Nada melhor do que um belo dia de sol para praticar seu esporte preferido, não é mesmo? Mas é preciso ficar de olho nos efeitos da exposição contínua aos raios ultravioletas (UV) e utilizar medidas, como a camisa com proteção UV, que bloqueia até 95% desses raios.

Se você não quer se expor aos perigos do sol e praticar seu esporte sem preocupação, não perca este artigo. Nele, falamos sobre os raios UV, quais seus perigos e o que são as camisas de proteção UV.

Ficou interessado? Então, confira a seguir!

Afinal, o que são raios ultravioletas?

Os raios ultravioleta (ou UV) são emitidos pelo sol e, devido ao seu pequeno comprimento de onda, são capazes de penetrar profundamente na pele e provocar reações como bronzeamento, fotoalergia – alergias causadas pela luz solar – e queimaduras solares. 

Além disso, podem provocar efeitos a longo prazo, como câncer de pele e envelhecimento cutâneo, e contribuir negativamente para casos de acne, vitiligo e urticárias.

A radiação ultravioleta se divide em três tipos de raios. São eles: 

  • UVA: capaz de penetrar camadas mais profundas da pele e desencadear reações mais sérias, como o câncer;
  • UVB: responsável pelas queimaduras na pele e reações mais superficiais;
  • UVC: são os mais perigosos, por isso são totalmente absorvidos pelo oxigênio e pela camada de ozônio.

Perigos da exposição contínua a esses raios

Como já foi dito, a exposição aos raios ultravioletas pode causar sérios danos à saúde. Quanto mais a pele se expõe, maior o risco de desenvolver os problemas que você pode conferir a seguir.

camisa com proteção uv
A radiação solar é responsável pelas queimaduras e outros problemas de saúdes provenientes do sol.

Queimaduras

A incidência contínua de raios UVB pode causar queimaduras superficiais – porém dolorosas. Por esse motivo, é imprescindível proteger a pele principalmente nos horários em que a radiação solar é maior, ou seja, entre dez da manhã e quatro da tarde.

Fique atento também para os dias nublados, que, embora não pareça, oferecem os mesmos riscos dos outros dias. 

Problemas de visão

Sol forte pode causar problemas oculares como a catarata, câncer de pele nas pálpebras e pterígio. Na maioria das vezes, essas doenças são ocasionadas por queimaduras na córnea.

Para se proteger, além de óculos com filtro de proteção UVA e UVB, os bonés são ótimas opções. 

Envelhecimento precoce

A exposição solar sem a devida proteção causa manchas e rugas, que são características do envelhecimento precoce. O processo também é chamado de fotoenvelhecimento.

Alergias

Pessoas com alergia ao sol apresentam sintomas como fotossensibilidade, coceira, vermelhidão e erupções na pele. Elas devem evitar ao máximo tomar radiação sem filtro solar e sem roupas com a proteção adequada. 

Melasmas

Os melasmas são manchas marrons originadas pela exposição prolongada ao sol ao longo dos anos. São muito comuns nas mãos, rosto e braços. 

Câncer de pele

Trata-se de uma neoplasia causada pela exposição excessiva ao sol, que atinge a derme e pode se dividir em melanoma, carcinoma epidermoide e carcinoma basocelular. A primeira é uma das doenças mais fatais; por isso, quanto mais proteção, melhor.

Esses perigos são ainda maiores hoje em dia, já que a camada de ozônio – capa que envolve a Terra e responsável por filtrar a radiação ultravioleta – vem sendo destruída devido à fabricação de produtos que lançam na atmosfera halogênios e clorofluorcarbonetos (CFCs).

O uso de camisas com proteção UV

Como você pôde notar, os perigos do sol aumentam a cada dia. Desse modo, é indispensável adotar medidas de proteção para reduzir ao máximo a ação dos raios ultravioletas.

Uma dessas medidas é o uso da camisa com proteção UV, que são roupas feitas com tecidos resistentes à radiação, capazes de bloquear até 98% dos raios UVB e 95% dos raios UVA.

Os primeiros tecidos com proteção UV surgiram em 1996, na Austrália. A ideia era reduzir os casos de câncer de pele no país, já que sua população é, em sua maioria, de pele clara e sofre com a acentuada radiação solar.

Não demorou muito para a ideia ganhar o mundo. Vários países, considerando a incidência de radiação solar, criaram regulamentações próprias para a fabricação dessas roupas ou adotaram os parâmetros australianos. 

Indicações

A camisa com proteção UV é ideal para quem pratica esportes como corrida, natação, motocross, ciclismo, skate, pesca e outros que possuem exposição contínua ao sol.

Apesar de ser indicada principalmente para esportistas, as camisas podem ser utilizadas por qualquer pessoa, inclusive crianças e outros indivíduos que desejam se proteger dos perigos da radiação solar em passeios, acampamentos e demais atividades ao ar livre.

camisa com proteção uv
As camisas com proteção UV são indicadas para diversos esportes, como corrida.

Como são fabricadas

Como não possui regulamentação própria para a fabricação de roupas com tecnologia de proteção solar, o Brasil adota os critérios australianos. Existem dois fatores que garantem essa proteção: 

  • Fabricação de fios à base de dióxido de titânio, como é o caso dos tecidos sintéticos feitos de fibras de poliamida e poliéster;
  • Produção por meio de um aditivo fotoprotetor incorporado após a tinturaria, para garantir o bloqueio dos raios nocivos em tecidos de algodão.

Os tecidos esportivos com proteção UV são feitos para refletir a radiação solar. Desse modo, ao vestir uma roupa desse tipo, a pessoa não absorve os raios UV. Além disso, a função tem ação prolongada e não precisa de um determinado tempo para começar a agir.

Fatores de proteção contra o sol

Todo produto que promete segurança contra os raios ultravioleta acompanha um fator de proteção solar, também conhecido com FPS. Ele é representado por um número, conforme observado em embalagens de protetores solares e produtos similares.

O FPS representa o tempo a mais que sua pele levará para ser prejudicada pelo sol. Por exemplo: se sua pele demora 10 minutos para sofrer queimaduras, uma camisa com proteção UV 15 estendem esse tempo para 150.

A quantidade de melanina na pele, por sua vez, é quem influencia no tempo que ela demorará para sofrer queimaduras. 

Uma pessoa de pele clara demora cerca de 15 minutos para começar a se queimar com o sol, e precisará de um FPS maior. Já uma pessoa de pele negra pode passar até uma hora sem sofrer queimaduras, e precisará de um FPS menor. 

Como a prática esportiva é algo que costuma se estender por bastante tempo, é essencial que, independentemente do tipo de pele, o atleta tenha à disposição um vestuário com um fator de proteção alto.

Outros benefícios

Além da proteção contra a ação dos raios UVA e UVB, o uso dessas roupas traz outras vantagens que deixam a prática esportiva mais confortável. 

Um exemplo comum é a areia. Todo mundo deve concordar que não tem coisa mais chata do que ficar tirando areia do corpo. Além disso, a fricção constante com a pele pode ocasionar alergias e pequenos ferimentos. 

Como as camisas são bastante ajustadas, nem mesmo o granulado de areia é capaz de penetrar, garantindo mais facilidade nos movimentos e conforto. 

Outros benefícios que as roupas com proteção UV oferecem são:

  • Proteção efetiva e permanente, já que não precisam ser reaplicadas a cada duas horas e nem perdem a eficácia ao entrar na água;
  • A pele fica a uma temperatura agradável, pois o tecido não deixa o calor do sol passar;
  • A proteção não sai com as lavagens, garantindo longa durabilidade;
  • Pode ser utilizada por adultos e crianças;
  • Nos locais em que a roupa cobre a pele, não é necessário usar protetor solar.

Como escolher camisas esportivas

Com o crescimento da demanda por camisas com proteção UV, muitos fabricantes têm oferecido modelos que prometem proteção ao usuário. Porém, você já parou para pensar se essas roupas realmente protegem, ou se oferecem durabilidade?

É por isso que, para escolher sua camisa esportiva, é de extrema importância que ela tenha certificação de alguma instituição autorizada a realizar testes, como universidades e laboratórios. Assim, você poderá saber que se trata de algo realmente efetivo.

Acesse as redes sociais da marca e leia os comentários dos clientes. Assim, além de ter uma opinião técnica sobre o desempenho, você também saberá sobre a qualidade da estampa, da malha, conforto, entre outros fatores.

Além disso, muitas camisas com proteção UV são feitas em tecidos dry fit, um tipo de fibra que permite a ventilação, não acumula suor e auxilia no controle da temperatura corporal.

As roupas que combinam essas duas tecnologias são ideais para qualquer esportista, pois, além da proteção contra os raios solares, você tem mais conforto durante a prática.

Camisa com proteção UV: onde comprar

Há mais de 10 anos no mercado de vestuário, a Quisty é uma fabricante especializada em tecidos esportivos. As camisas para pesca com proteção UV têm fator 50+, e são testadas e verificadas pelo Laboratório de Colorimetria do Senai. 

A Quisty também trabalha com tecidos dry fit, o que oferece mais conforto e comodidade aos esportistas, garantindo uma performance ainda melhor. 

Quer conferir nossos modelos exclusivos? Basta clicar no banner abaixo!

camisa com proteção uv