tópico está relacionado com o anterior, afinal, os peixes se diferenciam de acordo com o local, como praias ou lagos. Porém, muitas vezes os pescadores levam em consideração somente o tipo de peixe e acabam errando na escolha correta do anzol.

Daí a importância em se observar as características do lugar onde será realizada a pescaria! Se for uma praia, por exemplo, é recomendado que se utilize anzóis leves, mas pontiagudos e resistentes. Esse tipo de anzol permite que a isca flutue, tornando-a mais atrativa aos peixes.

Já para locais de água doce, como pantanais e rios, são indicados dois tipo de anzóis: com haste curta e elevada resistência e anzóis com formato em J e haste longa. No primeiro caso, essa ferramenta é utilizada com peixes mais pesados, que necessitam de mais força. Já a segunda opção é usada com o intuito de evitar que os peixes escapem do anzol.

Tipo de anzol ideal para linha

A linha de pesca tem como principal característica o diâmetro: quanto maior ele é, mais resistente é a linha. Então, é preciso conciliar o anzol de acordo com essa propriedade! As linhas mais grossas são indicadas para encastoar anzóis, que ficam com peso menor e permitem que a isca não afunde. Além disso, permitem um melhor arremesso, reduzindo a quantidade de linha no carretel.

Já para anzóis mais leves, são indicadas linhas com menor diâmetro, que suportam todo o conjunto e não arrebentam durante a pesca. Somente use anzóis pesados nesse tipo de linha caso queira capturar peixes que só vivem mais ao fundo, pois o conjunto afundará.

Percebeu como o tipo de anzol é importante para o sucesso da pesca? Quer conhecer mais sobre o assunto? Então curta nossa página do facebook!