Como pescar piau? Essa é uma pergunta que muitos pescadores fazem em todo o Brasil. Sendo uma espécie muito diversificada e com abrangência em vários estados, rapidamente começamos a entender a razão pela qual esse peixe conseguiu sua popularidade.

Fisgar um dos exemplares não é fácil. Suas características individuais — como dentes incisivos, por exemplo — são alguns dos fatores que transformam a sua “caçada” em uma verdadeira aventura.

Ao longo deste post, falaremos mais sobre o habitat do piau, assim como sobre os equipamentos adequados e as dicas importantes para que você tenha êxito em sua pescaria. Continue a sua leitura até o final!

Entenda a espécie

O piau é um peixe omnívoro. Ele come absolutamente de tudo, tendo preferência por insetos, outros animais invertebrados e às vezes algumas frutas e sementes. Tudo depende do que há disponível para alimentação.

Em relação à sua forma, podemos dizer que seu corpo é fusiforme — maior no centro e mais fino nas extremidades. Ele tem a boca pequena e os dentes incisivos parecidos com os de seres humanos. 

Sua coloração tende a ser prateada. Manchas pretas nos lados são um padrão.

Em média, um exemplar da espécie chega a ter 40 centímetros de comprimento e até 2 quilos de peso corporal. O que, para o pescador, traduz-se em um ótimo desafio.

Pode ser encontrado em quase todas as bacias do Brasil, mas principalmente nas regiões Sul e Sudeste, nas bacias do Paraguai, Paraná e Uruguai, e também na Bacia do São Francisco.

Considere a dificuldade

A respeito da dificuldade da pesca, saiba que o piau é extremamente arisco e forte. Dificilmente se entrega sem uma boa luta e quase sempre demanda do pescador muita energia para tirá-lo da água.

Comumente, esses animais são encontrados em rios e em boca de lagoas. Áreas arenosas e com pedras — como margens de rios — costumam ser os locais com maior incidência dessa espécie.

Isso acontece principalmente por conta da proteção que essas regiões garantem no momento em que esse peixe busca por sua caça.

Escolha varas flexíveis

Por via de regra, os equipamentos devem ser leves. Não há necessidade de varas robustas. Isso acontece pois o piau é um peixe muito leve com a fisgada muito sutil, e utilizar itens muito pesados pode atrapalhar na sua captura.

Uma vara flexível e de boa qualidade é mais que o suficiente para uma pesca bem-sucedida. Varas de bambu ou telescópicas podem ser uma escolha acertada.

Há ainda quem não abra mão de carretilha ou molinete, e não há problema nenhum. Lembre-se apenas de escolher equipamentos leves, ou será impossível de sentir o bote do piau.

como pescar piau
Para capturar os piaus, escolha varas bem leves e flexíveis.

Utilize os anzóis certos

Quando falamos em tipos de anzol e chumbada, não é necessário escolher tamanhos tão grandes. Entretanto, é preciso que sejam resistentes para aguentar as mordidas do peixe.

Pesque com chicote

A pesca com chicote é muito utilizado para capturar alguns tipos de peixe, assim como o piau. Com essa técnica, ao invés de o pescador utilizar apenas um anzol, ele prende dois ou mais na linha, aumentando as chances de ferrar os bocudos, e trabalhando a isca em várias alturas. 

Para preparar, lembre-se de escolher uma linha de pelo menos 0.30 milímetros de espessura e anzóis número 12 ou 14. A chumbada também é muito importante, pois fará com que as iscas fiquem suspensas e atraiam os peixes. 

Quer aprender a preparar um chicote de forma simples? Confira o vídeo a seguir feito pelo canal Pesca Fácil:

Garanta linhas de 12 a 14 libras

As linhas mais utilizadas são a de 12 a 14 libras, podendo ser de monofilamento ou microfilamento. Em se tratando do molinete, qualquer modelo razoável já é o suficiente para a pescaria.

Atente-se ao tipo de isca

Como o piau é um peixe omnívoro, saiba que o tipo de isca é essencial para o sucesso na pescaria. Existem inúmeras receitas diferentes para chamar a atenção da espécie, todavia, a minhoca, a salsicha e um pedaço de carne são suficientes.

Queijos, algumas massas e, até mesmo, o milho verde também são outras alternativas. As artificiais, para esse caso, são sua melhor opção.

Prepare uma ceva

Para concentrar o cardume de piaus próximo ao barco ou local da pescaria, prepare uma boa ceva. Os alimentos mais comuns entre os pescadores são milho, quirera azeda massa de farinha, e você pode ir revezando entre um e outro caso o peixe esteja muito manhoso.

Uma dica é deixar um cevador simples junto ao barco. Você pode fabricar esse item de forma fácil com um cano de PVC ou uma garrafa pet, fazendo alguns furos para que os peixes sejam atraídos.

Leve a família para pescar

Muitos pescadores gostam de levar a família para a pescaria de piau. Isso porque é um peixe pequeno e bom de briga, e que pode ser capturado com varas simples. É uma ótima forma de se divertir ao lado da esposa ou esposo e filhos.

como pescar piau
Quando for pescar piaus, leve a família com você

Demonstre técnica

Em relação à técnica, não há muito o que fazer a não ser ter muita atenção: o piau tende a morder a isca sem muita força, o que faz com que o pescador tenha que ter mais paciência antes de tomar qualquer atitude muito brusca.

Assim que o anzol for mordido, espere por uma forte corrida e por uma luta razoável. Essa espécie garante um desafio muito gratificante.

Não se esqueça de que ela é encontrada principalmente nas margens de rios e lagoas e, por isso, suas melhores opções de pesca são nessas regiões. A utilização de um barco é muito comum em alguns locais do Brasil.

Uma dica é utilizar a técnica da pingadinha: arremesse a linha, espere o chumbo bater no fundo e vá dando leves erguidas para que o anzol se movimente com o balanço da água.

Dessa forma, a isca ganhará movimento, chamando mais a atenção do piau, e você poderá levar o anzol mais próximo do enrosco, local onde o peixe costuma se abrigar.

Vista-se de forma certa

Além da utilização do equipamento correto, é imprescindível que o pescador sempre vista as melhores roupas e que possam proporcionar maior flexibilidade e conforto durante a pescaria.

Quando for pescar, sempre escolha roupas com fator UV+50. A exposição por muito tempo no Sol pode causar queimaduras graves e insolação, desencadeando dores de cabeça e até náuseas. As camisas com esse proteção impedem que a pele do pescador seja afetada, mesmo durante horas de pescaria.

Além disso, o dry fit é um grande aliado dos praticantes de pesca esportiva, pois auxilia no controle da temperatura corporal. Enquanto algodão e poliéster causam o resfriamento rápido do corpo, esse tecido para prática de esportes permite a passagem de ar, mantém o pescador aquecido e elimina o excesso de suor.

Na Quisty você encontra modelos exclusivos de roupas para pescaria em tecido dry fit e com proteção UV. Confira clicando no banner abaixo!

como pescar piau