Um dos animais mais cobiçados nas pescarias, o peixe dourado do mar chama atenção pelo formato peculiar do seu corpo e também por suas cores vivas. Por essas e outras características, cada vez mais a procura pelo bicho aumenta na prática da pesca esportiva Brasil afora.

A beleza do peixe é um dos maiores atrativos, assim como os embates quando ele é fisgado. Tudo isso torna a pesca desse exemplar ainda mais interessante, pois, além de tudo, é um animal grande e forte. Confira mais sobre o dourado do mar e descubra detalhes dessa espécie que causa tanto fascínio nos pescadores!

Conheça as características do peixe dourado do mar

Não será nada difícil reconhecê-lo quando você encontrar o seu. Com o corpo comprido e alongado, o bicho pode chegar a medir até 2 metros e pesar 40 kg. A cabeça do peixe é protuberante e a característica que mais se destaca é a sua nadadeira dorsal, que vai da cabeça até a cauda e tem cerca de 60 raios.

As cores azul e verde azulado de seu dorso também o diferenciam. A coloração dourada e pintas claras e escuras em conjunto com ventre prateado finaliza o show de cores. O peixe é muito veloz e tem capacidade de dar saltos incríveis, o que dá um toque a mais na captura dele durante a pesca esportiva.

Saiba onde encontrar o dourado do mar

É possível pescar a espécie em praticamente todo o litoral brasileiro, desde o Amapá até Santa Catarina. Nas regiões entre os estados de Espírito Santo e Santa Catarina eles são encontrados com mais facilidade, devido as águas mais claras dessas áreas.

O peixe gosta de água límpida e quente (acima dos 20 graus), preferindo o mar aberto. Porém, os mais jovens costumam nadar perto das costas, local de reprodução da espécie. Isso ocorre principalmente entre os meses de outubro e março. Já entre janeiro e fevereiro os animais ficam mais próximos aos costões.

O dourado do mar é um peixe pelágico, portanto não há um lugar específico para encontrá-lo. Durante o ano inteiro ele está sempre migrando de um lugar para o outro.

Aprenda como capturar o seu exemplar da espécie

Por ser um peixe grande e que briga bastante na captura, o equipamento utilizado faz toda a diferença para o sucesso da fisgada. Por isso, invista em uma vara de 30 lb com molinete de porte médio, que armazene de 150 a 220 m de linha. Essa linha deve ser de multifilamento de 12 a 25 lb, pois esse tipo de linha tem uma resistência maior, e use um leader de 0,55 mm.

Se tratando de iscas, as artificiais têm melhor desempenho nessa captura, como plugs de meia água, poppers e colheres. Os anzóis mais eficientes devem ser de n° 2/0 a 6/0, com uma chumbada média.

Contar com equipamentos de qualidade é fundamental para a captura do peixe dourado do mar. Caso contrário, a pescaria pode não ser tão satisfatória assim. Invista no seu material de pesca e aproveite as dicas, assim você conseguirá fisgar seu dourado do mar!

E, para complementar ainda mais seus conhecimentos, baixe nosso e-book para descobrir como pescar dourado do mar!