A conservação de equipamentos de pesca é sempre um dos assuntos mais importantes para quem gosta de uma boa pescaria. Afinal, bons materiais de pesca não custam barato e são considerados verdadeiros investimentos para seus donos.

Esse assunto é de ainda mais importância para quem pesca em água salgada, uma vez que a maresia tende a diminuir a vida útil do equipamento com o ferrugem e a corrosão.

No post de hoje nós falaremos justamente sobre algumas das melhores dicas que você deve seguir para conservar todo o seu equipamento de pesca, livrando-os desses males que afetam diretamente seu desempenho na água.

1. Cuide dos seus equipamentos imediatamente após a pesca

Se você pesca em água salgada não há nada pior do que deixar o seu equipamento de lado após um longo dia de pescaria. A água salgada aumenta a oxidação de todos os componentes que possuem metal, comprometendo o material.

Se esse comportamento e tornar frequente, em poucos meses é possível dar adeus para sua vara, molinete, anzol e outros equipamentos que são de profunda importância durante a pescaria.

Por essa razão, não deixe de separar alguns minutos extras para realizar alguns cuidados essenciais. Inclusive, nós veremos mais sobre eles nas dicas seguintes!

2. Lave seu equipamento com água corrente

Chegou em casa com seu equipamento? Bem, a primeira coisa que você deve fazer é lavar tudo com água corrente. Essa simples medida evitará que o sal e a água salgada continuem o processo natural de corrosão nas peças de metal.

Esse procedimento não leva mais do que alguns minutos e é capaz de aumentar bastante a vida útil do seu equipamento de pesca. Para facilitar ainda mais todo esse processo de lavagem, assim que encerrar a pescaria, pegue um pano úmido com água doce e tire o excesso de sal, isso ajuda a conservar sua vara de pesca antes de chegar em casa para fazer a limpeza mais profunda.

Não se esqueça de lavar o molinete sem a bobina e de limpar as outras peças menores, que também precisam de atenção.

3. Embrulhe seus anzóis com alumínio

É fato que os peixes de água doce e salgada são diferentes. Além características biológicas de cada animal, o ambiente realmente transforma por completo a sua pescaria.

Para a pesca em água salgada, embrulhe todos os seus anzóis com uma folha de alumínio, o mesmo utilizado na cozinha. Isso retarda o processo de oxidação e garante uma vida útil maior a esse importante componente da sua pesca. Essa dica também serve para os chumbos utilizados na sua pescaria.

Todavia, não deixe de seguir a dica de limpeza anterior para conseguir resultados duradouros!

4. Utilize WD40 em todo seu equipamento

O WD40 já foi considerado nos Estados Unidos como a terceira ferramenta mais útil do mundo. Sua utilização é praticamente universal e o seu principal objetivo é a proteção contra oxidação de componentes de metais e elétricos.

O uso do WD40 no seu equipamento de pesca após a lavagem, garante uma maior resistência contra agentes nocivos ao metal e as partes móveis da sua tralha. Vara, molinetes, anzóis, alicates e até mesmo quando a manutenção do motor do seu barco, podem se beneficiar desse produto.

Lembrando que o WD40 além de proteger, lubrifica e limpa o material em que sua aplicação é realizada.

5. Opte por equipamentos com proteção contra água salgada e materiais abrasivos

Como dica adicional, não deixe de optar por equipamentos especializados para pesca na água salgada, sempre que possível. Os produtos destinados para essa atividade possuem uma proteção extra contra a maresia, a areia da praia e outros materiais que promovem o desgaste da peça.

Utilizando esses equipamentos e seguindo todas as quatro dicas acima, você terá uma tralha conservada e funcional para muitos anos de pescaria!

Esse foi o nosso post de hoje com as dicas sobre a conservação de equipamentos! Gostou do conteúdo? Não deixe de compartilhar esse texto nas redes sociais! Mais pescadores podem estar em busca dessas informações!