A piracema, chamada também de defeso, é o período em que os peixes buscam o local ideal para acasalar. Durante esse tempo, a legislação estipula algumas regras para a pescaria, evitando que haja interferência humana na reprodução dos animais.

Saber quais peixes podem ser pescados na piracema e quais não podem é importante para não gerar consequências negativas, tanto para a natureza quanto para o pescadores.

Os meses de proteção são fundamentais para a sobrevivência das espécies, e a medida é assegurada por leis detalhadas. Confira neste post detalhes sobre a piracema e tudo o que pode e o que não pode no período de defeso.

O que é a piracema?

Durante o verão, é comum que a temperatura da água fique mais quente, e o aumento das chuvas faça deixe os rios mais cheios. Por causa dessas condições, os peixes entendem que é hora de procurar um local mais fresco e protegido para se reproduzirem.

Os animais deixam seu “lar de alimentação”, onde passam boa parte de duas vidas, e sobem a correnteza em busca de condições mais favoráveis. Durante essa jornada, eles desenvolvem hormônios sexuais, tornando-se mais preparados para o acasalamento.

Por causa da grande distância que têm que percorrer e dos perigos pelo caminho, como predadores, obstáculos e cachoeiras difíceis de subir, muitos peixes acabam não sobrevivem ao caminho.

Pescar animais durante o defeso pode contribuir para sua extinção, pois as fêmeas deixam de depositar suas ovas e os machos deixam de fecundá-las. 

piracema
Durante a piracema, os peixes sobem os rios buscando o local ideal para reprodução.

Para manter o equilíbrio ecológico na vida aquática, foi definido um período em que a pesca de diversas espécies fica proibida. Em boa parte do país, a piracema inicia no dia 1 de novembro e vai até o dia 28 de fevereiro do próximo ano.

O defeso é importante para a manutenção da vida nas águas, em que os animais conseguem se reproduzir e crescer sem serem prejudicados pela pesca predatória. A piracema é amparada pela Lei Federal n° 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, mas existem leis estaduais sobre o defeso. Quem desrespeitar essas leis corre risco de detenção e pode receber multa que varia de R$ 1 mil a R$ 100 mil.

Curiosidade: o nome piracema vem do idioma tupi, e significa “saída dos peixes”. 

Quais peixes podem ser pescados na piracema?

As legislações têm diferenças de acordo com as regiões e estados, levando em consideração as especificidades de cada lugar. No geral, a pesca na modalidade desembarcada em rios e com captura de espécies não nativas e híbridas estão permitidas, desde que sejam feitas com vara de mão ou caniço simples.

Em reservatórios são permitidas as modalidades embarcadas e desembarcadas, mas com restrições de materiais. Peixes exóticos e introduzidos estão liberados, mas há um limite de 3 a 10 quilos que muda de estado para estado. Portanto, é essencial conferir o que diz a legislação do local onde você reside.

A seguir, preparamos uma lista de peixes de piracema para facilitar sua pescaria. Confira:

Ditas as regras gerais, é importante saber as especificidades do local em que você pesca, já que há peixes proibidos na piracema de acordo com a região. Se você quer saber como pescar corretamente no seu estado, clique aqui e confira as regras diretamente no site do Ibama. 

Quais são as proibições durante a piracema?

Além das espécies que ficam protegidas nesse período, há lugares específicos em que a pesca fica proibida independentemente do tipo de peixe. As lagoas e marginais são alguns pontos em que não se pode pescar, assim como a captura a menos de 500 metros de desembocadura e confluente de rios. Já a distância em barragens de usinas deve ser de 1.500 metros.

Outra proibição é a de competições, entre as quais estão torneios e gincanas. As espécies proibidas de pesca são:

  • mandi;
  • traíra;
  • lambari e outros.

Licença de pesca

Durante a piracema, é indispensável que o pescador tenha a licença para pesca. Esse documento indica às autoridades responsáveis que você é um praticante de “pesque e solte”, já que a pesca predatória é proibida. 

Não ter a carteirinha em mãos pode acarretar na apreensão do equipamento de pesca, mesmo que pescador esteja praticando a modalidade esportiva.

Quais são os equipamentos proibidos?

O uso de alguns equipamentos de pesca também não são permitidos na piracema. Instrumentos perfurantes como lanças, arpões, fisgas e bicheiras não podem ser utilizados. 

Iscas de materiais orgânicos, como animais aquáticos, também estão barradas, sejam elas vivas, sejam elas mortas. A exceção é a utilização de lambaris e alguns tipos de peixes pequenos, porém é obrigatório ter em mãos a nota fiscal indicando que aquele produto foi comprado e não pescado. Caso contrário, invista em iscas artificiais.

piracema
É necessário utilizar iscas artificiais para pescar durante a piracema.

O que acontece com os pescadores profissionais na piracema?

Uma dúvida frequente sobre o período diz respeito aos pescadores profissionais, que ganham a vida com a pesca. Afinal, se a captura de determinados peixes é proibida, de onde essas pessoas tiram seu sustento?

Durante o defeso, os pescadores registrados junto à Secretaria de Trabalho, pasta do Ministério da Economia, têm direito a um auxílio por parte do governo, que equivale a um salário mínimo e tem limite de cinco meses

Para reivindicar esse direito, é necessário entrar em contato com a secretaria responsável na sua região.

Ter conhecimento de quais peixes podem ser pescados na piracema é o dever de todo pescador, profissional ou amador. O respeito à natureza e ao ciclo natural de vida dos bichos é fundamental para a preservação das espécies, e fazer isso garantirá que a prática da pesca esportiva seja feita pelas próximas gerações.

Sempre que for pescar, seja na piracema ou não, não se esqueça que a proteção deve estar em primeiro lugar! Usar camisas com proteção UV pode evitar insolação e queimaduras causadas pelo Sol e tornar sua pescaria mais saudável.

Além disso, escolha roupas com tecido dry fit, que ajudam no controle da temperatura corporal e mantém o corpo fresco mesmo em dias quentes. Para conferir modelos exclusivos e personalizados, acesse o site da Quisty clicando no banner abaixo! 

piracema