A pesca pode ser praticada tanto como um hobby nas férias ou no final de semana como também de forma esportiva. Mas, para que o momento seja prazeroso, é preciso acertar na hora de escolher o seu equipamento de pesca.

A carretilha de pesca, por exemplo, é um dos mais importantes equipamentos. Por isso, continue a leitura para conferir quais são os principais tipos de carretilha e como acertar na hora de escolher a sua!

Quais são os principais tipos de carretilha de pesca?

Existe uma grande variedade de modelos de carretilhas de pesca: perfil alto, perfil baixo, com a manivela do lado direito ou esquerda, elétricas, de variados tamanhos, materiais, peso, capacidade de linha e outras variações.

Entretanto, são dois os principais tipos de carretilha: as de perfil alto e as de perfil baixo. Mas qual a diferença entre elas?

Carretilha de perfil alto

Possui um freio maior, tornando mais fácil a briga com o peixe. Além disso, essa carretilha comporta mais linha e é um equipamento mais resistente, porém um pouco mais pesado. Esse tipo de carretilha é mais indicado quando o pescador tem a intenção de pescar peixes de porte grande.

Carretilha de perfil baixo 

Tem um freio menor, comporta menos linha e é mais frágil, porém é mais leve e prática na hora de ser utilizada. Se a intenção for pescar peixes de pequeno porte, esse tipo de carretilha cumpre bem o seu papel.

Existem também os molinetes, que são um pouco mais simples e não apresentam tanta diversidade de modelos como as carretilhas. Esses se diferenciam em questão de tamanho, posição da manivela — alguns modelos permitem que a posição seja alterada da direita para esquerda e vice-versa —, capacidade da linha e localização do ajuste da fricção. Outra vantagem que o molinete oferece é que, assim que a isca chega à água, a linha para de sair, evitando a “cabeleira”.

Na maioria das situações, é indiferente usar um molinete ou carretilha, a escolha é mais uma questão de preferência pessoal ou costume. Porém, para pescas de arremesso feitas em praias indica-se mais o uso do molinete. Isso porque o molinete não possui peças que se movem durante o arremesso, é preciso apenas abrir o molinete e a linha já está pronta para sair, aumentando a distância do arremesso.

Como escolher a carretilha de pesca ideal?

Existem alguns fatores que devem ser levados em conta na hora de escolher uma carretilha de pesca. Veja:

Marca

Para não errar na escolha, invista em uma boa marca. O maior preço nem sempre garante que a carretilha seja a melhor, mas sempre vale a pena pagar um valor um pouco maior e ter mais qualidade e durabilidade.

Estrutura

É preciso prestar atenção na estrutura da carretilha, pois materiais muito frágeis tendem a prejudicar a pesca com o tempo por desalinhar as engrenagens. Opte por carretilhas com estrutura de metal. Apesar de serem mais caras, elas duram mais tempo.

Relação de recolhimento

Para acertar na escolha da carretilha é preciso observar a relação de recolhimento, ou seja, quantas voltas o carretel dá ao recolher a linha. Carretilhas de perfil baixo recolhem a linha mais rápido do que as de perfil alto, sendo excelentes opções para iscas de superfície.

Porém, é preciso observar que quanto mais rápido é feito o recolhimento da carretilha, menos tração será proporcionada. Se você precisar de mais tração, prefira carretilhas com relação de recolhimento menor.

A escolha da carretilha certa pode variar muito de acordo com a modalidade de pesca, do lugar em que você pretende pescar e o tipo de peixe que você deseja pescar. Por isso, não se esqueça de levar tudo isso em consideração na hora de escolher a carretilha para a sua vara de pesca.

Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário!