Com a correria do dia a dia proporcionada pela vida exaustiva no meio urbano, nada melhor que se distrair um pouco e espairecer as ideias na natureza, não é mesmo? E para isso, muitas pessoas buscam na pescaria amadora uma fonte de lazer e diversão. Seja com a família, seja com os amigos, poucas coisas são mais relaxantes que um final de semana longe de onde se está acostumado, com gente querida, cervejas e anzol.

A pescaria é, inclusive, recomendada por muitos médicos para as pessoas que sofrem com uma rotina pesada e estressante, sendo apontada como uma forma de lazer muito saudável para o corpo e a mente. Afinal, já diz o ditado: “Tá nervoso? Vai pescar!”. Então prepare o equipamento de pesca e confira com a gente os 5 benefícios que um bom dia de pescaria pode trazer!

Diminui o estresse e proporciona tranquilidade

Estudos médicos comprovam que o ato de pescar como um todo, desde a metódica preparação dos equipamentos até o esperado momento de pegar um peixe, auxilia na diminuição do estresse e proporciona um momento de tranquilidade e bem-estar. Isso porque a atividade pesqueira exige calma e muita atenção.

São detalhes mínimos que fazem a diferença: a isca certa, o modo ideal de jogar a vara e, o mais importante, a paciência necessária até a hora certa de o peixe fisgar o anzol. Toda essa atmosfera contribui para um bom equilíbrio físico e paz interior.

A pesca ajuda a refletir sobre a vida, a relaxar e a esquecer dos problemas do cotidiano por uns momentos. É uma alternativa divertida à terapia, em que se é possível passar um tempo com amigos e família, rindo e compartilhando histórias.

Desenvolve o espírito esportivo

A pescaria amadora também é conhecida como pescaria esportiva. É o famoso “pesca e solta”. Ela recebe esse nome porque o peixe, depois de pego, deve ser devolvido à água, pois tudo não passa de um passatempo.

Os pescadores desenvolvem dessa forma a índole pessoal e o sentimento de que todos ali estão se divertindo também. São vários os que fazem apostas entre si, competindo sobre quem pega mais peixes em um determinado intervalo de tempo. Isso estimula não só espírito esportivo, como também o próprio respeito ao meio ambiente, ao contribuir com a manutenção do ecossistema.

A competição para ver quem pesca o maior peixe exige que se desenvolva qualidades fundamentais para qualquer pessoa, como a concentração e o pensamento rápido. Claro que existe um limite de desafio sadio – o pescador deve se divertir e aprimorar habilidades que serão úteis para outras áreas da vida. Melhorar e adquirir talentos é excelente para a autoestima.

Incentiva o contato com a natureza

Muitas pessoas estão acostumadas à “selva de pedra” e não são incentivadas a conhecer a natureza mais de perto e o bem-estar que ela proporciona. Com a pescaria amadora, essa distância é encurtada, não só para os pescadores, mas para a família que também busca lazer e tranquilidade nos lugares mais incríveis.

Os peixes, a água, as árvores ao redor… Todo o meio ambiente à volta cria um clima de serenidade e paz, abrindo portas para novas experiências durante a atividade e mostrando que a praticidade da vida na cidade pode ser deixada de lado ao se aproveitar de momentos especiais como esse.

Além da tranquilidade que o contato com a natureza traz, há uma série de vitaminas e nutrientes em locais distantes das cidades. Lugares arborizados e próximos à água possuem maior oxigenação, e o ar fresco fortalece o sistema imunológico e melhora a capacidade de pensamento ao oxigenar o cérebro. Ambiente de pescaria também é bom para o corpo!

Permite fazer novas amizades

Nada melhor do que ir pescar e levar a família e os amigos. Além disso, o ambiente esportivo proporciona ótimas chances para você conhecer novas pessoas no local e fazer amizades, compartilhando experiências e aproveitando o momento para pescar em equipe.

O contato com indivíduos diferentes é ótimo para conhecer outras ideias e evoluir como ser humano, pois amizades diversas geram distintos pontos de vista. Ademais, ampliam sua rede de contatos, seja para lazer seja para negócios, nunca se sabe onde estão as oportunidades.

Afinal, uma competição amigável, além de ser saudável, é excelente para aprimorar suas habilidades a partir dos conselhos de amigos pescadores. Estudos comprovam que as amizades ligadas a momentos de lazer melhoram o humor e a felicidade da pessoa.

Assim, o senso de pertencimento a um grupo de amigos é excelente para a saúde mental, e os laços de amizade podem ser fortalecidos em dias de descontração, como um final de semana de pescaria, por exemplo.

Estimula a conscientização pela vida animal

O ato de “pescar e soltar” é importante tanto para o espírito esportivo, como para a conscientização sobre a vida animal, pois, quando o peixe é devolvido ao seu habitat, ele terá oportunidade de se reproduzir e gerar mais filhotes, dando continuidade à vida aquática e impedindo que a espécie sofra risco de desaparecer naquele meio.

Se programe para a época mais adequada e evite a Piracema – período de reprodução de peixes, que abrange todo o território nacional, durante outubro a fevereiro do ano seguinte. A prática é proibida por lei desde 1998.

Isso estimula os pescadores a pensarem nas consequências futuras e agirem de forma consciente, abatendo apenas pequenas quantidades para consumo próprio e dando continuidade à atividade pesqueira para as próximas gerações.

A consciência de que tudo tem um futuro, no caso a pescaria, deve ser estendida para todas as coisas da vida, como as relações familiares e amizades. Portanto, pensar na sustentabilidade dos peixes é preservar momentos de alegria para as pessoas que ainda nascerão.

Cabe ressaltar que para exercer a prática da pescaria amadora em qualquer lugar, é obrigatória uma licença individual, caso contrário, o pescador terá que pagar multas de R$ 500,00 a R$ 2000,00. Há duas modalidades de licença: A – desembarcada e B – embarcada, no entanto, a B vale pelas duas. A provisória tem validade de 30 dias, enquanto que a normal dura um ano e precisa ser renovada.

O documento é feito via internet. Após o preenchimento do formulário, é gerado um boleto, e, somente 10 dias depois do pagamento deste, você poderá visitar o mesmo link e imprimir a licença. Lembre-se que as normas variam conforme o estado, que pode ter leis específicas, como Mato Grosso e Goiás, por exemplo.

Pescar é tudo de bom, não é mesmo? Além de proporcionar uma série de benefícios para o corpo e para a mente, a pescaria amadora é essencial para estimular a conscientização sobre a preservação da vida animal e aprimorar ainda mais o espírito esportivo que há dentro de nós.

E você? Já está com a licença em mãos? Se não estiver, clique aqui e aprenda o passo a passo para tirar sua licença.