O molinete é um equipamento muito versátil na prática da pesca esportiva. Regularmente, é indicado para aspirantes e iniciantes na pescaria, mas sua eficiência é subestimada.

Uma boa combinação entre vara, linha e molinete é ideal para atingir seus objetivos ou mesmo evitar problemas na hora de relaxar, portanto, informação na hora de comprar essas ferramentas nunca é demais.

Para entender melhor o seu uso e quais fatores levar em consideração para saber como escolher molinete, vamos apresentar a seguir um pouco sobre um dos itens essenciais na pesca.

Entendendo o funcionamento do molinete

Com um dedo sobre a linha com a chaveta de liberação de linha aberta, o movimento de arremesso é realizado como qualquer outro. Leve em consideração apenas o tipo de vara e o alvo da entrada da linha na água — o posicionamento desejado.

Na hora de fisgar, o botão de regulagem do freio é o responsável pela fricção do carretel, e quanto mais solto estiver, mais fácil será para o peixe se livrar da linha. Ajuste conforme as espécies que estiver pescando.

A chaveta de liberação trava a manivela do molinete se girada no sentido contrário, mas é também uma ferramenta importante contra peixes mais pesados, quando é necessário girar para os dois lados enquanto briga para trazê-lo à superfície.

Nos momentos finais da pesca, a manivela de recolhimento serve para recolher a linha e finalizar os serviços — tem opção de troca para os dois lados, ao contrário das carretilhas, que são de mão única.

Alinhando o trio

Antes de saber como escolher molinete, temos que estar convictos e saber muito bem as especificidades da vara utilizada. Uma boa combinação é necessária entre vara e molinete. O peso das varas, que varia do ultraleve até o extrapesado, já é somado ao peso da linha, excluindo somente as iscas.

Tente equilibrar a indicação dos dois. Uma vara média pede um molinete entre o médio-leve e o médio-pesado, no máximo. Essa sinergia é primordial na boa utilização do molinete, uma versão muito pesada sobrecarrega a vara e transforma o equipamento num fardo, atrapalhando do lançamento até o recolhimento.

Encontrando o ideal para sua pesca

Assim como na escolha da vara ideal, o material deve ser avaliado de perto na hora de como escolher o molinete. Comumente, essa ferramenta é produzida com aço inoxidável e alumínio, mas versões de fibra de carbono e magnésio também estão à venda.

Normalmente, os molinetes de alumínio garantem boa durabilidade e leveza, entretanto, o de inox suporta melhor pescarias em águas salgadas. Você deve considerar sua característica como pescador, em quais condições costuma praticar a pesca e qual a sua vara.

Facilitando o arremesso e recolhimento

O tamanho da linha que você pretende usar também interfere na decisão do molinete. As linhas pesam mais do que você imagina e, dependendo da amplitude de alcance, é preciso compensar com um molinete mais leve, promovendo um recolhimento tranquilo e boa mobilidade nas ações.

Pronto. Com essas informações, agora já está mais fácil saber como escolher um molinete. Leve tudo isso em consideração, além de cumprir o requisito básico: refletir sobre suas peculiaridades e preferências na pesca.

Uma atividade com abertura para a criatividade e ajustes que a experiência vai trazendo, a pescaria fica muito mais prazerosa com equipamentos de qualidade, esteja convicto de suas necessidades na hora de comprar.

Esperamos que este artigo te ajude a escolher o molinete para sua pesca. E para ficar ligado em mais conteúdos como esse, curta agora a nossa página no Facebook e não perca nenhuma atualização!