Iscas caseiras: aprenda a fazer o equipamento em casa

isca caseira

Entre os pescadores, a isca talvez seja o item mais democrático de todos: ela pode ser natural ou artificial; de superfície, meia-água ou fundo; grande ou pequena; branca, rosa, verde ou colorida… não importam os detalhes, desde que se utilize com habilidade e inteligência. 

O que alguns não sabem, entretanto, é que há dezenas de iscas caseiras, que podem ser feitas com materiais simples do dia a dia e que servem para ajudar você a fisgar grandes brutos. 

Ficou curioso? Continue a leitura e descubra como fazer iscas artificiais de cinco modelos diferentes com materiais que você já tem na sua casa!

1. Isca caseira com colher

Alguns peixes, quando vão caçar suas presas, são atraídos justamente pelo brilho das escamas de espécies menores. Conforme a luz bate na pele dos peixinhos, elas refletem nos olhos dos grandes, que, rapidamente, armam o bote. 

Uma das formas de imitar essa luminosidade é utilizando uma isca de colher. Apesar de haver alguns modelos disponíveis para comprar no mercado, você pode fazer a sua própria usando um talher velho, uma furadeira, anzol e alguns arames.

O canal Dicas de Pesca fez um vídeo ensinando um passo a passo para você fazê-la na sua casa. Confira abaixo!

Para quem gosta de pescar com spinner bait, é possível combinar a isca de colher a um jig de sua preferência. Dessa forma, o peixe se sentirá atraído tanto pela luminosidade quanto pela aparência colorida e pelo movimento das cerdas.

isca caseira isca colher
A isca colher pode ser usada para fazer um spinner bait.

2. Isca caseira com escova de dentes

Outro material excelente para fazer sua isca são as escovas de dentes. Além de darem muito resultado, são uma ótima forma de reutilizar esses itens, já que costumam ser feitas de plástico, um material que demora para se degradar na natureza.

Você vai precisar de: uma escova de dentes e três pitões com rosca, além de furadeira, serra e lixa. Veja só como fazer sua isca passo a passo:

  • Passo 1: Corte a escova de dentes aproximadamente no meio, utilizando uma serra ou um arco. Use como referência a parte em que ela afunila no topo.
  • Passo 2: Usando uma lixa, dê acabamento na parte cortada. Não é preciso ficar perfeito, mas deixe a silhueta mais natural para que o peixe não desconfie.
  • Passo 3: Com a furadeira equipada com uma broca bem fina, faça três furos – um na parte fronteira, um na traseira e um no meio. 
  • Passo 4: Esquente os pitões com um isqueiro, e com a ajuda de um alicate, gire bem até que fiquem bem fixos às extremidades em que você fez o furo.
  • Passo 5: Agora é só encaixar os anzóis! Se quiser, você pode colar olhos falsos na parte da frente para deixá-la mais realista.

Se você fizer uma isca bem caprichadinha, verá que ela fica muito parecida com os modelos disponíveis para compra. Para que os peixes fiquem ainda mais atiçados, escolha escovas com detalhes em rosa e amarelo.

3. Isca caseira com tampinha

Esse talvez seja o tipo de isca mais fácil de improvisar. Para fazer, você vai precisar de tampinhas de garrafas de vidro, um arame próprio para pesca, chumbinhos e anzol, além do alicate para manipular os materiais.

A lógica é a seguinte: faça um pequeno círculo em uma das pontas do arame, deixando bem firme para que não solte. Em seguida, passe a chumbada por dentro até o fim. 

O próximo passo é pegar a tampinha e dobrar ao meio, de modo que ela fique como uma concha. Coloque o arame bem no centro, para que a chumbada passe por dentro da cavidade, e feche bem o auxílio do alicate. 

isca caseira isca caseira com tampinha
As tampinhas de garrafas dobradas são ótimas para serem utilizadas como iscas e atraírem o peixe.

Feito isso, faça outro círculo na outra extremidade do arame e corte o excesso. Em um dos lados, prenda o anzol, e no outro, a linha de pesca. Prontinho! Agora é só sair para pescar.

4. Isca de rolha

Não sabe o que fazer com as suas rolhas? Então, vamos dar uma dica valiosa: as iscas feitas com o material são ótimas para a pescaria de superfície por terem baixa densidade e ajudarem a atrair os peixes.

Para fazer a sua, siga o seguinte processo: em uma linha, coloque o anzol e dê uma trançada na ponta, amarrando com um nó simples. Depois disso, pegue uma rodela de rolha com tamanho entre 0,5 e 1 centímetro. 

Faça um furo bem no meio do disco (é possível utilizar uma agulha ou o próprio anzol) e passe a linha nesse buraco. Você verá que o nózinho deve deixar o anzol bem preso e se movimentando levemente. 

Na hora de usar, coloque na ponta do anzol uma isca natural. Todo esse sistema vai aumentar ainda mais as chances de capturar peixes que estão atacando na superfície. 

5. Isca caseira com madeira

Essa última opção é para quem gosta e sabe trabalhar com madeira. Afinal, as iscas que compramos nas lojas nada mais são que esse material entalhado, pintado e envernizado – processo que você pode repetir por conta própria.

O lado positivo é justamente poder fazer a isca da maneira que você quiser em termos de formato, peso e coloração. Para servir como inspiração, veja o vídeo abaixo, feito pelo canal Wlad JSJ. 

Ao fazer suas próprias iscas caseiras, você estará reaproveitando alguns materiais, o que é muito positivo para a natureza. Além disso, pode aumentar as opções na sua maleta e também seu repertório de técnicas.


O que achou das nossas sugestões? Você já conhecia alguma delas? Deixe seu comentário! Não se esqueça de assinar a newsletter da Quisty preenchendo o formulário abaixo para ter acesso a conteúdos novos todos os meses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *