Vem chegando o final de semana e a turma já se movimenta animada para a próxima pescaria de barco. Quem será que vai pescar o quê? Entre a preparação das iscas e dos materiais que serão levados para a pesca, você não deve esquecer o fato de que o barco sacudir ao balanço das ondas pode te deixar com mal-estar.

Para isso, no seu kit de viagens é bom colocar alguns itens que vão driblar a má digestão, insolação, enjoo e outros problemas durante a pescaria. E é por esse motivo que nós preparamos esse post! A seguir, você verá como evitar enjoo no barco de pesca. Confira!

O que causa enjoo?

Você sabe por que sentimos enjoo na pesca em barco? Compreender esse fator é importante para entendermos melhor nosso corpo e, dessa forma, tomarmos os devidos cuidados.

Quando estamos dentro de um barco, é comum que ele seja balançado pelo movimento da água. Isso causa confusão no labirinto, um espaço que temos dentro do ouvido e que nos ajuda a se equilibrar, andar e correr. Você já deve ter ouvido falar sobre labirintite, certo? É uma doença que atinge essa mesma cavidade, e pode causar efeitos parecidos. 

como evitar enjoo no barco o que causa enjoo
A náusea ocorre graças a uma confusão no labirinto.

Conforme o labirinto fica confuso quanto à nossa posição em relação ao chão, ele prejudica nosso sistema digestivo. O estômago responde dando a sensação de enjoo, que é um impulso para que o corpo expulse o que está armazenado e, dessa forma, fique mais leve e cause a sensação de alívio.

Como evitar enjoo no barco de pesca

O enjoo faz parte da pescaria de barco e, com o tempo, seu corpo vai se acostumando. A boa notícia é que existe uma série de dicas que você pode usar para aliviar o mal-estar e não prejudicar sua prática esportiva. Confira!

1. Evite ingerir comidas gordurosas

Os alimentos gordurosos são digeridos mais lentamente, ou seja, permanecem no seu sistema digestivo por mais tempo. Portanto, evite a ingestão deles com, no mínimo, 12 horas de antecedência em relação ao seu embarque. Priorize, antes e durante a pescaria, pratos leves, com bastante salada e grelhados. Além deles, você também pode comer frutas.

Sabemos que, em uma viagem de pescaria com os amigos, é normal que, em alguns dias, se faça um churrasco ou outro prato mais pesado. Não é necessário abrir mão disso, mas evite ao máximo comer esse tipo de alimento à noite para pescar no outro dia de manhã.

Nesse caso, opte por fazer um churrasquinho em algum dia no horário do almoço e tire a tarde para descansar. 

2. Hidrate o seu corpo

Não há melhor maneira de hidratar o corpo do que ingerindo bastante água. Dessa forma, você evita a desidratação e os males que ela causa — desde o enjoo até a dor de cabeça. A dica é, durante a pesca, ter sempre uma garrafinha à mão e ir dando pequenos goles durante o dia.

Além disso, evite bebidas alcoólicas antes do embarque e no começo da viagem. Se quiser tomar aquela cervejinha, vá com calma. Priorize a pescaria ao invés da bebedeira, pois isso pode te causar enjoos e mal-estar.

3. Escolha bem a sua pescaria de barco

Pescadores mais experientes estão acostumados com o vai e vem do barco, portanto, costumam enjoar menos. Contudo, se você nunca pescou e está indo pela primeira vez, evite que essa experiência seja feita à noite, em mar aberto. Nesse período as ondas geralmente são mais fortes e o barco acaba balançando muito.

como evitar enjoo no barco escolha bem sua pescaria de barco
Escolha locais tranquilos para se iniciar na pesca embarcada.

Comece pescando em locais mais tranquilos, de preferência que você já conheça. Se possível, vá acompanhado de amigos pescadores que têm mais experiência na modalidade embarcado, para que eles passem algumas dicas durante o dia.

4. Jamais fique de estômago vazio

Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, o estômago vazio pode piorar o mal-estar, portanto, jamais fique sem comer. No café da manhã, por exemplo, você pode tomar chá, comer pão, torradas e biscoitos, e ingerir uma fruta ou um iogurte — lembre-se que a sua alimentação deve ser leve.

como evitar enjoo no barco jamais fique de estomago vazio
Não se esqueça de se alimentar antes, durante e depois da pescaria.

Lembre-se, nada de comidas muito pesadas! Coma coisas mais leves e suficientes para “forrar o estômago”. 

Leve alguns biscoitos sem recheio e sanduíches para comer durante o dia. A exposição aos raios solares e as atividades do barco vão drenar a sua energia, então, coma sempre algo entre as refeições.

5. Evite os cheiros fortes

Determinadas áreas do barco possuem um cheiro mais forte do que as outras. Próximo ao motor do barco, por exemplo, o odor mais característico é o do óleo diesel, e cheirá-lo constantemente pode afetar a reação do seu organismo, desenvolvendo os enjoos. Outra área que costuma ter um cheiro muito forte é o banheiro.

6. Leve um remédio para digestão e enjoo

O mal-estar no barco também pode ser evitado com a ingestão de remédios, tanto para enjoo quanto para má digestão. Mas, a automedicação nunca é indicada sem o acompanhamento profissional, portanto, esses remédios devem ser prescritos pelo seu médico.

7. Não fixe o olhar no interior do barco

Evite ficar olhando para pontos fixos dentro da embarcação. A melhor referência para o seu olhar está fora do barco, como o horizonte, as ilhas, outras embarcações, a água, e as nuvens são melhores assimilados do que o que está dentro dele, que vão parecer estar se movendo com mais frequência.

Além disso, evite ao máximo manipular linhas, carretéis e equipamentos que dependem muito da visão dentro do barco. De preferência, deixe tudo preparado no dia anterior.

como evitar enjoo no barco nao fixe o olhar no interior do barco
Ao pescar embarcado, mantenha o olhar fixo em pontos fora do barco.

8. Prefira evitar o enjoo que remediá-lo

Muitos pescadores acreditam que, ao passar mal, é só tomar um remédio. Porém, temos uma má notícia: uma vez que você começar a sentir enjoo, é provável que fique alguns minutos dessa forma. 

Tudo o que você puder fazer para que seu corpo chegue nesse estado (incluindo todas as dicas que demos acima) pode garantir uma pescaria mais gostosa. 

9. Vista-se com roupas para pesca

O excesso de exposição solar é outro fator para o mal-estar na pescaria, pois ela faz seu corpo perder muito líquido e leva à desidratação. Portanto, uma das dicas mais importantes de como evitar enjoo no barco é se vestir corretamente, com roupas apropriadas para a pesca.

Escolha peças que ofereçam proteção contra os raios ultravioleta, um tipo de radiação emitido pelo sol que causa queimaduras fortes e insolação, fatores que podem deixar seu corpo febril e causar enjoo.

Além disso, também é importantíssimo optar por roupas feitas em tecido dry fit, um tipo de malha respirável que proporciona um melhor controle da temperatura corporal e evita a desidratação.

Na Quisty, você encontra camisas de pesca, máscaras, bonés, chapéus e muito mais! Clique no banner abaixo e garanta suas roupas de pesca!

como evitar enjoo no barco vista-se para a pesca