Muitos pescadores de primeira viagem e mesmo os que já têm mais experiência na área acabam ficando na dúvida, sem saber se a pescaria na chuva é uma atividade praticável e segura. 

Sim, é possível. Apesar de nem todos os peixes aparecerem nessas ocasiões, outros até ficam mais fáceis de ser encontrados nesses momentos.

Mas a questão mais importante sobre pesca esportiva na chuva não está relacionada apenas à quantidade e à variedade de peixes que aparecem. É essencial que você esteja preparado para ultrapassar os limites que o tempo chuvoso gera, com detalhes que vão além da proteção de pertences, como celular, dinheiro e chaves.

Quer saber o que você precisa fazer para realizar a pesca na chuva sem dificuldades? Então, está no lugar certo. Venha conosco para conferir!

Verifique a previsão do tempo

Quando falamos em tempo chuvoso, isso inclui desde uma garoa de fim de tarde a um toró que escurece o céu e deixa você desnorteado. Em todo caso, é preciso que você saiba se prevenir para cada uma das condições.

Hoje, há uma série de sites e aplicativos que dão uma previsão do tempo detalhada com informações sobre umidade, vento e temperatura, além das chances de chover, com milimetragem e força. Não custa nada dar uma olhada nesses fatores antes de sair para a pescaria com os amigos.

pescaria na chuva previsão do tempo
Para não passar apuros, verifique as condições climáticas antes de sair para pescar.

Evite chuvas torrenciais

Como sempre falamos em nosso blog, as principais características de um bom pescador são a humildade e o respeito pela natureza. Isso inclui desde a forma como ele trata os peixes e as águas à maneira de interpretar os sinais que o meio ambiente dá.

Uma chuva forte pode derrubar o pescador facilmente da embarcação devido a marola ou as ondas, e a correnteza pode arrastar o melhor dos nadadores em poucos segundos. Por isso, evite a todo custo pescar em dias em que essa é a previsão.

Aposte na superfície

Durante a chuva, muitos peixes costumam ir até a parte mais alta da água. Isso porque ela é mais oxigenada e, com o céu fechado, a claridade fica mais amena, fazendo com que subam sem enfrentar problemas com a luz. Então, quando o tempo estiver chuvoso, vale apostar em uma pesca de superfície para ser mais efetivo.

Trabalhe a isca de forma acelerada

Assim como nós procuramos abrigo quando começa a chover forte, alguns peixes ficam agitados em busca de um local seguro para esperar o pé d’água passar – e acabam sendo devorados por seus predadores.

Por isso, uma dica para a pescaria na chuva é utilizar iscas artificiais que tenham um nado errático e possuam efeito rattlin e trabalhá-las de forma acelerada, simulando os peixes confusos em busca de abrigo. Isso deve irritar os brutos, que atacarão o anzol rapidamente.

pescaria na chuva trabalhe a isca de forma acelerada
Durante a pescaria na chuva, trabalhe a isca com agilidade para atrair os bocudos.

Utilize chumbadas nas montagens

Como dito, nos dias de chuva, a água tende a ficar mais movimentada e com correnteza (rios e afluentes), dependendo do local. Caso sua linha não seja montada com chumbadas, provavelmente a sua linha se moverá demais, o que atrapalhará sua pesca.

Saiba quais peixes pescar

Nem todas as espécies podem ser pescadas em um dia de chuva. Como já falamos, alguns peixes procuram abrigo e só voltam a nadar livremente tempos depois que a água para de cair.

O tucunaré é uma espécie que gosta de sair logo após a chuva forte para caçar peixinhos menores. Ou seja, assim que os pingos derem uma afinada, jogue as iscas no rio e torça para encontrar um.

Já durante a chuva, você pode encontrar tilápias, matrinxãs e caranhas, e peixes de couro como bagres e mandis

Realize a pescaria em locais para pesca de fácil acesso

Em dias muito chuvosos, o ideal é realizar a pescaria apenas em locais de acesso fácil e sem perigos. Isso significa evitar aqueles que possam ser escorregadios quando estão molhados, como estradas de terra, atoleiros e áreas de pedra; assim, você evita acidentes.

Em vez disso, opte por lugares que sejam fáceis de ser alcançados e que tenham um terreno seguro. Ir a um pesqueiro nos dias de chuva, por exemplo, é uma boa ideia.

Afinal, o local conta com equipamentos e quiosques com cobertura. Desse modo, você não precisa deixar de pescar e também não se submete a riscos desnecessários.

pescaria na chuva
Vai pescar na chuva? Escolha locais de fácil acesso, como pesqueiros.

Com esses cuidados básicos, é possível pescar na chuva sem problemas ou riscos. No entanto, faça isso apenas em dias de chuviscos ou chuva fina. Em caso de tempestades – e especialmente de raios –, é essencial que você se mantenha longe dessa atividade para garantir sua saúde e volte apenas quando o tempo estiver melhor e mais propício.

Escolha roupas adequadas

Assim como os dias de calor exigem camisas com proteção UV, os de chuva pedem roupas impermeáveis e que ajudem a controlar a transpiração e a temperatura corporal. 

Comece escolhendo um bom chapéu ou boné de pesca para que a água não escorra nos olhos e atrapalhe a visibilidade. Para manter o calor no rosto, utilize uma máscara cobrindo o nariz, a boca e as orelhas.

No tronco, utilize uma camisa de manga comprida feita de tecido dry fit. Essa malha impede que a camisa se encharque, e seus microfuros expelem as gotas de água de suor e da chuva.

Na parte de baixo, o ideal é utilizar calças de tecidos impermeáveis, que mantenham as pernas aquecidas e secas. Calce os pés com calçados robustos como botas de borracha vulcanizadas, que aderem melhor à superfície e diminuem o risco de escorregões.

Por fim, para finalizar sua vestimenta de pescador, escolha uma capa de chuva para pesca impermeável, assim, você diminui o risco de resfriados, gripes, hipotermia e outras doenças causadas pela diminuição da temperatura corporal. Caso possível, utilize um saco estanque para manter suas roupas secas.

Na Quisty, você encontra as melhores roupas para a sua pescaria na chuva, incluindo um modelo exclusivo de capa de chuva confeccionado em nylon 0,20 milímetros que garante conforto e proteção. Confira, clicando no banner abaixo!

pescaria na chuva