Cada peixe tem características específicas que devem ser analisadas por um pescador antes de tentar fisgá-lo. E para saber como pescar pirarucu não é diferente: há uma série de informações sobre a espécie, seus hábitos e os equipamentos e técnicas necessárias que são determinantes para uma boa pescaria.

Quer tentar pegar um pirarucu dos grandes sem risco de espantá-lo ou perder a luta? Continue acompanhando o conteúdo para conferir as nossas dicas!

1. Conheça os hábitos do pirarucu

Sem conhecer a espécie, sua pescaria pode acabar sendo uma viagem perdida. Pensando nisso, reunimos algumas informações importantes a respeito do pirarucu para você saber antes de ir à luta.

Também conhecido como bacalhau da Amazônia e arapaima, é um dos maiores peixes com escamas de água doce do Brasil. Pode chegar a um tamanho de até 3 metros e um peso de aproximadamente 200 quilos, um verdadeiro bruto quando comparado a outras espécies.

É típico da Bacia Amazônica e gosta de ficar na várzea, especialmente em locais nos quais a água é calma, de cor mais clara e de até 37ºC. Também é conhecido por habitar locais rasos e subir até a superfície para pegar ar de vez em quando.

como pescar pirarucu
O pirarucu é um peixe de grandes dimensões que costuma habitar locais rasos.

Como essa espécie de peixe tende a nadar em círculos, passear pela beira de lagos, próximo às plantas e subir para pegar ar quase sempre no mesmo lugar, recomendamos fazer uma pesca visual. 

Assim que encontrar o pirarucu — o que não é difícil, já que eles são enormes e ficam em águas límpidas — fique observando seu trajeto. Lembrando que é durante as secas que esse peixe mais procura por águas calmas para se reproduzir. Então fique de olho!

2. Cuidado ao devolver o peixe

Uma informação muito importante para a pescaria de pirarucu é que trata-se de uma espécie dipnoica, ou, como é chamada pelos pescadores, “pulmonada”. Isso significa que respiram o oxigênio presente na água, mas, de vez em quando, precisam subir à superfície para captar o ar na atmosfera e armazenar em sua bexiga natatória.

Esse fator faz com que esses peixes tenham uma boa adaptabilidade, já que podem sobreviver em locais com menos água. Ao mesmo tempo, durante a briga, o pirarucu não tem tempo para buscar ar na superfície e acaba ficando fatigado.

Por isso, sempre que fisgar esse bruto, não o deixe muito tempo fora d’água. O ideal é que ele seja devolvido em menos de um minuto, tempo suficiente para você, pescador, medi-lo e tirar sua foto. 

Lembre-se que é papel do pescador praticar pesca esportiva com o máximo de cuidado e preservar o meio ambiente.

3. Selecione o equipamento correto

Uma dica para quem quer saber como pescar pirarucu é ter o melhor equipamento à disposição. Comece com varas bastante firmes, acima de 50 libras, com cerca de 2,40 metros de comprimento. 

Já no que se refere às linhas, o ideal é utilizar as de monofilamento, com 0,40 milímetros de espessura. Tenha também uma carretilha com capacidade de 150 metros para suportar a briga.

Por fim, coloque as iscas em anzóis de formatos circulares (ou circle hook), uma vez que eles garantem maior firmeza e segurança para aguentar o peso do pirarucu. Lembre-se: nada de farpas.

4. Escolha os melhores tipos de iscas

Por ser carnívoro, as melhores iscas para pirarucu são as naturais, como algumas espécies de peixes (tilápia, traíra, tuvira e lambari), além de insetos, moluscos, crustáceos, salsicha e minhocuçu.

como pescar pirarucu
Os pequenos peixes são ótimas iscas para capturar o pirarucu.

Para quem prefere as artificiais, escolha as de meia-água para pegá-lo durante a subida. Algumas opções são zara stick, popper e soft bait, porém você pode escolher outros tipos similares. 

5. Arremesse corretamente

Também é preciso tomar cuidado com a maneira que a isca é arremessada. O ideal é lançá-la a, no máximo, um metro do peixe e, no mínimo, 50 centímetros. 

Isso é especialmente importante porque, se você estiver muito distante, terá dificuldades e precisará de muito esforço na hora da luta. Agora, se estiver muito próximo, corre o risco de espantá-lo.

6. Utilize a visão

Muitos pescadores gostam de dizer que a captura do pirarucu é uma “pesca de visão”. Isso porque, como dissemos, o animal está sempre subindo à superfície para respirar, dando dicas a respeito de sua localização.

O pirarucu costuma subir muitas vezes nos mesmos lugares, portanto, fique sempre atento aos locais por onde ele está nadando. Como já falamos, jamais arremesse a isca em cima do peixe, porém, utilize o local como base e vá trabalhando a isca para provocar o bicho.

como pescar pirarucu
Procure o pirarucu sempre que o peixe subir para buscar ar.

7. Vista-se para a pesca

Se você já tentou pescar um pirarucu gigante, sabe o quanto essa espécie é forte e pode escapar das iscas. Isso significa que você pode passar algumas horas procurando por um exemplar e, durante esse tempo, estará exposto a sol, chuva, calor, frio e outros fatores.

Nesse caso, vista-se corretamente para a pesca! Escolhendo camisas de qualidade e capazes de lhe proteger, você poderá ficar mais tranquilo e evitar queimaduras, náuseas, dores de cabeça, hipotermia e outros problemas que a falta de vestimenta adequada pode causar.

Comece pela cabeça, escolhendo um bom boné ou chapéu com proteção contra os raios ultravioletas. As máscaras também são muito importantes e devem ser feitas de tecidos respiráveis, facilitando a pescaria. 

Em seguida, o item mais importante é a camisa de pesca. É essencial que ela tenha proteção contra os raios UV, para que o pescador não se queime ao ficar exposto ao sol. Também é importante que sejam feitas de tecidos dry fit, que permitem e controlam a transpiração da pele.

Na Quisty, você encontra vestuário para pesca de qualidade e que deve manter você protegido durante atividades trabalhosas como pescar pirarucu. Clique no banner abaixo para conferir nossos modelos!


como pescar pirarucu