O Motocross é uma modalidade esportiva que exige alto nível de concentração e oferece muita adrenalina na sua prática e também para o público que assiste. Nesse sentido, saber como surgiu o Motocross e conhecer as categorias desse esporte é fundamental para quem deseja começar a praticá-lo.

E, apesar de ainda pouco praticado no Brasil, o Motocross é sucesso em outras partes do mundo, especialmente nos países que falam inglês, como a Inglaterra, os Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia.

Então, vamos entender um pouco mais sobre como surgiu o Motocross e as suas categorias? Continue lendo!

Como surgiu o Motocross?

Os ingleses tinham uma prática, muito comum entre eles, que consistia em andar por árvores e leitos de riachos com suas máquinas de campo, lentas e pesadas. Isso foi se transformando numa tendência de modo a gerar competições em locais alagados, acidentados, com buracos e inclinações, além de muitas curvas e obstáculos.

A pontuação se dava em faltas que eram cometidas no percurso e analisadas por fiscais. Porém, importantes mudanças foram feitas de forma a aumentar a segurança do público fechando os circuitos e alterando as motos. A primeira moto esportiva específica para o Motocross é datada dos anos 20.

O Motocross como hoje, já ajustado e homologado, foi ganhar espaço nos anos 50 e 60, especialmente na Europa. Chegou aos Estados Unidos pouco depois. Inicialmente, apenas os pilotos europeus dominavam as competições, até que os americanos começaram a aprimorar técnicas de treinamento e de condicionamento.

Mais tarde, os EUA adaptaram a modalidade para o Supercross, o que ajudou a popularizar o automobilismo no país. Atualmente, tanto as corridas mais clássicas quanto os desafios ao ar livre, com aqueles saltos espetaculares, são admirados pelo público.

Quais são as subdivisões do Motocross?

A divisão é simples: off-road e on-road. O off-road, como a própria tradução entrega, se dá fora da estrada, em percursos de terra e terrenos acidentados. Já o on-road pode ser no asfalto, em circuitos indoor, como em autódromos fechados.

O mais praticado é o off-road, cujas principais vertentes são:

  • pistas – nas pistas a disputa é mais dinâmica, com motos do modelo trail, mais ágeis e com suspensões reforçadas.
     
  • trail – nessa categoria os pilotos são testados em trilhas e montanhas que possuem muitas subidas e descidas.
     
  • enduro – é o teste de resistência do Motocross. As motos mais fortes e potentes e os pilotos com maior preparo físico conseguem aguentar um circuito difícil por mais tempo.
     
  • rali – os circuitos são regulares, as motos são mais confortáveis e o desafio pode ser entre si e os adversários ou contra o relógio.

Quais categorias são mais comuns no Brasil?

No Brasil, quem regula e comanda o Motocross é a CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo). Federações no nível estadual são delegadas pelo órgão principal.

A CBM divide suas competições entre as seguintes categorias:

  • Cross Country: é um rali de velocidade para quadriciclos e motos. Divide-se em subcategorias por especificações do veículo ou idade.
  • Supermoto: são três categorias para motos diferentes; mas todos disputam num mesmo percurso, em trechos com asfalto e outros de terra.
  • Minicross: basicamente é o Motocross com motos menores e de menor potência. Também é usado como iniciação para jovens pilotos.
  • Motocross: corrida que mistura técnica de pilotagem com desempenho da moto. Normalmente se divide em seis categorias conforme a potência do motor.
  • Motovelocidade: disputa de velocidade em asfalto. É o mais próximo das corridas tradicionais. Sempre em autódromos com circuito fechado.
  • Enduro FIM: prova de velocidade contrarrelógio e é dividido pelas limitações dos veículos.
  • Enduro de Regularidade: mais de uma prova com classificação final feita pelo desempenho em cada uma das etapas. Pode ser em terra, asfalto, ou nos dois.
  • Rally: é realizado nos mesmos moldes dos carros, em percursos surpreendentes e em terra.

Para praticar o Motocross existem regras de segurança que precisam ser respeitadas. Além disso, é preciso usar equipamentos seguros, calçados e roupas adequadas para garantir que a adrenalina seja máxima, e os riscos sejam mínimos!

Agora que você já sabe como surgiu o Motocross, que tal deixar seu comentário ou esclarecer alguma dúvida? Será um prazer respondê-lo!