Além das ferramentas já conhecidas e essenciais para uma pescaria, como vara, anzóis e linhas, há uma outra que jamais deve ser esquecida: o alicate para pesca. Independentemente da modalidade — pesca esportiva, praia, alto-mar ou outras —, esse item tem papel fundamental em uma pescaria de sucesso.

O uso desse instrumento é uma forma de cuidado com a saúde do peixe, para não machucá-lo e também para evitar possíveis acidentes com o pescador. Isso porque ele auxilia durante o manuseio do pescado, como na retirada do anzol e de iscas da boca do peixe, no corte de linhas e cabos e em muitas outras situações.

Agora que você já sabe da importância do alicate para pesca, conheça alguns tipos dessa ferramenta e quais as funções de cada um!

Alicate de contenção

Um dos alicates mais comuns — e que também gera muita controvérsia e debates entre os pescadores — é o alicate de contenção, utilizado para ajudar a retirar o peixe da água. A discussão se dá porque, em muitos casos, a ferramenta é usada da forma incorreta, o que pode causar machucados nos animais.

O equipamento deve ser usado apenas para auxiliar na tarefa, e não para puxar o peixe da água usando somente o alicate. O certo é segurar com a mão e firmar o peixe com o alicate. A carpa, por exemplo, é um peixe que tem a boca muito sensível e não aguenta o próprio peso, o que gera ferimentos se for erguida por essa parte do corpo.

Alicate de bico

Após a retirada do peixe da água, chega a hora de retirar a garateia das iscas artificiais. É justamente nesse momento que o alicate de bico será seu grande aliado. Muitos peixes têm os dentes bastante afiados (como traíras e peixe-espada) e, se não forem utilizados itens de proteção, podem causar lesões.

Alicate de pesca multifunção

Para evitar a compra de vários alicates com funções distintas, o alicate multifunção é uma boa pedida. Em um único objeto, você conseguirá cortar qualquer tipo de linha (de fluor carbon a multifilamento), cortar fios de aço e até mesmo cortar anzóis. Entre outras funções, estão:

  • trocar anzóis ou garateias de iscas artificiais;

  • apertar as travas de fio de aço;

  • retirar o anzol da boca do peixe;

  • prensar chumbos e outras utilidades.

Canivete multifunção

Com a mesma ideia do canivete suíço, esse tipo de alicate tem vários apetrechos com funções variadas. São cortadores de fios, chaves de fenda e chave Philips, faca pequena e até um escamador de peixes, entre outros utensílios práticos. É um acessório bem completo e que facilitará a pescaria em qualquer modalidade.

Para cada estilo de pescador, é possível encontrar o alicate de pesca ideal. Alguns preferem a praticidade do alicate multifuncional ou do canivete, enquanto outros preferem ter cada uma das ferramentas específicas de cada função. O mais importante é analisar o tipo de pescaria e perfil do pescador antes de escolher, além de conhecer bem para que servem os alicates. Depois de decidir, é só aproveitar a pescaria com mais tranquilidade.

Ficou querendo comprar o seu? Confira as opções de alicate para pesca que a Quisty oferece!

Banner-Blog-Dourado-do-Rio