Para ter uma pescaria de sucesso, é preciso levar muitos fatores em consideração. Um bom pescador sabe que não basta arrumar seus equipamentos e sair para capturar peixes. Há uma série de questões a serem analisadas antes. E uma dúvida bastante frequente se refere ao melhor horário para pescar.

Não é apenas o período do dia que importa para fisgar os animais que você quer. Além do horário, conferir a tábua de maré, o lugar, a direção e velocidade do vento e a estação do ano pode ser o diferencial que permitirá uma pescaria favorável.

Continue leitura para descobrir o horário ideal para sua pescaria e em qual momento se deve evitar a pesca!

Afinal, qual é o melhor horário para pescar?

Dependendo da hora escolhida para a pesca, as condições variadas podem facilitar ou dificultar a captura dos peixes. O robalo gosta de mar agitado com marés mais fortes, por exemplo, enquanto a garoupa prefere as águas mortas, ou seja, com menos correnteza.

A hora da pesca também pode ser escolhida de acordo com a preferência do pescador. Há quem prefira o friozinho da manhã ou o calor da tarde para capturar seus brutos, assim como alguns acreditam que pescar a noite é melhor.

Além disso, um mito comum é o de que existe dia bom para pesca. Na verdade, não importa a temperatura ou as condições do tempo, pois sempre há espécies de peixe que atacam a isca. O mais importante é que você saiba o comportamento do peixe que você quer fisgar.

Veja, com mais detalhes, como funcionam as pescarias em cada período do dia, quais peixes são facilmente encontrados em cada um deles e dicas práticas para capturá-los!

Manhã

A parte da manhã sempre foi vista como um bom momento para a pesca. O amanhecer é considerado um dos melhores horários, devido à movimentação das marés e, consequentemente, dos peixes.

Muitos pescadores acreditam que os animais são mais ativos em uma janela de uma hora antes e uma hora depois do Sol nascer. No restante da manhã, é provável que o fluxo caia bastante.

Na primeira hora antes e depois do Sol nascer, os peixes costumam estar mais agitados.

Também não há restrições quanto ao lugar, que pode ser a pesca em alto-mar, rios ou lagos. Assim, é necessária a análise das condições climáticas do local, que afetam todo o planejamento.

Um exemplo disso são as frentes frias que podem surgir. Elas modificam o comportamento do peixe e acabam prejudicando a pescaria. É possível fisgar na pesca matutina sardinhas, marimbas, anchovas e outras espécies.

Como a temperatura varia de forma muito rápida de manhã, esteja sempre preparado, com um agasalho ou roupa de manga comprida, e uma opção mais fresca, caso esquente. Não se esqueça de olhar a previsão um dia antes, para ter uma ideia. 

Tarde

Entre 12 e 16 horas da tarde é o período do dia em que o Sol está mais quente e incide diretamente na água, o que faz com que parte dos peixes procure abrigo em águas mais fundas. Mas isso também pode ser vantajoso para a pesca de animais que têm a preferência pela profundidade, como corvinas, pampos e papa-terras.

Ao pescar de tarde, é essencial tomar muito cuidado com os raios solares. O período em que o Sol está a pino é o mais prejudicial à saúde e pode causar queimaduras de primeiro, segundo ou terceiro grau, de acordo com o tempo de exposição.

Para evitar esse problema, vista-se corretamente para a pesca! Escolha camisas com proteção contra os raios ultravioleta, feitas em tecido confortável e flexível, facilitando a respiração da pele.

Noite

Assim como o amanhecer, o fim da tarde também é um excelente momento para fisgar bons exemplares, como o bagre. Desde quando escurece completamente, durante a madrugada e até um pouco antes do Sol nascer, a variedade de peixes e a movimentação deles é surpreendente.

Para os pescadores noturnos, é essencial prestar atenção às fases da Lua, pois esse fator pode mudar completamente o comportamento dos peixes, a altura em que se encontram e a forma como atacam a isca. 

As espécies mais fáceis de se encontrar nesse período são xerelete, marimbá, corvina, olho de cão e papa-terra. Cada uma tem suas características e habita em um tipo de água. 

A pesca noturna exige alguns cuidados especiais. O primeiro dele é com relação aos objetos cortantes e perfurantes, que podem causar uma série de acidentes em ambientes de visão reduzida. Tenha sempre às mãos uma lanterna para que isso não aconteça.

O uso de lanterna para pesca noturna pode facilitar sua fisgada!

Além disso, também é recomendada a utilização de acessórios luminosos e sonoros na chumbada, como as fishing lights e os chocalhos. Isso facilita muito na hora do arremesso e de trabalhar a isca.

E qual o horário menos indicado para a pescaria?

Devido aos aspectos que devem ser observados para pescar diferentes espécies, não há horário certo ou errado. Tudo depende do tipo de pescaria que o pescador prefere e do comportamento dos peixes.

Alguns são mais ativos durante o dia e outros têm hábitos noturnos, o que não impede a pesca. Saber o melhor horário para pescar o peixe que você deseja é o grande segredo! Por isso, avalie todas as possibilidades, para não se frustrar caso não encontre o exemplar que tanto queria.

Não importa qual o melhor horário para pescar, a roupa para pesca esportiva é um fator muito importante. Fazendo a escolha certa, você terá muito mais conforto, evitando queimaduras e outros problemas de saúde.

Na Quisty, você encontra camisas, bonés e máscaras que oferecem proteção fator UV+50. Todas as roupas são feitas de tecidos confortáveis e com estampas e modelos exclusivos. Clique no banner abaixo e escolha as suas!