A pesca esportiva, sem dúvidas, é um dos esportes mais acessíveis e que, cada vez mais, atrai a atenção de diversos admiradores. Ela promove o bem-estar físico e mental para os praticantes – só para citar alguns de seus benefícios.

Essa prática necessita de diversas habilidades e requer algumas técnicas. Sabe como pescar xaréu, certamente, é tão difícil quando fisgar um tucunaré e uma traíra, mas é um desafio que todo pescador de sucesso precisa vencer.

Quer saber quais os conhecimentos necessários para capturar um xaréu? Confira o miniguia abaixo para fisgar o peixe com eficiência e rapidez!

1. Conheça a espécie 

O xaréu é um peixe que contém escamas com coloração azulada no dorso, prateada com nuances douradas nos flancos e o ventre amarelado. Possui ainda uma mancha mais escura na nadadeira peitoral e no opérculo.

A espécie se alimenta de peixes, lulas, crustáceos e demais invertebrados. Pode alcançar até 1,5 metro e pesar até 25 quilos. Já os mais jovens têm tamanho entre 50 e 70 centímetros, com peso aproximado de 7 quilos.

como pescar xaréu
Por suas características, o peixe xaréu é o favorito de muitos pescadores.

2. Busque o lugar ideal para pescar

A espécie é natural do Oceano Atlântico, e pode ser encontrada em todo o litoral brasileiro, seja em águas rasas ou abertas – inclusive em praias mais arenosas, baías, ilhas oceânicas (ou não) e águas estuarinas. 

Se você procura por exemplares grandes, deve buscá-los em mar aberto e pequenas baías. A melhor região para isso é o litoral baiano, onde a espécie é bastante abundante.

O xaréu costuma se agrupar próximo às pedras no litoral. Seu nado é ágil e seu fisgado é violento e repentino, portanto, esteja atento!

3. Utilize os equipamentos corretos

Para pescar xaréu, é preciso utilizar os equipamentos adequados, como varas de ação rápida entre 20 e 30 libras. Em relação à linha, prefira monofilamento de nylon ou fluorcarbono, entre 0,24 e 0,32 milímetros.

Na ponta, monte um chicote de fluorcarbono, com espessura de 0,70 a 0,90 milímetros. A chumbada deve ser simples, e pode ser escolhida de acordo com sua preferência.

Para fisgar o xaréu, você pode utilizar anzóis de aço, como um mustad ou maruseigo, com tamanho entre 2/0 e 6/0. Aqui é importante lembrar que o equipamento utilizado pode variar de acordo com o tamanho do peixe e a isca.

Muito importante: se você está iniciando nesse tipo de pescaria, saiba que é preciso buscar por equipamentos resistentes à água do mar, ou eles podem se enferrujar e sofrer corrosão com facilidade. Nunca se esqueça de verificar esse fator ao adquirir sua tralha!

4. Teste diferentes tipos de isca

Não há uma regra quanto às iscas para pescar xaréu, e você pode utilizar tanto naturais quanto artificiais. No primeiro caso, o recomendado o uso de animais marinhos como sardinhas, tainhas e lulas.

Já as iscas artificiais podem ser tanto de superfície (como as poppers) quanto de meia água. Jigs, camarões e shads também são bastante úteis.

Como o peixe tem comportamento imprevisível, tenha sempre uma boa variedade de iscas à sua disposição, e vá trocando durante a pescaria até achar a que ele está atacando mais.

como pescar xaréu

5. Saiba as melhores técnicas

Mesmo tendo o equipamento certo, não há como pescar xaréu sem utilizar as melhores técnicas. Uma das mais conhecidas é chamada pelos pescadores de telegrama ou aviãozinho

Nela, é necessário primeiro arremessar a chumbada com uma determinada distância e, em seguida, encastoar um anzol de 15 centímetros. Depois, é preciso juntar com uma pernada com linha monofilamento de 0,50 milímetros.

Você pode usar ainda um girador e um snap para fazer o chicote para a captura do peixe. Depois disso, é fundamental iscar a saúna e o camarão vivo por meio do lombo e rabo. 

Em seguida, engate e deslize o snap com o chicote com a linha principal até que o peixe seja atraído e pronto! Desafio cumprido: o peixe foi capturado!

6. Utilize luvas e botas

Esses não são itens essenciais para qualquer tipo de pesca, porém podem facilitar muito a captura dessa espécie.

As luvas são recomendadas, pois, na pescaria de xaréu, será necessário arremessar a isca muitas vezes seguidas. Com o tempo, a fricção entre o nylon ou fluorcarbono e a pele pode causar queimaduras e cortes, que podem ser evitados usando a proteção para as mãos.

Já as botas devem ser utilizadas principalmente por pescadores que querem capturar o peixe na costa, entre as pedras, já que elas podem machucar os pés. Escolha modelos de borracha impermeáveis e com boa durabilidade. 

7. Vista-de adequadamente

Agora que você já sabe como pescar xaréu, lembre-se de escolher as roupas certas na hora de se aventurar. Além das luvas e botas, todo o seu corpo deve estar protegido. 

Começando pela cabeça, um bom chapéu ou boné pode prevenir contra queimaduras do sol e ainda evitar que sua pressão baixe, graças à forte incidência de raios ultravioleta.

A máscara de pesca com proteção UV também é essencial para proteger a nuca e a parte do rosto da radiação, e também de insetos que permeiam as margens do mar. Para finalizar a parte superior, coloque óculos polarizados para evitar problemas de vista.

A parte do tronco é a mais delicada, pois é preciso se proteger, mas sem que a roupa limite sua movimentação e agilidade. Vista uma boa camisa com proteção UV para passar horas debaixo do sol sem se prejudicar.

Prefira peças com tecnologia dry fit, que auxiliam no controle da temperatura corporal, não acumulam suor e são leves e confortáveis, possibilitando que o pescador se movimente livremente.

Por fim, escolha uma calça em tecido impermeável, especialmente ao pescar próximo das rochas, para que você não se encharque.

Na Quisty, você encontra uma grande variedade de roupas para pesca esportiva. Todas as estampas são exclusivas, e as camisas podem ser personalizadas para você e sua equipe. Clique no banner abaixo e confira nossos modelos!

como pescar xaréu