Com a chegada do inverno, muitos pescadores encaram a pesca no frio como um desafio. Porém, quem é apaixonado pelo esporte sabe que não importa o clima, o importante é sair com os amigos para capturar brutos.

Mesmo assim, há muita confusão com relação à vestimenta correta. Alguns pensam que as camisas dry fit não são úteis durante o frio graças à baixa incidência solar, e acabam escolhendo as roupas erradas.

Para ajudar você na sua pescaria no inverno ou em dias de temperatura amena, fizemos um guia completo de vestimenta de pescador, da cabeça aos pés. Continue a leitura para conferir!

Cabeça

No calor, os pescadores buscam proteger a cabeça e o rosto da alta incidência de raios solares. Nos dias frios, esse problema é menos frequente, graças à neblina e ao clima nublado, que podem amenizar a radiação.

Entretanto, o uso de chapéu ou boné e máscara de pesca é essencial para proteger essa parte do corpo das baixas temperaturas, que, além de incomodar durante a pesca, podem causar queimaduras e ressecar a pele. 

Os óculos polarizados, por sua vez, evitam a incidência da luz, o reflexo da água na vista e o ressecamento dos olhos em caso de vento.

O uso de chapéu e máscara pode agasalhar a cabeça no frio.

Tronco

Mesmo nos dias frios, utilize uma camisa de pesca feita em tecido dry fit e com proteção contra os raios ultravioleta. 

Ao utilizar uma roupa de tecidos comuns, como algodão e poliéster, a transpiração não evapora e encharca a camiseta. Com a baixa temperatura, o corpo se resfria rapidamente, o que pode ocasionar problemas de saúde.

O tecido dry fit auxilia no controle da temperatura corporal e acelera o processo de evaporação, expulsando o suor da superfície. Além disso, por ser uma malha leve e flexível, facilita a movimentação do pescador, mesmo enquanto estiver pescando um bruto.

Já a proteção contra os raios solares é importante, pois, em dias frios (especialmente os sem nuvens ou neblina), a radiação ainda pode causar queimaduras. A sensação é amenizada pelo clima, mas ela ocorre mesmo assim.

Uma boa camisa de pesca de manga longa com proteção UV vai te dar a proteção necessária e, ao mesmo tempo, aquecer seu corpo.

Caso a temperatura esteja muito baixa, você pode utilizar uma blusa sobre a camisa de pesca. Prefira sempre roupas feitas com microfibra e de superfície impermeável.

As luvas de pesca também são itens muito utilizados durante as estações mais frias. Alguns preferem os modelos sem as pontas dos dedos por conta da sensibilidade durante a pescaria, portanto, faça os testes para encontrar sua favorita.

Pernas

Durante a pesca no frio, utilize calças impermeáveis ou de secagem rápida. Um dos tecidos preferidos dos pescadores é a poliamida, pois é leve, confortável e aquece bem as pernas.

Evite calças comuns, de algodão ou poliéster. Como demoram para secar, caso você se molhe, elas podem acelerar o resfriamento do seu corpo, causando hipotermia e outros problemas de saúde.

Em caso de frio excessivo, como ocorre na região Sul do Brasil ou em outros países, utilize uma malha impermeável por baixo da calça.

Pés

Há diversos tipos de calçados para pesca. Os mais comuns são as sapatilhas e as botas, que aquecem os pés e evitam que se encharquem. Além disso, não possuem cadarço para não atrapalhar o pescador durante o esporte.

É muito importante que o solado do calçado seja de borracha vulcanizada, e tenha ranhuras que facilitam a aderência em superfícies escorregadias ou irregulares. 

Vestimenta completa escolhida? Agora você está preparado para a pesca no frio! Se você seguiu todas as nossas recomendações, seu corpo estará bem aquecido e protegido das intempéries do inverno.

Na Quisty, você encontra camisas, máscaras e chapéus de pesca para se proteger durante o frio. Clique no banner abaixo para conferir nossos modelos!