Lavar roupa não é tão fácil quanto parece. Para evitar manchas, que as peças encolham, ou até que não se estraguem, é necessário que você saiba separá-las, selecionar a temperatura e utilizar o ciclo correto da máquina.

Para os pescadores esportivos, é essencial saber como lavar roupa com proteção UV. Caso contrário, o tecido pode estragar e perder sua efetividade, prejudicando as futuras pescarias.

Continue a leitura e descubra sete dicas valiosas para lavar essas peças de roupa sem estragá-las. Vamos lá?

1. Evite usar protetor solar

Ao contrário de roupas de algodão, em que as manchas podem ser limpas, o tecido dry fit utilizado para fazer as camisas com proteção UV pode absorver alguns tipos de produtos químicos com mais facilidade e ficar com as marcas permanentemente.

Curiosamente, um dos produtos que mancha esses tecidos são os protetores solares. Uma das medidas preventivas que você pode tomar para que suas camisas permaneçam limpas é não combinar os dois métodos de proteção.

A camisa proteção UV funciona, então ao utilizá-la, fique despreocupado quanto à preservação da pele. Passe protetor somente nas mãos e partes do rosto que as peças de roupa não cobrem. 

Importante: Com o tempo, a camisa vai perdendo o fator de proteção naturalmente. Esteja atento a quando a eficácia da sua roupa começar a diminuir para manter sua pele protegida.

2. Use sabão neutro

Os produtos de limpeza com aromatizantes e corantes costuma ser agressivos com as roupas mais leves. Por isso, o uso de sabão neutro é a maneira mais indicada para lavar roupas com proteção UV.

Os amaciantes e alvejantes também são dispensáveis, sendo ideal a lavagem apenas com sabão neutro e água. 

Para lavar esse tipo de camisas o sabão neutro é o mais indicado.

3. Não deixe suas camisas de molho

Por conveniência, muitos pescadores esportivos chegam em casa de sua jornada e colocam as roupas de molho para fazer a limpeza em outra hora. Tem-se a impressão que essa pré-lavagem pode ajudar a despoluí-las.

Porém, mesmo que haja uma mancha grande, não deixe suas camisas de molho, pois isso prejudica o tecido. Se após uma lavagem a sujeira não for eliminada, repita o processo quantas vezes for preciso.

4. Não lave à mão

O tecido dry fit é leve, fino e tem pequenos furos para a passagem de ar. Porém, se você esfrega sua camisa, pode acontecer desse tecido se rasgar, estragando a peça de roupa.

Portanto, quando o assunto é limpeza, deixe que a máquina de lavar se encarregue dessa tarefa e não se aventure a lavá-la à mão.

5. Deixe-as secarem naturalmente

Secadoras são inimigas das camisas com proteção UV pois são feitas de tecidos sintéticos e a exposição a temperaturas muito altas pode derreter os fios e deformar a peça de roupa.

Após as lavagens, deixe-as secando no varal. Como o tecidos é fino, é provável que esse processo seja rápido, especialmente em dias quentes.

Sempre deixe suas roupas com proteção UV secarem no varal.

6. Não utilize ferro de passar

Este item está diretamente ligado ao anterior: os fios sintéticos das camisas não suportam altas temperaturas. Passar suas roupas de pescaria com ferro de passar pode causar o rompimento desse tecido para roupas esportivas, tornando-o inutilizável. 

Além disso, esse não é um cuidado necessário. Ao secar suas peças de roupa no varal, elas ficarão bem esticadas, prontas para serem utilizadas na sua próxima pescaria.

7. Guarde-as adequadamente

Durante uma viagem de pescaria longa, em que é necessário lavar a camisa para utilizar outro dia, é comum que os pescadores não tenham tanto zelo com a roupa e deixem muito tempo no varal, ou até no Sol, mesmo depois de seca. Não faça isso!

Depois de seca, é essencial que a camisa seja guardada, pois quanto mais tempo ela passar no varal, mais estará exposta a desgastes. Você pode optar por colocá-la em uma gaveta ou pendurar em um cabide. 

Seguindo essas dicas de como lavar roupa com proteção UV, sua camisa não perderá a efetividade. Com o tempo, é natural que você tenha que trocá-la, portanto, fique atento se sua peça não está muito desbotada ou com fios soltos.

No site da Quisty, você encontra camisas exclusivas para se proteger do Sol durante a pescaria. São modelos exclusivos e personalizáveis, e você pode escolher seu favorito clicando no banner abaixo!