Linha de monofilamento ou multifilamento: quais as diferenças?

monofilamento ou multifilamento

Escolher qual a melhor a linha de pesca varia muito de acordo com o objetivo e o perfil de cada pescador. O mais comum é optar por monofilamento ou multifilamento, e cada uma delas tem as suas vantagens e seu uso específico.

Para ajudar a saber qual se encaixa melhor no tipo de pescaria que você curte, vamos destacar as características principais das duas linhas. Acompanhe nossas dicas!

Monofilamento 

A linha de pesca de monofilamento é a preferida da grande maioria dos pescadores e isso não é à toa. Como o próprio nome diz, ela é composta por um único filamento, o que influencia bastante no seu uso.

Costuma ser fácil de aplicar nós e ter uma boa resistência a abrasão. Além disso, também é flexível durante a briga, e não se rompe com facilidade, mesmo com a captura de um bruto.

Vantagens do monofilamento

Uma das maiores vantagens de usar uma linha de monofilamento é o custo-benefício. As possibilidades que esse tipo de linha permite aos apaixonados por pesca é bem grande e seu custo é baixo. Entendeu por que ela é a preferida dos pescadores?

Além disso, ela é bastante prática. Se você precisar fazer nós, por exemplo, não vai ter nenhuma dificuldade. Por ser fácil de manusear, é super indicada para pescadores iniciantes e também para os mais experientes.

Esse tipo de linha também é recomendado para técnicas que não necessitem de uma resposta imediata no momento da fisgada, como chuveirinho ou chicote de fundo

O custo-benefício é uma das principais vantagens das linhas de monofilamento.

Multifilamento

A principal diferença da linha de pesca multifilamento é a quantidade de fios que a compõem. Seus vários fios fazem com que ela dure mais que a de monofilamento, entretanto, isso pode refletir no custo, chegando a ser 3 vezes mais cara.

Ela pode ser trançada com vários fios (geralmente entre 4 e 8) e, quanto maior esse número, mais resistente a linha fica para pescas mais agressivas. Em contrapartida, podem perder sua abrasão, pois ficam menos lisas.

Vantagens do multifilamento

Um grande vantagem é a chamada memória de linha, que é praticamente zero. Isso significa que a linha não é elástica e não deforma ao ser puxada. Essa característica é bacana para pesca em mar, por exemplo, mas requer um ajuste específico no freio da carretilha ou molinete. 

Para pescas que exigem uma resposta rápida, a linha de multifilamento é ideal. Como tem uma elasticidade muito pequena, no momento que o peixe bate, basta fazer a alavanca para capturá-lo.

Pela sua falta de memória, também proporciona ao pescador um melhor arremesso. Ela permanece reta e não gera atrito com os passadores da vara, chegando mais longe com menos força.

São muito indicadas para pesca de superfície, já que demoram para afundar. Combinadas às iscas corretas e trabalhando bem com o molinete, você conseguirá ótimos resultados.

A linha de multifilamento tem uma resposta melhor, já que não tem memória.

Bônus: Fluorcarboneto

Nem só de monofilamento ou multifilamento vive o pescador. As linhas de fluorcarbono (às vezes chamadas apenas de fluorcarbon) têm a densidade maior que a água, sendo uma ótima opção para a pesca de fundo.

Também podem ser utilizadas como leader, amarradas a outro tipo de linha, para garantir maior resistência à abrasão, principalmente na pesca de peixes que se escondem entre rochas ou galhadas.

Vantagens do fluorcarboneto

É impossível falar sobre esse tipo de linha e não mencionar sua sensibilidade em comparação com as outras. Ao menor toque do peixe, o pescador consegue sentir e melhorar a precisão da fisgada. 

O fluorcarbono também é muito resistente à abrasão e não se rompe com facilidade. Você poderá pescar tranquilamente sem se preocupar com a quebra da linha. 

Qual é a melhor opção? 

A resposta para essa pergunta é muito relativa, pois não há como escolher linha de pesca sem considerar o seu objetivo como pescador. 

Se você quer praticar uma pesca mais barata, de paciência e sem tanta resistência à fisgada, opte pelas linhas de monofilamento. Têm um ótimo custo benefício e servem para diversos tipos de peixe.

A linha de multifilamento é uma boa opção em casos mais específicos, ou seja, para pescas de peixes mais pesados ou de boca mais dura que exigem mais força na hora da fisgada. 

Além do tipo de linha de pesca, também é importante ressaltar que a espessura vai influenciar no seu rendimento: as mais grossas podem espantar peixes mais leves, e as mais finas não aguentam o peso dos brutos.

A escolha da linha depende do tipo de peixe que você irá pescar.

Portanto, antes de adquirir sua linha, tenha em mente o tipo de peixe que você irá pescar. Na dúvida, opte por uma espessura até 30 milímetros, que costuma suportar animais de até 10 quilos sem problema. Não se esqueça de regular a carretilha para diminuir ainda mais as chances de rompimento.

Sabendo a diferença entre as linhas de monofilamento e de multifilamento, fica muito mais fácil investir na que se encaixa no seu perfil de pescador, não é mesmo?

Se você gostou dessa dica e quer ficar por dentro do mundo da pesca, que tal assinar a nossa newsletter? É só preencher o formulário abaixo e você receberá novas dicas exclusivas, diretamente no seu e-mail!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegação