Dedicar-se a planejar e a executar um roteiro de pesca é um grande prazer aos que valorizam o esporte. Mas, enganam-se aqueles que pensam que o trabalho é simples! Muitos detalhes permeiam a etapa de planejamento e influenciam diretamente no sucesso da empreitada. É o caso, por exemplo, da escolha da cadeira para barco.

Neste post, você conhecerá os principais tipos de assentos disponíveis no mercado e saberá quais as vantagens e desvantagens de cada um. Vamos lá?

A importância de escolher corretamente o seu tipo de cadeira para barco

Embora pareça, para muitos, um item pouco significativo, o modelo adequado de assento pode contribuir para maximizar o seu rendimento na pescaria, reduzindo os incômodos físicos e proporcionando mais conforto e segurança durante toda a expedição.

Atualmente, há uma infinidade de opções disponíveis nas lojas especializadas. Na hora de selecionar qual tipo é mais apropriado para as suas necessidades, portanto, avalie criteriosamente quais são suas preferências e qual é o seu estilo de pesca. Todas as variáveis devem ser ponderadas antes de efetivar a compra das cadeiras.

Antes de tudo, avalie o material

É importante ficar atento à durabilidade dos materiais utilizados na confecção do item: se possível, opte por cadeiras resistentes ao mofo e tolerantes à exposição moderada aos raios solares. A despeito da qualidade dos artigos, porém, não negligencie os cuidados de conservação: eles vão garantir o prolongamento da vida útil do assento e evitar surpresas desagradáveis.

Você também deve priorizar assentos com estofamento. A espuma atenuará o desconforto que pode ocorrer após várias horas sentado em uma mesma posição, preservando sua coluna, lombar e quadris com mais efetividade.

Em seguida, verifique o tipo mais adequado para o seu estilo de pesca

A escolha da sua cadeira vai depender de uma série de fatores, dentre os quais despontam o espaço disponível, o estilo de pesca, as suas preferências e prioridades e os recursos disponíveis para investimento. Sendo assim, repassar cada um destes aspectos garante uma escolha mais consciente e dentro das possibilidades.

As cadeiras giratórias, por exemplo, ganham em mobilidade, flexibilidade e praticidade. Seu modelo é simples, sua durabilidade (se bem conservada) é excelente e há marcas com preços bastante acessíveis.

As cadeiras fixas, por sua vez, conferem mais conforto, mas inibem o dinamismo dos movimentos a bordo. Uma vez instaladas, costumam ocupar um espaço maior, mas ganham em conforto para as várias horas de prática.

Por fim, independentemente do modelo escolhido, certifique-se de priorizar assentos reguláveis. Ajustar a altura da cadeira de acordo com as especificidades da embarcação e as características do pescador é muito importante para assegurar comodidade e segurança.

Finalmente, reveja as opções e escolha o melhor custo-benefício

Diante de tantos modelos, você deve selecionar aquele que mais se adequa às suas necessidades e, claro, caiba no seu orçamento. Opções não faltam! Se precisar de ajuda, acione outros esportistas e veja quais são as opiniões de quem pesca com regularidade.

Ao escolher a cadeira para barco mais apropriada à sua necessidade, você certamente sentirá os benefícios no seu próprio desempenho: ao praticar com mais conforto e segurança, sua performance tende a corresponder na mesma medida, potencializando sua satisfação com os próprios resultados.

E lembre-se: não basta equipar seu barco! É igualmente fundamental efetivar manutenções regulares para evitar surpresas e prejuízos. Para saber como preservar seu motor de popa, não deixe de ler este post!