Conhecida como a lutadora das águas, a piapara é uma das espécies mais cobiçadas entre os pescadores. Seja pela adrenalina da captura, pela qualidade da sua carne ou pelo alto valor comercial, esse peixe movimenta o esporte e faz os praticantes estarem sempre em busca dos seus segredos e curiosidades.

Quer investir na espécie, mas não sabe por onde começar? Não se preocupe! Fizemos um miniguia para que você aprenda como pescar piapara da maneira correta. Confira!

Características da espécie

Com um tamanho médio entre 40 e 80 cm, as piaparas podem chegar a pesar até 7 kg. Por isso, a sua pesca exige certa técnica e experiência do pescador. Entre as suas características, podemos destacar a coloração prateada com detalhes em amarelo, o que a diferencia das demais espécies.

Muito esperta e resistente à fisgada, a piapara tem um nado tranquilo e conta com um modo bem peculiar e discreto de morder a isca. Dessa forma, o pescador deve estar muito atento para conseguir capturar, puxar e retirá-la da água no momento certo.

Local da pesca

Por ser um peixe muito forte e resistente à correnteza, a piapara geralmente pode ser encontrada no fundo dos rios. A espécie raramente se posiciona em meia água ou na superfície, o que influencia diretamente a escolha do equipamento usado.

O peixe pode ser encontrado em todas as regiões do país, principalmente nas áreas com bacias hidrográficas. Para localizá-lo com maior facilidade, opte por pescar em locais de temperaturas mais altas ou nos meses do verão, quando o clima está mais quente.

Escolha das iscas

Uma das dicas mais importantes de como pescar piapara corretamente é dedicar uma atenção especial às iscas. A espécie não é atraída por iscas artificiais; por isso, aposte em opções caseiras e naturais. Dentre as mais utilizadas entre os pescadores, podemos destacar:

  • massinhas — muito usada na captura da espécie, essa é uma mistura específica que pode ser feita em casa;
  • milho verde — deve ser preparado antes da pesca; 
  • polenta de milho;
  • caramujo — por ser uma isca mais complexa, é necessário dominar a técnica da captura;
  • caranguejo;
  • lambari — apesar de ser uma opção, é a menos usada entre as iscas anteriores.

Por se tratar de uma espécie forte, é fundamental contar com um equipamento bem resistente para fazer a captura da forma correta. E lembre-se: você precisa estar atento aos movimentos silenciosos do peixe para evitar que ele escape ou acabe ferido.

O segredo do sucesso

Uma das grandes apostas dos pescadores mais experientes para capturar espécies cobiçadas como a piapara é apostar no uso da ceva. A ceva é uma mistura muito usada para atrair os peixes até a isca e o seu sucesso atrai muita gente para a pesca esportiva.

A receita pode ser feita em casa e os ingredientes variam de acordo com a espécie que você pretende capturar.

Legal, não é? Agora que você já sabe como pescar piapara, é hora de colocar todas as nossas dicas em prática e ter ainda mais sucesso em suas pescarias! Com paciência e um pouco de treinamento é possível melhorar a sua técnica e ter resultados incríveis em suas capturas.

Este conteúdo te ajudou? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as dicas e novidades exclusivas sobre a pesca esportiva.