Como organizar tralha de pesca: tudo que você precisa saber

itens de pesca

Um dos principais desafios dos pescadores começa antes mesmo da pescaria. Saber como organizar sua tralha de pesca é uma das melhores formas de estar pronto para qualquer situação e evitar imprevistos.

Abaixo, listamos tudo o que você precisa saber para manter seus equipamentos e utensílios de pesca organizados e conseguir os melhores resultados na sua pescaria. Vamos conferir?

Por que organizar tralha de pesca?

O primeiro benefício de manter a tralha organizada é a praticidade. Durante a pesca, é impraticável ficar revirando os equipamentos em busca de uma isca ou anzol diferente, e pode acarretar em uma perda de tempo desnecessária – e, como você deve saber, cada segundo é importante para o pescador. 

Além disso, ao manter os equipamentos e utensílios em ordem, você evita inúmeros acidentes de pesca, como a ferroada de um peixe porque o alicate não está onde deveria, ou um ferimento causado por anzol.

O tempo que você passará se organizando em casa valerá muito a pena durante a pescaria, e pode aumentar muito o número de peixes capturados. 

Como organizar tralha de pesca completa

Chegou a hora de deixar seus itens em ordem! A organização da tralha não precisa seguir necessariamente uma regra, podendo ser personalizada de acordo com as suas necessidades. Porém, há alguns padrões utilizados por determinados pescadores que podem ser muito úteis.

Antes de começarmos, é necessário que você tenha uma bolsa, maleta organizadora ou caixa organizadora transparente. Há inúmeros modelos, com tamanhos e funções diferenciadas, e o ideal é que você escolha de acordo com a sua quantidade de utensílios disponíveis.

Abaixo, separamos algumas dicas de organização de acordo com o tipo de pesca.

Para pesca com iscas artificiais

Se você é um fã das iscas artificiais, saiba que elas ocuparão a maior parte do espaço da sua tralha. Portanto, utilize os demais compartimentos de forma lógica e otimizada, para que não falte nada.

Use a região central da bolsa ou maleta para guardar as iscas artificiais, separadas nos nichos. Você pode separá-las de acordo com a cor, função, tamanho, profundidade, ou até outras formas fáceis de se identificar.

Use os nichos para separar as iscas.
Use os nichos para separar as iscas.

Dentro do estojo para guardar iscas artificiais, inclua algumas garatéias e anzóis para utilizar, caso as originais se percam.

Ainda na região central, guarde suas carretilhas ou molinetes – preferencialmente, tenha mais de uma opção à disposição. Itens menores de vestuário,como máscara e luvas, também podem ser armazenados nesse compartimento.

Prosseguindo, inclua nos bolsos frontais de sua maleta os utensílios de manejo, como alicate de bico e de contenção, lanterna e trena. Também é esse o local para armazenar protetor solar e repelente. Nos compartimentos laterais, guarde os carretéis de linha, fluorcarbon e chicote de aço. 

Caso haja mais compartimentos, você pode utilizá-los para guardar outros itens de acordo com seu estilo de pesca, como boias, chumbos e diferentes tipos de isca artificiais.

Para pesca com iscas naturais

As iscas naturais exigem cuidados diferentes das artificiais. Por isso, a forma como organizar a tralha de pesca costuma ser um pouco variada.

Nesse caso, utilize a parte mais espaçosa de sua maleta de pesca para guardar as iscas naturais. Armazene-as em caixas de isopor, para que sua temperatura seja mantida, e elas continuem atrativas para os peixes. 

A bolsa central também pode ser usada para guardar os molinetes e carretilhas, e a ceva, que tem como objetivo atrair o peixe durante a pesca. Utilize potes grandes e que possam ser hermeticamente fechados, para evitar que o conteúdo caia no interior da bolsa.

Se você pratica pesca de tambaquis e pacus, também pode ser necessário ter à disposição algumas boias cevadeiras. Guarde-as nas laterais do compartimento central, para que já fiquem próximas das iscas.

Para os anzóis, chumbadas e boias menores, tenha à disposição uma maleta organizadora que caiba dentro da bolsa. Como ocupam menos espaço que as iscas artificiais, não é necessário que seja algo muito robusto, mas apenas que sirva no compartimento central.

Separe alguns compartimentos para guardar itens de pesca menores.
Separe alguns compartimentos para guardar itens de pesca menores.

Nos bolsos laterais, guarde utensílios de manejo, como alicate de bico e de contenção, lanterna e trena, e se necessário, protetor solar e repelente. Nos demais compartimentos, armazene os carretéis de linha, fluorcarbon, chicote de aço, chuveirinhos, encastoados e outros itens de sua preferência.

Para pesca com iscas mistas

Em ocasiões em que se utilizam tanto iscas naturais quanto artificiais, como organizar tralha de pesca? É possível que você tenha um pouco mais de trabalho conciliando os equipamentos de pesca, mas não é nada impossível.

A dica é focar no que é mais essencial para a sua pescaria. Começando pelas iscas, escolha aquelas que servem para capturar o maior número de espécies, sejam elas naturais ou artificiais. O mesmo vale para os periféricos.

Se possível, leve alguns dos itens que ocupam mais espaço – como as cevas, molinetes e carretilhas – em bolsas e compartimentos separados. Caso contrário, encontre a melhor forma de encaixá-los.

A organização da tralha não tem muitos segredos. Em resumo, procure ater-se sempre ao necessário e ocupar o mínimo de espaço possível, para que todos os equipamentos e utensílios caibam perfeitamente.


Agora que você já sabe como organizar tralha de pesca, aproveite para assinar nossa newsletter! Você receberá novos conteúdos diretamente no seu e-mail.

2 comments

  1. Gostaria de aprender a pescar, não sou pescador queridíssima indicação de onde posso aprender é co.prar artigos que tenho que comprar para iniciar , grato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *