A pesca esportiva é uma atividade prazerosa e que tem um número grande de adeptos no Brasil. Sua prática é possível em diversos pontos do país, devido à diversidade e riqueza de opções para locais de pesca, seja em água doce ou salgada. Para potencializar seus resultados, saber como escolher uma vara de pesca é essencial.

Por isso, nesse post, vamos apresentar as principais características que devem ser pesadas na hora de comprar uma vara que atenda perfeitamente a todas as suas necessidades.

Comprimento

O comprimento é um fator que acaba renegado a segundo plano entre os quesitos na hora da escolha. Hoje em dia, existem opções de vara no mercado que variam entre 1,35m até 2,75m.

Claro, uma maior amplitude de alcance é evidentemente melhor em algumas situações, mas isso pode ser contornado entendendo melhores os itens a seguir.

Ação

Esse item indica diretamente a flexibilidade da vara. A classificação da ação se refere à velocidade com que a vara retorna à posição natural, ou seja, completamente reta, depois de uma fisgada ou um trabalho com as iscas.

Saber como como escolher vara de pesca depende exclusivamente do seu objetivo. Não existe uma melhor. Numa pescaria em que a ‘pegada’ é essencial para o tipo de peixe, a extrarrápida funciona melhor, mas quando o peixe é brigador e precisa ficar um bom tempo na isca, a lenta ganha em utilidade.

  • Extrarrápida – Curvatura somente na ponta da vara

  • Rápida – Curvatura somente na terça parte dianteira da vara

  • Moderada – Curvatura na metade dianteira da vara

  • Lenta – Curvatura progressiva em toda a vara

Peso de arremesso

É o nível mínimo e máximo de peso de isca que uma vara consegue suportar na hora do arremesso. Em geral, esses valores são expressos no valor de onças (oz). Busca-se um equilíbrio entre objetivo da pescaria com o tipo de isca e o peso da vara, assim como sua capacidade de peso de arremesso.

Capacidade de peso

Reflete as capacidades mínima e máxima com que a linha deve trabalhar. Em ambos os casos, essa informação faz com que acidentes como a quebra da vara tenham seu risco minimizado. Não é recomendado arremessar a linha com um peso fora do raio de ação indicado.

Numa vara classificada como pesada, como veremos a seguir, em que a força abarca entre 5,5 e 13,5 quilos, seria interessante usar na carretilha ou molinete linhas nesse intervalo de peso, potencializando seu uso.

Força

É medida diretamente pela capacidade que pode ser aplicada sobre toda estrutura da vara, somando, principalmente, o carretel ou molinete, a isca e o tipo de peixe.

  • Ultraleve, UL – 900g até 3,5kg

  • Leve, L – 1,8kg até 4,5kg

  • Leve-Média, LM – 2,7kg até 5,5kg

  • Média, M – 3,5kg até 6,3kg

  • Média-Pesada, MH – 4,5kg até 9kg

  • Pesada, H – 5,5kg até 13,5kg

  • Extra-Pesada, XH – acima de 13,5kg

A grande maioria das varas produzidas atualmente são feitas com tipos avançados de fibra de carbono e variações. A indústria oferece modelos cada vez mais leves e eficientes, facilitando a atividade do pescador. No entanto, sempre tenha em mente que o seu objetivo é primordial para definir a melhor opção para você.

E aí, entendeu melhor como escolher uma vara de pesca perfeita? Ficou com alguma dúvida? Quer receber mais conteúdo como este e outras ofertas? Assine agora nossa newsletter e fique por dentro do assunto!