O molinete é um equipamento muito versátil na prática da pesca esportiva. Regularmente, é indicado para aspirantes e iniciantes na pescaria, mas sua eficiência é subestimada.

Uma boa combinação entre vara, linha e molinete é ideal para atingir seus objetivos ou mesmo evitar problemas na hora de relaxar, portanto, informação na hora de comprar essas ferramentas nunca é demais.

Para entender melhor o seu uso e quais fatores levar em consideração na hora de escolher um molinete para pesca, vamos apresentar a seguir um pouco sobre um dos itens essenciais que deve levar em consideração.

Partes e suas Funções

Manivela: é a parte que você segura e rotaciona para conseguir recolher a linha. Ela gira para ambos os lados, então não há diferença entre molinetes para destros ou canhotos.

Carretel: onde a linha fica armazenada enrolada. Ele deve estar cheio de linha para possibilitar um arremesso mais fácil e preciso. O carretel pode ser estreito e fundo ou largo e raso. Esse último é o mais indicado pois facilita o arremesso da linha, uma vez que ela está mais espalhada.

Alça: é o aro em volta do carretel, e serve para distribuir a linha igualmente ao ser recolhida. Ela sobe e desce conforme a linha se enrola no carretel, garantindo que ela fique igualmente espaçada, e não acumulada em um único canto.

Chave de liberação: localizada na parte de baixo do molinete. Na posição normal, permite apenas o recolhimento da linha, mas ao ser alterada, permite que solte a linha puxando-a. Peixes muito grandes normalmente precisam poder carregar um pouco a linha para se cansarem mais facilmente e não arrebentarem sua linha.

Regulador de freio: fica na parte de cima do molinete. Ele pode ser girado e apertado. Quanto mais apertado mais forte será o freio, e quanto mais frouxo, mais livremente a linha é puxada. O regulador também é necessário para soltar o carretel, precisando ser totalmente solto para tal.

Entendendo o funcionamento do molinete

Com um dedo sobre a linha com a chaveta de liberação de linha aberta, o movimento de arremesso é realizado como qualquer outro. A vara deve ser levada para trás por cima do ombro, e então, chicoteada para frente. O ideal é que a ponta da vara esteja em um ângulo de 45º ao ser parada e começar o arremesso da linha, pois assim a distância alcançada horizontalmente será maior.. Leve em consideração apenas o tipo de vara e o alvo da entrada da linha na água.

Na hora de fisgar, o botão de regulagem do freio é o responsável pela fricção do carretel, e quanto mais solto estiver, mais fácil será para o peixe se livrar da linha. Ajuste conforme as espécies que estiver pescando. Peixes maiores exigem um freio mais frouxo para poderem carregar mais a linha e se cansarem mais, além de ajudar a não arrebentar a linha. Peixes menores são mais facilmente tirados da água, então o freio pode estar mais preso.

A chaveta de liberação trava a manivela do molinete se girada no sentido contrário, mas é também uma ferramenta importante contra peixes mais pesados, quando é necessário girar para os dois lados enquanto briga para trazê-lo à superfície.

Nos momentos finais da pesca, a manivela de recolhimento serve para recolher a linha e finalizar os serviços — tem opção de troca para os dois lados, ao contrário das carretilhas, que são de mão única.

Alinhando o trio

Antes de considerar o molinete, temos que estar convictos e saber muito bem as especificidades da vara utilizada. Uma boa combinação é necessária entre vara e molinete. O peso das varas, que varia do ultraleve até o extra-pesado, já é somado ao peso da linha, excluindo somente as iscas.

Tente equilibrar a indicação dos dois. Uma vara média pede um molinete entre o médio-leve e o médio-pesado, no máximo. Essa sinergia é primordial na boa utilização do molinete, uma versão muito pesada sobrecarrega a vara e transforma o equipamento num fardo, atrapalhando do lançamento até o recolhimento.

Preste atenção também na linha usada. Os molinetes possuem cinco classificações de peso (ultraleve, leve, médio, pesado e extra-pesado) e cada um comporta uma espessura de linha diferente. Quanto mais espessa a linha, maior o peso do peixe que ela aguenta. Em geral, molinetes ultraleves comportam linhas finas, para peixes abaixo de cinco libras, já os extra-pesados utilizam linhas mais grossas, para peixes com mais de vinte e cinco libras. Procure saber o tamanho dos peixes do local que está indo pescar para não errar e acabar tendo uma pescaria estressante.

Encontrando o ideal para sua pesca

Assim como na escolha da vara ideal, o material deve ser avaliado de perto na hora de escolher o molinete. Comumente, essa ferramenta é produzida com aço inoxidável e alumínio, mas versões de plástico também estão à venda.

Normalmente, os molinetes de alumínio garantem boa durabilidade mas são mais pesados. O de inox é mais leve e suporta melhor pescarias em águas salgadas, mas não aguenta levar muitos trancos. Os de plástico são os mais baratos, porém nem um pouco resistentes. Você deve considerar sua característica como pescador, em quais condições costuma praticar a pesca e qual a sua vara.

Descobrindo o recolhimento

A relação de recolhimento, também conhecida como “Gear Ratio”, indica quantas voltas o carretel dará após uma volta da manivela. Ela vem grava no molinete e tem o padrão escrito de “Gear 5:1”, por exemplo, o que indica que o carretel dará cinco voltas ao dar uma com a manivela. Iscas artificiais necessitam de um recolhimento mais rápido (maior relação), já as de espera não.

Facilitando o arremesso e recolhimento

O tamanho da linha que você pretende usar também interfere na decisão do molinete. As linhas pesam mais do que você imagina e, dependendo da amplitude de alcance, é preciso compensar com um molinete mais leve, promovendo um recolhimento tranquilo e boa mobilidade nas ações.

 

Pronto. Com essas informações, agora já está mais fácil escolher um molinete. Leve tudo isso em consideração, além de cumprir o requisito básico: refletir sobre suas peculiaridades e preferências na pesca.

Uma atividade com abertura para a criatividade e ajustes que a experiência vai trazendo, a pescaria fica muito mais prazerosa com equipamentos de qualidade, esteja convicto de suas necessidades na hora de comprar.

Esperamos que este artigo te ajude a escolher o molinete para sua pesca. E para ficar ligado em mais conteúdos como esse, curta agora a nossa página no Facebook e não perca nenhuma atualização!