A pesca é um esporte saudável que, além de proporcionar ao praticamente conhecer lugares diferentes e aumentar o seu círculo de amizades, ainda ajuda aliviar o estresse do dia a dia, sendo uma ótima opção de hobby. Porém, se não houver cuidado com os efeitos dos raios solares sobre a pele, é possível desenvolver sérios problemas de saúde.

No post de hoje, trouxemos alguns efeitos dos raios solares na pele e dicas de como se proteger. Acompanhe.

Conheça os efeitos dos raios solares sobre a pele

O sol não é somente um vilão e pode fazer bem para nossa saúde. É através da radiação solar que nosso organismo produz a vitamina D, essencial para a absorção do cálcio pelo organismo. Ele também ajuda a combater problemas como a depressão, o mal de Alzheimer e o câncer de próstata, mama e cólon.

Porém, quando ficamos muito tempo expostos ao sol, a radiação que ele emite traz sérios danos para a pele. De início não damos muita importância. Afinal, aparece uma vermelhidão que se vai com o tempo. Contudo, essa pequena ardência pode ser uma queimadura por radiação, e seus efeitos nocivos são cumulativos no organismo, trazendo problemas maiores a longo prazo.

As queimaduras causadas pelos raios do sol podem ser desde essa vermelhidão, uma descamação, até casos mais graves, provocando bolhas na pele.

Além das queimaduras, os efeitos dos raios solares sobre a pele causam também o envelhecimento precoce. Com a exposição solar excessiva, a pele perde sua elasticidade e firmeza, fica mais ressecada e desidratada, interferindo também na aparência.

Os efeitos dos raios solares na pele também podem acarretar problemas como:

  • lucite estival;
  • acne;
  • urticária solar;
  • cloasma;
  • vitiligo;
  • fotossensibilidade.

Entre todos os efeitos dos raios solares sobre a pele, aquele que mais preocupa é o câncer de pele. Este aparece com o tempo e apresenta maiores chances de ser desenvolvido por pessoas que se exponham ao sol por períodos prolongados e em horários de maior radiação, entre 10 e 14 horas. Quem possui sardas, manchas de nascença ou pintas na pele tem maiores chances de desenvolver o câncer.

Por isso, é essencial proteger a pele no dia a dia e buscar por uma cobertura eficiente quando ficar exposto ao sol durante muito tempo.

Proteja sua pele dos efeitos dos raios solares

O que os especialistas indicam como sendo a maneira mais eficaz de proteger a pele, seja no dia a dia ou na prática de esportes, é o uso do filtro solar. Entretanto, um problema que muitos enfrentam é o esquecer do protetor solar ou então não gostar de fazer uso desse produto.

A textura, o odor e a sensação do creme na pele é o que causa essa repulsa pelo filtro solar, mas isso acaba sendo um risco para a saúde. A solução é buscar por alternativas que possam proteger a pele.

Quem pratica a pesca esportiva e não quer ser dependente do filtro solar pode optar por itens que o substituam, como as peças de roupa com proteção UV. Essas peças, como camisetas de manga curta ou manga longa e também máscaras, impedem que a radiação solar atinja a pele e, com isso, o praticante está protegido.

A grande vantagem das peças de roupa com proteção UV é que elas podem se tornar o uniforme da pescaria. Assim, a proteção solar não fica esquecida e será feita de um jeito prático. Unindo as peças aos óculos de sol, calças compridas, sapatos fechados e bonés, a pesca se torna um esporte ainda mais saudável.

Também é interessante, quando possível, evitar os horários de pico, preferindo praticar a pescaria logo pela manhã ou ao final da tarde, quando a radiação é menor. Porém, mantenha sempre as peças em sua mala, porque se a pesca estiver boa, pode ser difícil ir embora!

Receba mais dicas como essa e saiba em primeira mão as novidades do mundo da pesca acompanhando nossos posts. Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo isso e muito mais!