Tem se tornado cada dia mais comum ver pessoas com tatuagens. Além de contribuir para a aparência e o estilo, é uma boa forma de gravar na pele a paixão por sua família, músicas, hobbies, times de futebol, religião, entre outros.

É o caso da tatuagem de pescaria. Muitos pescadores têm estampado em suas peles desenhos de peixes ou imagens relacionadas a pescas, para dar um tapa no visual e reafirmar o fascínio pelo esporte.

A seguir, listamos os principais estilos de tatuagem, além de algumas ideias para os pescadores que querem gravar imagens no seu corpo. Confira!

Estilos

Nem todas as tatuagens seguem o mesmo estilo. Dependendo da mão do artista, você pode ter um traço mais fino ou mais grosso, cores mais simples ou variadas e formatos diferentes. 

Na hora de escolher o estilo de tatuagem, é importante procurar um tatuador que saiba reproduzir a ideia. Procure se informar antes de marcar o desenho, afinal, ele ficará na sua pele para sempre. 

Realista

Como o nome indica, as tatuagens realistas são aquelas que buscam reproduzir imagens reais. Ou seja, não há uma estilização do desenho e ele é tatuado como se fosse uma “foto na pele”.

tatuagem de pescaria realista
Tatuagem de tucunaré. Foto: Reprodução/@brunosantostattoo (Instagram).

Japonês

Conhecido como Irezumi, esse estilo de tatuagem é praticado no Japão desde séculos antes de Cristo. As imagens remetem à cultura local, como fênixes, tigres, serpentes e dragões.

As tatuagens de carpa e as ondas são desenhos populares da cultura japonesa e, por isso, muitos pescadores optam por esse estilo. 

tatuagem de pescaria japonesa
Carpas e ondas são desenhos comuns no estilo japonês. Foto: Reprodução/@kytattooer(Instagram).

Old School

Também chamado de tradicional, o old school remete aos primeiros desenhos tatuados por marinheiros no início do século 20. As imagens incluem âncoras, navios, pin-ups, sereias, corações, rosas e águias.

Assim como as tatuagens japonesas, os desenhos têm uma aparência mais sólida, as cores são mais simples e os contornos, mais firmes.

tatuagem de pescaria old school
Cores sólidas e traços grossos são marcas do estilo old school. Foto: Reprodução/@pyckeoner (Instagram).

Tribal

O surgimento da tatuagem tribal está relacionado aos primeiros povos que habitaram o planeta. Muitas dessas tribos marcavam seus corpos com tinta, em formatos com linhas e traços sólidos.

tatuagem de pescaria tribal
Dourado do mar estilizado como tatuagem tribal. Foto: Reprodução/NetLuxury.

Blackwork

Tendência nos últimos anos, o blackwork é inspirado nas tatuagens tribais da polinésia e dos nativos americanos, porém repaginadas e com novos elementos. Trata-se de um estilo sem cores, trabalhado somente em preto, branco e nuances de cinza.

tatuagem de pescaria blackwork
Tatuagem de peixe feita em blackwork. Foto:Reprodução/@lyon.sandro (Instagram).

Geométrica

Como o nome indica, são desenhos construídos por meio de formas geométricas. Muitos gostam desse estilo, pois as imagens formam um contraste legal com as linhas corporais.

tatuagem de pescaria geometrica
Os peixes em formato geométrico formam belas tatuagens. Foto: Reprodução/TattooMagz.

Desenhos

Se você é pescador e quer marcar na pele o amor por esse esporte, há diversas ideias de tatuagem que ficarão muito bonitas. Listamos algumas das principais a seguir, para que você possa se inspirar!

Peixes

Talvez sejam as ideias de tatuagem mais óbvias, mas, ao mesmo tempo, simples e diretas. Com a prática, é comum que os pescadores criem vínculo com algumas espécies de peixes, a ponto de tatuá-las. 

Espécies grandes como dourado, tucunaré e tambaqui, que são verdadeiros troféus para os pescadores, são muito comuns. Muitos, inclusive, levam fotos reais dos peixes que pescaram para que o tatuador se baseie na hora de fazer o desenho.

tatuagem de pescaria  dourado do mar
O dourado do mar é um troféu que merece ser gravado na pele. Foto:Reprodução/@brittanie.leigh (Instagram).

tatuagem de pescaria dourado do mar
Tattoo do momento em que um bruto é fisgado. Foto: Reprodução/Ronaldo Tattoo.
tatuagem de pescaria black bass
O black bass fica muito bonito aliado à estética japonesa. Foto:Reprodução/NextLuxury.

Equipamentos de pesca

O que seria de um soldado sem suas armas? Alguns pescadores preferem gravar em sua pele apetrechos como varas, iscas, anzóis, os equipamentos que acompanham as fisgadas.

tatuagem de pescaria equipamento de pesca
O pulo do dourado e varas de pesca deixaram essa tatuagem incrível! Foto: Paulo Lemes (Instagram)/Reprodução.
tatuagem de pescaria homenagem
Outra ideia é homenagear entes queridos por meio de tatuagens. Foto: Eduardo Coura/Reprodução.
tatuagem de pescaria anzol
O anzol cravado na pele é uma ideia divertida de tatuagem 3D. Foto: Octopus Tattoo/Divulgação.
tatuagem de pescaria  isca
Que tal tatuar uma isca estilizada? Foto: Muka Novaski/Reprodução.

Barcos

São os veículos dos pescadores, e onde muitos encontram paz e descanso da rotina. Nada melhor que homenageá-los na pele, lembrando dos bons momentos pescando.

tatuagem de pescaria  barco
Um barco em estilo blackwork. Foto: Divulgação/Fabio Mauro.
tatuagem de pescaria  fisgada
Tá na foto! Que tal tatuar o momento em que o peixe pula para fora d’água? Foto: Divulgação/Deb Adams.

Partes do corpo para tatuar

A escolha do local também é um assunto delicado. Como você já deve saber, as tatuagens são feitas com agulhas, o que causa desconforto e dor.

Algumas pessoas são mais ou menos suscetíveis às dores, e o ideal é que você faça o teste. Se é sua primeira tatuagem, é recomendado que você escolha um local em que a dor não é tão intensa (como a parte posterior da perna ou superior do antebraço), e vá se acostumando aos poucos. 

Uma regra muito comentada pelos tatuadores é que, quanto mais perto dos ossos (como costelas, joelho e cotovelo), maior será a dor. Partes em que a pele é mais fina (como barriga, axilas e costas) também podem ser bastante doloridas.

Para ajudar na sua escolha, deixamos um infográfico do blog Manual do Homem Moderno com um índice de dor por parte do corpo. 

tatuagem de pescaria

Cuidados com a tatuagem

A pesca é um esporte praticado por muitas horas debaixo do Sol, que além de causar queimaduras na pele, também pode desbotar a tatuagem. Por isso, durante o primeiro mês, evite ao máximo que a luminosidade atinja o desenho, ou ele pode estragar.

Além disso, a utilização de roupas com proteção UV+50 pode ajudar a manter a nitidez e a bela aparência de sua tattoo, já que serão menos prejudicadas pelos raios ultravioleta.

A Quisty oferece modelos exclusivos de roupas em tecido dry fit com proteção contra os raios de Sol. Além de deixar seu corpo imune a queimaduras e outros problemas, podem proteger suas tattos.

Todas as estampas são exclusivas, e as costas da camisa podem ser personalizadas com nomes e frases. Clique no banner abaixo e escolha a sua!

tatuagem de pescaria