Saber como pescar dourado do mar é um objetivo na vida de todo pescador, não é verdade? Um peixe dessa espécie pode alcançar até 2 metros de comprimento e atingir 40 quilos. Mesmo os espécimes menores, com cerca de 1,5 metro e por volta dos 10 quilos, são um dos maiores orgulhos para quem consegue capturá-los.

Pode parecer difícil, mas não é impossível. Se você não quer perder a chance de fisgar um desses, acompanhe este artigo. Nós mostraremos onde e quando pescá-lo, quais equipamentos utilizar e demais curiosidades sobre esse peixe, que é considerado um dos mais bonitos que existem. Confira!

Conheça a espécie

Essa espécie é um verdadeiro encantamento para os olhos de qualquer pescador. Sua coloração brilhante conta com tons metálicos, dourado na barriga e nas laterais e azul no dorso. Sua nadadeira dorsal contém aproximadamente 60 raios e se estende ao longo de todo o comprimento do seu corpo.

A velocidade do dourado do mar e sua maestria em dar grandes saltos também chamam a atenção, fazendo desse peixe um dos mais apreciados pelos pescadores, seja na pesca amadora, seja pelos mais experientes.

A base de sua alimentação são crustáceos, sardinhas, lulas, peixe-agulha, paratis, peixes-voadores e peixes pequenos. É interessante destacar que os dourados são uma espécie migradora. Isso significa que são encontrados em grandes cardumes no alto mar, mas alguns acabam se aproximando da costa para reprodução.

Vale dizer, ainda, que o dourado é um peixe de superfície que costuma seguir objetos à deriva. Nesse sentido, arremessar materiais flutuantes – como troncos de árvores ou galhos – pode servir como sinalizador, funcionando como um atrativo para concentrar os peixes em determinada área.

dourado do mar
Os dourados se concentram em grandes cardumes e costumam seguir objetos à deriva. 

Saiba onde e quando pescar dourado do mar

Esta espécie é encontrada em mar aberto e pode ser mais facilmente vista na região litorânea, entre o Espírito Santo e Santa Catarina, em águas límpidas e claras. No entanto, o dourado do mar também pode ser encontrado entre o Amapá e Santa Catarina, englobando as regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste.

A melhor época para pescar dourado do mar é entre os meses de outubro e março, quando a espécie fica mais perto das costas, principalmente no Sul e Sudeste. Esse período é bom para pesca, devido às correntes e à temperatura da água, que fica entre 22 e 28ºC. Nos meses de janeiro e fevereiro, a espécie se encontra mais próxima dos costões.

Utilize os equipamentos corretos

Não basta saber quando e onde encontrar este peixe. É fundamental utilizar os equipamentos mais adequados, atentando para as linhas, o tipo de isca e demais materiais.

Para a pescaria de dourado do mar, a vara mais recomendada é a de 30 lb, com molinete de porte médio e capacidade para armazenar de 150 a 220 metros de linha, considerando que a linha ideal é a multifilamento, com um leader fluorcarbono de 0,55 mm.

Lembre-se: o uso de garateia é expressamente proibido para a pesca de dourado do mar. Utilize anzóis comuns, do tipo robaleiro ou maruseigo. 

Também é essencial ter um passaguá de qualidade e que possa auxiliá-lo a embarcar o peixe, pois trata-se de um espécie pesada e arisca. 

Escolha as melhores iscas para dourado do mar

O dourado do mar é um peixe manhoso, por isso é essencial escolher as iscas corretas para capturá-lo. Você pode optar tanto por naturais quanto artificiais, dependendo da sua preferência.

Caso prefira as naturais, aposte na sardinha viva. O movimento desse peixinho irrita os brutos e torna sua fisgada mais fácil. É recomendado ter um viveiro no barco para que as iscas estejam bem frescas.

Já as melhores iscas artificiais para dourado do mar são as de superfície. Modelos mais esguios, em formato de sardinha, têm movimentos naturais e costumam chamar a atenção do bruto.

Nas pescarias de corrico, pode-se utilizar isca natural de farnangaio. E, para capturar o dourado na meia-água, os jumping jigs de corpo alongado também são iscas muito boas.

As cores puxadas para rosa, prateado ou azul são as mais indicadas, pois reluzem bem na luz do Sol. 

dourado do mar
As iscas artificiais mais esguias funcionam muito bem para capturar o dourado.

Domine as técnicas corretas

A melhor técnica de pesca são os arremessos longos com as iscas artificiais de superfície. Em seguida, você deve ir recolhendo e dando pequenos toques para que ele chegue até você.

O dourado do mar costuma ser um peixe muito arisco, que se irrita com o movimento da isca. Portanto, mesmo que você faça alguns arremessos e não capture nenhum, tenha calma e insista, pois uma hora é certo que você conseguirá fisgá-los.

Lembre-se de garantir a conservação dessa espécie, praticando uma pesca consciente, sustentável e esportiva. 

Prepare uma boa ceva

Assim como para os peixes de rio, você pode preparar uma ceva chamativa para atrair os dourados do mar para perto do seu barco. Para isso, você precisará de um cano de PVC com pequenos furos na base.

Encha esse cano com pedaços de peixe fresco, carcaças e iscas naturais trituradas – os mais utilizados são sardinhas e camarões. Em seguida, amarre a uma corda no barco e deixe a ceva suspensa na água.

Essa tática não serve somente para localizar os peixes, mas também para atraí-los para a sua isca. Mesmo se o barco tiver sonar, cevá-los vai tornar a fisgada mais fácil.

Vista-se para a briga!

Se você já pescou dourado do mar alguma vez, sabe que é uma pescaria complexa e que pode demorar algumas horas, mas com um resultado que vale muito a pena! Porém, como você ficará muitas horas exposto ao Sol e ao clima, é importante escolher as roupas corretas para a briga.

Vista camisas em tecido dry fit, pois ele ajuda a controlar a temperatura corporal, evitando doenças no sistema imunológico e hipotermia, causados pelo resfriamento rápido do físico.

Também é essencial que sua roupa tenha proteção contra os raios ultravioletas emitidos pelo Sol, que ocasionam queimaduras e podem inclusive desencadear náuseas, insolações e até câncer de pele.

Na Quisty, você encontra modelos personalizáveis de camisas de pesca. São dezenas de estampas exclusivas que vão proteger você e seu time durante a pescaria. Clique no banner abaixo e descubra!

dourado do mar