Sábado é dia de pesca. Você está aguardando o fim de semana ansiosamente e prepara tudo antecipado. Arruma todos os equipamentos no carro e fica de olho no relógio, esperando o tempo passar mais rápido.

Finalmente o sábado chega! Você vai para o seu lugar favorito de pesca e tudo parece correr tranquilamente, até o momento em que você percebe que o chumbo de pesca arrebentou (isso quando a própria vara não está quebrada). E agora?

Agora você vai conferir seis dicas para que não tenha dor de cabeça e possa curtir a sua pescaria tranquilamente das próximas vezes!

1. Use uma casca de fio elétrico

Uma boa dica é desencapar um fio elétrico em um tamanho relativamente igual ao da linha e colocar junto com chumbo de pesca, para diminuir ainda mais as chances de arrebentar.

2. Coloque proteção plástica

Após pôr o fio elétrico, é recomendável que o pescador fortaleça a sua linha com uma proteção plástica. De preferência, use-a em pequenos pedaços de cerca de 5 mm após colocar o chumbo e depois dê um nó com o anzol e o empate, que é uma terminação que segura o anzol no final da linha.

Dessa forma, impede-se o atrito com a linha, fazendo com que ela não arrebente tão facilmente.

3. Use hastes mais compridas

Procure uma haste mais comprida para usar em sua vara de pescar. O motivo é simples: se o peixe estiver com seus dentes bem afiados e você estiver em um dia ruim, ele vai cortar a sua linha e sua pescaria poderá acabar ali. Previna-se!

O pacu é um desses peixes com dentes bem afiados que pode estragar a sua pescaria. Por isso, não use encastoador, e sim uma haste mais comprida, que vai fazer mais diferença.

5. Fique atento às chumbadas

Tenha cuidado quando for utilizar as chumbadas. A massa precisa estar dentro dos parâmetros de fábrica do instrumento. Se a massa for maior, o equipamento pode quebrar.

Vale lembrar que é preciso ter ainda mais atenção na hora de arremessar a vara chumbada, pois podem acontecer acidentes. Fique de olho para saber se você não acertará alguma pessoa ao lançar a linha.

6. Seja cuidadoso com o armazenamento e o transporte

Tenha bastante cuidado ao armazenar ou transportar a sua vara de pesca. Evite colocá-la em locais próximos aos passadores e a ponteira. Além disso, guarde-a sempre na horizontal, em um lugar seco e protegido da luz direta do Sol. Assim, além de garantir sua funcionalidade, você também garante que sua pintura dure mais tempo.

Cuidado também com portas de carros ou outros obstáculos. Fique atento para você mesmo não pisar ou esmagar o equipamento. Para evitar choques acidentais, uma boa dica é usar um cano de PVC para transportar a vara.

7. Tenha cuidado extra com o ângulo da vara

Outra maneira de perder o seu equipamento é não verificar se a vara atingiu o ângulo máximo de 45º. Quanto mais próximo desse valor, menor é a potência da fisgada, menor é a chance de conseguir tirar o peixe da água e maior é a chance da vara se quebrar. Por isso, fique atento!

Essas são apenas algumas dicas de como evitar que o seu equipamento de pesca seja danificado. Se você seguir esses passos, certamente terá uma pescaria de primeira e um dia tranquilo e relaxante.

Agora que você já sabe como cuidar do chumbo de pesca, da linha e da própria vara, que tal compartilhar suas sugestões? Se você conhece outras dicas importantes para garantir uma boa pescaria, deixe um comentário no post para ajudar outros apaixonados por pesca!