Escolher a linha de pesca ideal varia muito de acordo com o objetivo e o perfil de cada pescador. As mais usadas são as linhas de monofilamento e de multifilamento. Cada uma delas tem as suas vantagens e seu uso específico.

Entender qual se encaixa melhor no tipo de pescaria que você curte garantirá um investimento certo. Para te ajudar a entender qual é a melhor, vamos destacar as características principais das duas linhas. Acompanhe nossas dicas!

Quais são as vantagens das linhas de monofilamento?

A linha de monofilamento é a preferida da grande maioria dos pescados e isso não é à toa. Esse tipo de linha já é muito conhecido no mercado da pesca. Como o próprio nome diz, ela é composta por um único filamento e isso influencia bastante no uso da linha. 

Uma das maiores vantagens de usar uma linha de monofilamento é o custo-benefício. As possibilidades que esse tipo de linha permite aos apaixonados por pesca é bem grande e seu custo é baixo. Entendeu por que ela é a preferida dos pescadores?

Se cuidadas de forma correta, as linhas de monofilamento podem ser usadas por bastante tempo. Cada vez mais o mercado tem mostrado inovações e a qualidade das linhas de monofilamento, que já era boa, tem ficado ainda melhor.

Além do ótimo custo-benefício, ela é bastante prática. Se você precisar fazer nós, por exemplo, não vai ter nenhuma dificuldade. Por ser fácil de manusear, é super indicada para pescadores iniciantes e também para os mais experientes.

E quais são as vantagens das linhas de multifilamento?

A principal diferença entre a linha de multifilamento e monofilamento é a quantidade de fios que compõe a linha. Os vários fios da linha de multifilamento fazem com que ela dure mais que a de monofilamento. Mas seu custo pode ser até 3 vezes maior.

Outra vantagem é a chamada memória de linha, que é praticamente zero. Isso significa que a linha não é elástica e não deforma ao ser puxada. Essa característica é bacana para pesca em mar, por exemplo, mas requer um ajuste específico no freio da carretilha ou molinete. 

Qual é a melhor opção? 

Pensando na durabilidade, qualidade, versatilidade e custo dos dois tipos de linha, podemos dizer que, na maioria das vezes, a de monofilamento é a melhor opção. Gastando pouco, você terá um equipamento de pesca de qualidade e conseguirá usar em muitas ocasiões diferentes.

A de multifilamento é uma boa opção em casos mais específicos, ou seja, para pescas de peixes mais pesados, em águas mais profundas ou para peixes de boca mais dura que exigem mais força na hora da fisgada. Se você não for praticar esse tipo de pesca, opte pela linha de monofilamento que, sem dúvida, funcionará muito bem.

Sabendo a diferença entre as linhas de monofilamento e de multifilamento fica muito mais fácil investir na que se encaixa no seu perfil de pescador, não é mesmo?

Para aproveitar ainda mais suas pescarias, que tal dar uma olhada em dicas de como não arrebentar o chumbo, linha de pesca e a própria vara?

Banner-Blog-Dourado-do-Rio