A pesca esportiva, diferente do que muitos imaginam, é uma das modalidades que mais ajudam na preservação do meio ambiente. Nessa atividade, o pescador devolve o animal fisgado de volta a seu habitat natural, o que faz com que aquele ecossistema permaneça equilibrado.

Apesar disso, é importante reconhecer que não são todos os tipos de pesca que obedecem ao mesmo padrão. A pesca artesanal, por exemplo, é realizada para fins comerciais, portanto, ela é uma “alternativa” que pode prejudicar o ecossistema se alguns cuidados não forem tomados.

Ao longo deste post, abordaremos a pesca esportiva e alguns benefícios dessa prática tão admirada ao redor do mundo.

Prontos para saber mais a respeito? Continue sua leitura!

Os quatro princípios básicos da pesca esportiva

A modalidade obedece a quatro princípios básicos: pescar, admirar, fotografar e devolver para a água em perfeitas condições. Isso significa que o pescador deve, acima de tudo, respeitar o animal e a natureza.

Apesar de os grandes peixes serem vistos como grandes desafios para os pescadores, todos os animais são reconhecidos por sua beleza e individualidade. O limiar entre diversão e destruição é bem próximo por isso, é de total responsabilidade do pescador manter as regras básicas desse tipo de pescaria. Além disso, é importante mencionar que todo praticante deve ter uma licença para poder exercer a atividade no Brasil.

Na pesca esportiva, a não devolução de um exemplar não é bem-vista e essa prática não é reconhecida dentro do esporte que, inclusive, ajuda a catalogar espécies aquáticas de várias regiões mundiais.

Note que, durante o ano, todas as competições obedecem às temporadas de pesca de uma determinada espécie. Isso garante a sobrevivência, a preservação e, principalmente, a procriação dos animais que são “alvo” do esporte. Muitos são os cuidados tomados para prática dessa atividade. Há, até mesmo, tipos de anzol adequados para a pesca.

Outros benefícios desse tipo de pesca

Por ser um esporte, esse tipo de pesca também agrega bastante para as regiões em que a atividade é realizada. Um dos maiores exemplos é o estado do Amazonas que, anualmente, recebe milhares de turistas que estão completamente engajados nessa atividade.

Alguns dos principais benefícios são:

Ganhos econômicos com a hospedagem e venda de produtos

Com milhares de atletas se dirigindo a uma determinada região, os ganhos econômicos são claramente observados. O aumento da procura por hospedagem, produtos relacionados à pesca e, até mesmo, por profissionais da área do turismo (como guias, por exemplo) é expressivo.

Relaxamento e contato com a natureza

Além do lucro financeiro que beneficia as regiões de pesca esportiva, os pescadores também saem ganhando com a atividade: o relaxamento e o contato com a natureza são grandes vantagens a serem aproveitadas durante a prática.

Alie essas duas características à preservação da natureza — que, como citamos, é a essência do esporte — e teremos uma das atividades mais admiráveis do planeta.

Essas são apenas algumas das diversas características da pesca esportiva! Gostou do conteúdo e deseja aprofundar seus conhecimentos na atividade? Acompanhe nossa página e leia os melhores textos sobre o assunto!