Saiba para que serve o alicate para pesca e como escolher o ideal

alicate para pesca

Além das ferramentas já conhecidas e essenciais para uma pescaria, como vara, anzóis e linhas, há uma outra que jamais deve ser esquecida: o alicate para pesca. Independentemente da modalidade, esse item tem papel fundamental no dia a dia de um pescador.

É com o alicate que você consegue proteger tanto o meio ambiente quanto evitar acidentes de pesca. Quer saber mais sobre a importância de se utilizar esse item e escolher os modelos certos para a sua tralha? Continue a leitura até o fim!

A importância de usar o alicate certo na pesca

Antes de mais nada, o uso do alicate é uma forma de cuidado com a saúde do peixe. Ao utilizá-lo, você evita que o anzol machuque a boca do animal, retirando-o com mais facilidade.

Vale lembrar que a preservação dos peixes e da natureza é um dever de todo praticante de pesca esportiva. Quanto maiores os cuidados, mais você estará ajudando na manutenção de um ambiente mais sustentável.

Além disso, os alicates também podem evitar possíveis acidentes com o pescador. Não é incomum ver colegas se acidentando com anzóis e farpas, algo muito doloroso e perigoso. 

alicate para pesca importância de usar o alicate certo na pesca
Além de multifuncionais, os alicates servem para proteger os peixes e os pescadores.

Essa ferramenta auxilia durante o manuseio do pescado, evitando que o animal faça movimentos bruscos e machuque você, e também facilita a retirada do anzol e de iscas da boca do peixe.

Por fim, trata-se de um item muito versátil. Além da retirada do anzol e do manuseio do peixe, você poderá cortar linhas e cabos, melhorar os nós, fazer empates, trocar a garateia de iscas artificiais, entre muitas outras funções.

Tipos de alicate de pesca

Agora que você já sabe da importância do alicate para pesca, conheça alguns tipos dessa ferramenta e quais as funções de cada um!

Alicate de contenção

Um dos alicates mais comuns — e que também gera muita controvérsia e debates — é o alicate de contenção, utilizado para ajudar a retirar o peixe da água. Com um gatilho fácil de operar, ele se encaixa perfeitamente à boca do animal, facilitando o trabalho do pescador.

A discussão se dá porque, em muitos casos, a ferramenta é usada da forma incorreta, o que pode causar machucados nos animais. O equipamento deve ser usado apenas para auxiliar na tarefa, e não para puxar o peixe da água usando somente o alicate. 

alicate para pesca alicate de contenção
O alicate de contenção deve ser usado com muito cuidado para não machucar o peixe.

O certo a se fazer é segurar com a mão e firmar o peixe com o alicate. A carpa, por exemplo, é um peixe que tem a boca muito sensível e não aguenta o próprio peso, o que gera ferimentos se for erguida por essa parte do corpo.

Atualmente, alguns modelos incluem balança, o que ajuda na hora de saber o peso exato do peixe. Lembre-se de utilizar a ferramenta com sabedoria! 

Alicate de bico

Após a retirada do peixe da água, chega a hora de retirar anzóis ou garateias das iscas artificiais. É justamente nesse momento que o alicate de bico será seu grande aliado. Muitos peixes têm os dentes bastante afiados (como traíras e peixe-espada) e, se não forem utilizados itens de proteção, podem causar lesões.

Ao usar esse modelo, evite forçar a boca do peixe, e faça um movimento rápido e objetivo para que o gancho saia com facilidade. Em alguns casos, pode ser necessário usar o alicate de contenção em uma mão, evitando os movimentos bruscos do animal, e o de bico na outra, retirando a fisga.

Alicate de pesca multifunção

Para evitar a compra de vários alicates com funções distintas, o alicate multifunção é uma boa pedida. Em um único objeto, você conseguirá cortar qualquer tipo de linha (de fluorcarbono a multifilamento), cortar fios de aço e até mesmo cortar anzóis. Entre outras funções, estão:

  • trocar anzóis ou garateias de iscas artificiais;
  • apertar as travas de fio de aço;
  • retirar o anzol da boca do peixe;
  • prensar chumbos e outras utilidades.

Canivete multifunção

Com a mesma ideia do canivete suíço, esse tipo de alicate tem vários apetrechos com funções variadas. São cortadores de fios, chaves de fenda e chave Philips, faca pequena e até um escamador de peixes, entre outros utensílios práticos. É um acessório bem completo e que facilitará a pescaria em qualquer modalidade.

alicate para pesca canivete multifunção
Canivete multifunção: ocupa menos espaço e pode ser usado para inúmeras funções.

Alicate de bico comprido

O último modelo é uma sugestão para quem pesca espécies com a boca funda, como robalo e black bass. O alicate de bico comprido serve para alcançar o fundo da cavidade bucal do peixe sem que você se machuque.

Isso porque, se o peixe engolir uma isca artificial, ele pode ter problemas graves e dificilmente sobreviverá na natureza. Da mesma forma, você evita perder sua isca favorita. Se esse for um problema recorrente, não deixe de ter um alicate de bico comprido em sua tralha.

Para cada estilo de pescador, é possível encontrar o alicate de pesca ideal. Alguns preferem a praticidade, como multifuncional ou canivete, enquanto outros preferem ter cada uma das ferramentas específicas de cada função.

O mais importante é analisar o tipo de pescaria e perfil do pescador antes de escolher, além de conhecer bem para que servem os alicates. Depois de decidir, é só aproveitar a sua prática esportiva com mais tranquilidade.

Gostou da leitura? Essas dicas ajudaram você de alguma forma, preencha o formulário abaixo e assine nossa newsletter! Dessa forma, você recebe nossos novos conteúdos diretamente no seu e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *