Você já pensou na possibilidade de usar um sonar para a pesca esportiva? Bem, essa é uma dúvida muito frequente entre os pescadores que desejam evoluir ainda mais dentro do seu esporte, que continua a crescer ano após ano.

Com os frequentes avanços em tecnologia e com os custos se tornando cada vez mais baixos, o sonar e outros equipamentos estão se tornando o sonho de consumo de todos que praticam essa atividade milenar.

No post de hoje, nós abordaremos algumas das principais questões a respeito da utilização de um sonar. Ficou interessado em saber mais a respeito? Continue a sua leitura!

Como funciona um sonar?

Antes de falarmos a respeito dos benefícios e dos reais motivos para a compra de um equipamento como esses, é importante explicarmos brevemente como ele funciona.

O sonar é um equipamento que consegue emitir ondas sonoras em frequências altíssimas, que chegam a ultrapassar os 20.000 Hertz.

Uma vez que o som é emitido para o ambiente em questão, o aparelho capta os ecos e automaticamente calcula a distância entre todos os objetos encontrados.

Essa tecnologia foi desenvolvida a partir de um estudo feito com a própria observação da ecolocalização que alguns animais apresentam. E, como uma pequena curiosidade, a palavra sonar significa “SOund NAvigation and Ranging”, que em tradução livre significa algo como “Som, Navegação e Alcance”.

Porque investir em um equipamento como esse?

Se você já pescou na vida, certamente já deve ter passado pela triste situação de não ter encontrado nenhum peixe. Passar horas a fio em um local na esperança de que a isca seja mordida pode ser uma excelente forma de lazer para algumas pessoas, porém, para a pesca esportiva, essa prática tende a não ser adequada.

Quando utilizamos um sonar, esse tempo de espera é reduzido consideravelmente. Nós conseguimos observar onde estão os peixes e conseguimos até mesmo identificar a profundidade e a distância de certos locais que jamais conseguiríamos perceber a olho nu.

Cardumes também podem ser encontrados e, em suma, a pesca se torna mais dinâmica e mais “ativa”, uma vez que temos mais informações ao nosso dispor.

Apenas como um dado, nos anos 50 foi realizada uma pesquisa nos Estados Unidos em que foi constatado que 90% dos peixes se encontravam em 10% da água em lagos isolados. Somente com esse dado nós podemos concluir que um auxílio na localização é mais do que bem-vindo, não é verdade?

Quanto ao custo benefício do aparelho, hoje nós temos opções de entrada que conseguem suprir tranquilamente as necessidades de um pescador amador.

Obviamente, quanto mais caro for o equipamento, mais dados você terá acerca do seu local de pesca. Entretanto, é preciso que o usuário saiba interpretar tudo o que está sendo exigido com maestria, e isso faz com que as opções mais caras nem sempre sejam as mais adequadas.

Por fim, é preciso ressaltar que as informações sobre localidade dos peixes podem realmente transformar um dia ruim em um excelente momento para o pescador, e essa é definitivamente a maior vantagem que o sonar pode proporcionar.

Com essas informações, você já tem mais dados para considerar na hora de decidir se usar um sonar para pesca esportiva vale a pena. Gostou do conteúdo? Que tal curtir a nossa página no Facebook e ficar sempre bem informado sobre esse tema? Vamos lá!