A pesca de baiacu é muito diferente de peixes grandes e brutos. Isso porque a espécie não possui força física, nem briga ou dá grandes corridas. Porém, se engana quem pensa que é fácil capturá-lo: na verdade, é preciso muita manha e cuidado.

Não é difícil identificá-lo. Seu dorso é predominantemente verde, e a barriga é branca com as laterais com tons amarelados. Além disso, quando se sente ameaçado, ele se incha, aumentando consideravelmente de tamanho.

Ficou curioso? E aí, quer conferir 8 dicas de como pescar baiacu? Continue acompanhando o artigo, pois vamos contar tudo o que você precisa saber!

1. Conheça a espécie

Para fazer uma boa captura, o mais essencial é conhecer a espécie de peixe que você pretende pescar. No caso do baiacu, há uma série de detalhes a respeito do animal e de seu comportamento que devem influenciar muito na prática.

Podemos chamar de “baiacu” uma série de espécies de peixes da família dos Tetraodontiformes. Entre suas principais características está justamente seu mecanismo de defesa: quando se sente ameaçado, ele se incha, impossibilitando os predadores de abocanhá-lo.

Quando falamos sobre a pesca de baiacu, a espécie em questão é o baiacu-ará, também chamado de baiacu-arara ou baiacu-bandeira. Ele não é espinhoso, como outros animais de sua família, e possui corpo mais alongado

pesca de baiacu conheça a espécie
Baiacu-ará: possui corpo alongado e feições de lebre. Foto: WikiCommons/Hamid Badar Osmany.

Seu nome científico, Lagocephalus laevigatus, significa “cabeça de lebre”, pois possui um focinho parecido com o do roedor. A boca, apesar de pequena, apresenta dentes bem estruturados e afiados.

Como grande parte das espécies de baiacu, sua vesícula possui uma toxina chamada tetrodotoxina, que se rompida, pode contaminar toda a carne e ser letal para o ser humano. Por isso, caso algum dia for comer esse peixe, é essencial que ele esteja bem limpo.

2. Saiba onde encontrá-lo

Se você gosta da pesca de baiacu, temos uma boa notícia: ele pode ser encontrado em boa parte do litoral brasileiro. Trata-se de um peixe nativo do Oceano Atlântico, e muito abundante no nosso país. Também costuma habitar algumas regiões de transição, como costeiras e manguezais.

O local mais fácil de encontrá-lo é justamente na praia, ou em pedras próximas à costa. Caso vá pescar embarcado, procure em regiões não muito distantes do litoral.

3. Escolha os equipamentos certos

Para a captura do baiacu na praia ou costa, você vai precisar de equipamentos com certo alcance. Para as varas, a sugestão é optar por tamanhos entre 3,6 e 4,2 metros, que proporcionam um arremesso longo e controlado.

A linha não precisa ser tão grossa: espessuras entre 0,14 e 0,30 milímetros devem dar conta do recado. Entretanto, tenha pelo menos 100 metros à disposição para que você tenha um bom arremesso e ainda consiga trabalhar o peixe.

Os tipos de anzóis ideais para a captura são os médios e grandes. Boas indicações são os modelos maruseigo 16 – 22, mini shiner hook 1 e o yamajin 1/0 – 2/0

Por fim, um molinete de ação média também é suficiente. O mais importante é que ele tenha capacidade para toda a linha.

4. Reforce a linha com um chicote de aço

Uma das coisas que você não pode se esquecer sobre o baiacu é que ele tem fortes dentes dianteiros. Se você não quer que a linha seja cortada, é importante reforçá-la com um chicote de aço, caso contrário, ela poderá ser rompida com muita facilidade. 

pesca de baiacu reforce a linha com chicote de aço
Os dentes do baiacu são afiados e capazes de romper a linha de pesca.

Um chicote de 20 a 30 centímetros é suficiente para a boca do animal. O mais importante é que a parte que fica em contato com os dentes esteja revestida.

5. Utilize as melhores iscas

O baiacu é um peixe de comportamento carnívoro. Por isso, ele costuma atacar com mais frequência as iscas naturais. Algumas das opções mais comuns são camarão, filé de peixes e pequenos peixes vivos.

Porém, a isca favorita dos pescadores de baiacu é a de peito de frango. Basta cortar um pedacinho pequeno e prender ao anzol com elastricot para atrair a fisgada do peixe. 

6. Pesque entre outubro e março

A época mais indicada para pesca do baiacu é entre outubro e março. Esse intervalo é um período mais calorento e, por conta disso, a maioria das espécies se aproximam da superfície.

Estamos falando de um peixe que é fã de áreas costeiras, em profundidades entre 10 e 180 metros. Por isso, quanto mais perto você esteja do período da desova, melhor.

Se a maré, o vento e as chuvas estiverem ao seu favor, a época mais indicada para pescar em água salgada será sempre nesse intervalo indicado.

7. Tenha cuidado com o manuseio após a captura

Como você viu, os dentes do baiacu funcionam como um alicate, que cortam linhas e anzóis. Sendo assim, na hora de manusear o peixe, tenha cuidado. Para evitar o perigo de ferimentos e, até mesmo, amputações por conta da mordida. 

Nada de tentar tirar o anzol da boca do animal com os dedos! Utilize o auxílio de um alicate e, se necessário, luvas de pesca.

8. Vista-se corretamente!

Durante a pescaria, você fica exposto aos raios ultravioleta do sol, tipo de radiação que causa danos graves à pele e pode desencadear doenças, como câncer de pele. 

Da mesma forma, a exposição durante longos períodos ao calor ou ao frio pode causar a alteração da temperatura corporal, ocasionando náuseas e hipotermia.

Por isso, não importa qual o peixe que você está pescando, é essencial que você utilize roupas adequadas em sua pescaria. Dessa forma, você se protege das condições climáticas e evita eventuais problemas de saúde.

Na Quisty, você encontra roupas de pesca que oferecem proteção contra os raios ultravioleta, tornando sua pesca de baiacu mais saudável e segura. Além disso, são confortáveis e auxiliam no controle da temperatura corporal. Clique no banner abaixo e confira nossas camisas de pesca, chapéus e máscaras exclusivas!

pesca de baiacu roupas para pesca esportiva