O tucunaré é um peixe que vive nos rios da América do Sul, especialmente no Brasil. Esse peixe pertence à família Cichlidae, considerada a espécie mais rica de peixes de água doce do mundo e, também, uma das maiores famílias de vertebrados.

Esse tipo de peixe é de médio porte e tem comprimento que varia entre 30 centímetros a 1 metro. Eles vivem em lagoas, lagos e rios, preferindo águas lentas ou paradas e são peixes diurnos. O tucunaré é carnívoro e alimenta-se especialmente de camarões e peixes.

Neste post, apresentamos as principais espécies e curiosidades sobre esse peixe. Quer ficar por dentro do assunto? Então, confira!

Em quais localidades o tucunaré pode ser encontrado?

Se você deseja conhecer locais onde pescar tucunarés, deve saber que eles podem ser encontrados em praticamente todo o Brasil, principalmente na Bacia Amazônica, no Pantanal e região do Alto-Paraná. Em alguns estados, como o Rio Grande Do Sul, há poucos relatos de capturas.

Os estados do Nordeste e Norte são os que apresentam as maiores espécies, como a pinima e o açu, ao passo que os do Centro-Oeste e Sudeste apresentam os conhecidos azul e amarelo.

Além disso, esse peixe é considerado um dos maiores responsáveis por disseminar as iscas artificiais no Brasil. Isso acontece porque eles são predadores bastante agressivos, que residem em locais de águas calmas, como lagos de hidrelétricas e algumas represas no Centro-Oeste e Sudeste, os quais são numerosos e de fácil acesso.

Qual é a espécie mais cobiçada?

Esse peixe é um dos maiores exemplares da família dos tucunarés, e vive na região amazônica, podendo ultrapassar 1 metro de comprimento e 15 quilos. Além do mais, é um predador que requer muita habilidade e bons equipamentos para ser capturado.

O recorde, de acordo com a Associação Internacional de Pesca Esportiva (IGFA, na sigla inglesa), é de um tipo de 13.19 quilos que foi pescado em Santa Isabel do Rio Negro, em 2010.

Como são os filhotes de tucunaré?

Ao nascerem, os filhotes de tucunaré apresentam pintas pretas por toda a extensão do corpo e após algum tempo se transformam em uma linha contínua. Quando vão ficando maiores eles começam a desenvolver barras verticais.

A cor dessas barras varia de acordo com o estado de espírito do peixe. Quando a condição é satisfatória, elas são muito ressaltadas.

Qual é o período de reprodução?

A reprodução desse peixe na natureza ocorre no período de chuva, entretanto em lagoas artificiais e ambientes como reservatórios, no qual existe pouca variação do nível da água, o peixe pode reproduzir várias vezes durante o ano.

Esta espécie não realiza piracema, no entanto na época de reprodução os adultos formam pares, fazem ninhos no fundo de lagos e troncos submersos, onde cuidam da sua prole.

Algumas espécies desse peixe são o tucunaré-açu, que apresenta a cor marrom escuro e amarelo-ouro, tucunaré azul, que tem o dorso azulado e corpo azul e acinzentado, e o tucunaré borboleta, que tem coloração que vai do amarelo-esverdeado ao amarelo ouro.

Esse peixe apresenta muitas curiosidades e, além do Amazonas, os tucunarés são muito encontrados no Lago da Serra da Mesa (GO) e no Lago do Peixe Angical (TO).

Se você gostou do post e quer ficar por dentro das nossas postagens, siga-nos nas redes sociais. Estamos no FacebookInstagramYouTube e Twitter!