Muitos pescadores de primeira viagem e mesmo os que já têm mais experiência na área acabam ficando na dúvida, sem saber se pescar na chuva é uma atividade praticável e segura. E, sim, é possível. Apesar de nem todos os peixes aparecerem nessas ocasiões, outros até ficam mais fáceis de ser encontrados nesses momentos.

Mas a questão mais importante sobre pesca esportiva na chuva não está relacionada apenas à quantidade e à variedade de peixes que aparecem. É importante que você esteja preparado para ultrapassar os limites que o tempo chuvoso gera, com detalhes que vão além da proteção de pertences, como celular e dinheiro.

Quer saber o que você precisa fazer para realizar a pesca na chuva sem dificuldades? Então, está no lugar certo. Venha conosco para conferir!

Aposte na superfície

Durante a chuva, muitos peixes costumam ir até a superfície. Isso porque ela oxigena a água e, com o céu fechado, a claridade fica mais amena, fazendo com que muitos subam sem enfrentar problemas com a luz. Então, quando o tempo estiver chuvoso, vale apostar em uma pesca de superfície para ser mais efetivo.

Deixe as iscas mais duras que o habitual

O tempo chuvoso costuma deixar a água doce ou salgada bem mais agitada para a pesca. Para que isso não atrapalhe sua atividade, uma dica é deixar as suas iscas mais duras do que você está acostumado. Assim, você evita que elas despedacem e facilita na hora de fisgar aquele peixe.

Escolha roupas adequadas

Assim como os dias de calor exigem camisetas com proteção UV, os de chuva pedem roupas impermeáveis. Ao escolher blusas, calças e calçados adequados, você mantém seu corpo aquecido e seco, evitando problemas, como hipotermia. Caso esteja muito frio, uma opção é levar consigo uma barraca de emergência feita de alumínio.

Utilize chumbadas nas montagens

Como dito, nos dias de chuva, a água tende a ficar mais movimentada e com correnteza, dependendo do local. Caso sua vara não seja montada com chumbadas, provavelmente a sua linha se moverá demais, o que atrapalhará sua pesca.

Realize a pescaria em locais de fácil acesso

Em dias muito chuvosos, o ideal é realizar a pescaria apenas em locais de acesso fácil e sem perigos. Isso significa evitar aqueles que possam ser escorregadios quando estão molhados, como estradas de terra, atoleiros e áreas de pedra, assim, você evita acidentes.

Em vez disso, opte por lugares que sejam fáceis de ser alcançados e que tenham um terreno seguro. Ir a um pesqueiro nos dias de chuva, por exemplo, é uma boa ideia. Afinal, o local conta com equipamentos e quiosques para a pesca com cobertura. Desse modo, você não precisa deixar de pescar e também não se submete a riscos desnecessários.

Com esses cuidados básicos, é possível pescar na chuva sem problemas ou riscos. No entanto, faça isso apenas em dias de chuviscos ou chuva fina. Em caso de tempestades — e especialmente de raios , é essencial que você se mantenha longe dessa atividade para garantir sua saúde e volte apenas quando o tempo estiver melhor e mais propício.

Este artigo sobre pesca na chuva foi útil para você? Venha conferir também 5 dicas para quem deseja fazer pescaria no inverno!

Banner-Blog-Dourado-do-Rio