Podendo ser encontrado em todo o litoral brasileiro, esse peixe é um dos mais conhecidos pelos pescadores e, também, um dos que menos briga ou dá grandes corridas. Ainda assim, pescar baiacu exige cuidado e manha.

Identificar esse peixe não é difícil. Ele tem o verde como cor predominante no dorso. Já a barriga é branca e as laterais com tons amarelados. Com fortes dentes dianteiros, esse tipo de nadador é capaz de romper a linha de pesca facilmente, podendo causar ferimentos graves.

E aí, quer conferir nossas 5 dicas para pescar baiacu? Continue acompanhando o artigo, pois vamos contar tudo o que você precisa saber!

1. Reforce a linha com cabo de aço

Uma das coisas que você não pode se esquecer sobre o baiacu é que ele tem fortes dentes dianteiros. Se você não quer que a linha seja cortada, é importante reforçá-la com um cabo de aço, caso contrário, ela poderá ser rompida com muita facilidade. O peixe, em si, não é venenoso, embora seja preciso muito cuidado na hora da limpeza a fim de não rasgar a vesícula do animal. Se você danificar as vísceras dele, as glândulas estouradas afetarão o gosto da carne. 

2. Pesque entre outubro e março

A época mais indicada para pescaria do baiacu é entre outubro e março. Esse intervalo é um período mais calorento e, por conta disso, a maioria das espécies se aproximam da superfície. Estamos falando de um peixe que é fã de áreas costeiras, em profundidades entre 10 e 180 metros. Por isso, quanto mais perto você esteja do período da desova, melhor.

Se a maré, o vento e as chuvas estiverem ao seu favor, a época mais indicada para pescar em água salgada será sempre nesse intervalo indicado.

3. Use anzóis médios e grandes

O baiacu costuma navegar em pequenos grupos ou, até mesmo, sozinho. Os tipos de anzóis ideais para a captura são os médios e grandes. Boas indicações são os modelos Maruseigo 16 – 22, Mini Shiner hook 1 e o Yamajin 1/0 – 2. Além disso, quanto às iscas, já que esse peixe tem uma boca grande e os famosos dentes poderosos, fique tranquilo que ele vai atacar de tudo. Camarão, filé de peixes, pequenos peixes vivos e por aí vai.

4. Opte por uma linha mais grossa

Pescar baiacu dá aquela sensação gostosa da atividade, já que ele é um peixe pesado, nada melhor para um pescador do que uma bela batida durante a pesca. Ao mesmo tempo, para que tudo dê certo, é preciso estar prevenido. Portanto, opte por linhas de 0,23mm ou 0,30mm.

5. Tenha cuidado com o manuseio após a captura

Como você viu, os dentes do baiacu funcionam como um alicate, que cortam linhas e anzóis. Sendo assim, na hora de manusear o peixe, tenha cuidado. Para evitar o perigo de ferimentos e, até mesmo, amputações por conta da mordida. Então, nada de tentar tirar o anzol da boca do animal com os dedos, certo?

Uma curiosidade sobre esse peixe é que ele se infla, podendo assumir um formato até três vezes maior que o original. Esse mecanismo de defesa para afastar predadores funciona pelo armazenamento de água no estômago do peixe. Ou seja, a elasticidade do órgão nessa espécie permite que ele se infle como uma bexiga. Esperamos que você tenha aproveitado nossas instruções sobre a pesca. Agora é só preparar os seus equipamentos!

E aí? Gostou das nossas dicas sobre como pescar baiacu? Então, aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais.