Se você já passou pela região sul ou sudeste de Minas Gerais, certamente conhece a Represa de Furnas. Muitas vezes chamada de “mar de Minas”, trata-se de um lago artificial que ocupa uma área total de 1.440 km², possui mais de 3.500 km de margens e banha 34 municípios do estado.

A pescaria em Furnas é uma atividade muito praticada, atraindo tanto os pescadores mineiros quanto de outras regiões do país. Isso porque a represa dispõe de ótimos locais para se acomodar e lançar a isca e uma grande biodiversidade, com diversas espécies de peixes para se capturar.

Outro grande atrativo do local é a sua beleza. Estamos falando de um dos maiores lagos artificiais da América do Sul, portanto, independentemente da quantidade de peixes que você fisgar, sairá deslumbrado com as paisagens do lugar.

Mas e aí, como saber onde pescar os melhores peixes? Para fazer uma visita de sucesso a esse paraíso, é preciso conhecer alguns segredos. Continue acompanhando este artigo para encontraras respostas para as principais perguntas relacionadas à pescaria em Furnas.

Como chegar em Furnas?

Se você está familiarizado com a região, já sabe como chegar na represa. Porém, para quem quer visitá-la pela primeira vez, o caminho pode não ser tão óbvio – e utilizando o GPS de maneira errada, você pode acabar se complicando mais ainda.

A melhor forma de ter acesso a Furnas é por Capitólio, uma cidadezinha mineira com menos de 10 mil habitantes. Para chegar lá de carro, utilize a rodovia MG-050, que corta Minas Gerais desde a divisa com o estado de São Paulo até a capital, Belo Horizonte.

Se quiser explorar mais a área, você pode usar a mesma rodovia para atravessar o Rio Grande (principal rio de Minas Gerais) e chegar até a cidade São José da Barra, que fica na margem inferior de Furnas.

Quais os peixes mais comuns na região?

Agora que você já sabe o caminho para chegar até Furnas, chegou a hora de descobrir quais peixes você poderá pescar por lá 

Conforme mencionamos, trata-se de uma região com uma grande biodiversidade, e por isso, há muitas espécies habitando a represa. 

Entre os peixes de Furnas mais esportivos, podemos citar o tucunaré, o trairão, a corvina e o pintado. Buscando os melhores locais e com as técnicas corretas, não é difícil encontrar grandes exemplares com pelo menos dois palmos de comprimento.

foto da represa de furnas, local ideal para a pesca
A Represa de Furnas é lar de grandes peixes, como tucunaré e dourado.

Nas proximidades, que possibilitam a passagem de água por cima de aterros existentes no lago, é muito comum encontrar lambaris e piaus, embora você precise de uma boa ceva para atraí-los.

Aqueles que puderem contar com um barco e iscas naturais (como tuvira e lambari), poderão pescar encontrar com mais facilidade exemplares gigantes de tucunaré e de dourado, pesando entre 1,5 e 2 quilos.

Uma das atrações locais é justamente o tucunaré azul, um peixe de grande beleza, cuja pesca é permitida o ano inteiro.

Se o pescador quiser usar o próprio barco, é necessário se informar quanto aos lugares de acesso. Também é possível alugar em alguns pontos às margens da represa. 

É possível pescar tilápias?

Sim! A pescaria em Furnas atrai muitas pessoas graças às grandes tilápias encontradas na região, prontas para morder a isca. Sabemos que esse é um peixe briguento, e quanto maior seu tamanho, mais difícil de ser fisgado.

Para capturá-lo, você precisa de uma ótima ceva. Ração ceva peixe é uma boa opção, bem como a ração de coelho com farelo de arroz. Já a isca pode ser bichinho da laranja e minhoca.

Qual equipamento utilizar em Furnas?

Para ter boas chances nesse local, é preciso estar com os melhores equipamentos para as condições da represa. Para a pesca na margem, recomendamos o uso de uma vara telescópica adaptada para pesca com molinetes (micro) e linha 0,25. 

Já para pescar em barco, ou até fisgar grandes tucunas e douradões, a dica é apostar em um equipamento mais reforçado. Varas de tamanho 8 a 10 são as mais indicadas, bem como linhas entre 25 e 40 milímetros. Não se esqueça de colocar pelo menos um metro de líder de fluorcarbono na ponta.

foto com diversos equipamentos de pesca: molinetes, varas, iscas, linha, gps, alicate, botas e boné
Utilize os equipamentos corretos para a pescaria em Furnas.

Com relação às iscas, depende muito da preferência de cada pescador. Para as artificiais, prefira as de meia água com cores chamativas e movimentos rápidos. Já as naturais podem ser pequenos peixes, como lambaris, tuviras e piaus.

Quais as melhores épocas para pescaria em Furnas?

O período entre março e outubro é o melhor para pescaria nesse local. Se possível, prefira ir nos primeiros meses, pois a represa de Furnas é muito popular, e a intensidade da atividade turística pode acabar com a tranquilidade desejada durante a alta temporada.

Quais os melhores lugares para a pesca?

Os melhores lugares para pescar são sempre onde os peixes estão atacando mais, e para saber quais são, você precisará observar a vegetação. Os tucunarés de Furnas, por exemplo, preferem os arbustos conhecidos como “unhas de gato”. Finos e densos, esses vegetais se espalham ao longo do lago e são observados com mais facilidade quando o nível das águas diminui (entre setembro e fevereiro).

Vale lembrar que os grandes peixes sempre estão escondidos próximos das margens, entre os barrancos e vegetações. Alguns também gostam de se abrigar a favor da correnteza, portanto, observe esse fator.

Em certas épocas do ano, a vegetação toma mais espaço, exigindo o uso de iscas mais específicas. Vale ficar de olhotambém outras estruturas, como a presença de pedras e ilhas submersas. Nesse caso, os guias da região podem ajudar.

Quais cuidados tomar ao pescar em Furnas?

Antes de pescar em grandes rios ou lagos, é essencial tomar o máximo de cuidado para que acidentes de pesca não ocorram. Essas águas podem ter fortes correntezas, e cair do barranco ou barco pode ser fatal. Portanto, tenha bom senso e calcule bem todos os seus movimentos.

Outra questão essencial é vestir-se para a pesca. A região tem uma grande incidência de sol, e ao usar roupas impróprias, você pode acabar se queimando, ter envelhecimento precoce ou até desenvolver problemas mais sérios, como câncer de pele

A principal peça para evitar que isso ocorra é a camisa de pesca, que oferece, proteção contra os raios solares para a região do tronco e dos braços. Além disso, também auxilia no controle da temperatura corporal, mantendo o pescador sempre confortável.

Para completar a vestimenta, também é importante vestir uma máscara de pesca, que cubra a região do pescoço e do rosto, óculos de sol polarizados e um chapéu ou boné para evitar danos no couro cabeludo.

Quer garantir uma pescaria em Furnas mais segura? Confira as roupas de pesca da Quisty, que são feitas em tecido esportivo dry fit e garantem a proteção contra os raios ultravioleta, com fator de proteção UV 50+. Clique no banner abaixo!

pescaria em furnas vestuario para pesca esportiva