Para ter uma pescaria de sucesso é preciso levar muitos fatores em consideração. Um bom pescador sabe que não basta arrumar seus equipamentos e sair para capturar de peixes, há uma série de questões a serem analisadas antes. E uma dúvida bastante frequente se refere ao melhor horário para pescar.

Não é apenas o período do dia que importa para fisgar os animais que você quer. Além do horário, conferir a tábua de maré, o lugar, a direção e velocidade do vento e a estação do ano pode ser o diferencial que permitirá uma pescaria favorável.

Continue leitura para descobrir o horário ideal para sua pescaria e em qual momento se deve evitar a pesca!

Afinal, qual é o melhor horário para pescar?

Dependendo da hora escolhida para a pesca, as condições variam e podem facilitar ou dificultar a captura dos peixes. O robalo gosta de mar agitado com marés mais fortes, por exemplo, enquanto a garoupa prefere as marés mortas (menos correnteza).

Veja com mais detalhes como funcionam as pescarias em cada período do dia e quais peixes são facilmente encontrados em cada um deles.

Manhã

A parte da manhã sempre foi vista como um bom momento para a pesca. O amanhecer é considerado um dos melhores horários devido a movimentação das marés e, consequentemente, dos peixes.

Também não há restrições quanto ao lugar, que pode ser a pesca em alto-mar, rios ou lagos. Assim, é necessária a análise das condições climáticas do local, que podem afetar todo o planejamento.

Um exemplo disso são as frentes frias que podem surgir. Elas modificam o comportamento do peixe e acabam prejudicando a pescaria. É possível fisgar na pesca matutina sardinhas, marimbas, anchovas e outras espécies.

Tarde

Entre 12h e 16h da tarde é o período do dia em que o sol está mais quente e incide diretamente na água, o que faz com que parte dos peixes procurem abrigo em águas mais fundas. Mas isso também pode ser vantajoso para a pesca de animais que tem a preferência pela profundidade.

A pesca de corvinas, pampos e papa-terras ainda podem ser bem-sucedidas nesse horário.

Noite

Assim como o amanhecer, o fim da tarde também é um excelente momento para fisgar bons exemplares, como o bagre. Desde quando escurecer completamente, durante a madrugada até um pouco antes do sol nascer, a variedade de peixes e a movimentação deles é surpreendente.

Algumas das principais influências são as marés e a lua. Por isso, a pescaria noturna é recomendada se você deseja pegar peixes como corvina, enchova e marimbas.

E qual o horário menos indicado para a pescaria?

Devido aos muitos aspectos que devem ser observados para pescar diferentes espécies, não há horário certo ou errado. Tudo depende do tipo de pescaria que o pescador prefere e do comportamento dos peixes.

Alguns são mais ativos durante o dia e outros têm hábitos noturnos, o que não impede a pesca. Saber o melhor horário para pescar o peixe que você deseja é que é o grande segredo! Por isso, avalie todas as possibilidades para não se frustrar caso não encontre o exemplar que tanto queria.

Estas dicas foram importantes para você? Compartilhe-as nas suas redes sociais para que seus amigos também saibam como escolher o melhor horário para pescar!